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http://ri.ufmt.br/handle/1/5148
Tipo documento: | Tese |
Título: | O processo ensino aprendizagem de Física em turmas do ensino médio que possuem alunos com deficiência intelectual |
Autor(es): | Silva, Pedro Paulo Santos da |
Orientador(a): | Kalhil, Josefina Diosdada Barrera |
Membro da Banca: | Kalhil, Josefina Diosdada Barrera |
Membro da Banca: | Siqueira, Thomaz Décio Abdalla |
Membro da Banca: | Scott, Alejandro Baldomero Duffus |
Membro da Banca: | Brito, Licurgo Peixoto de |
Membro da Banca: | Wielewski, Gladys Denise |
Resumo : | O objetivo desta pesquisa foi propor uma metodologia de ensino para ser implantada no processo ensino aprendizagem de Física que atenda aos alunos com Deficiência Intelectual (DI) e contribua com o processo de inclusão escolar. Estruturou-se em torno da busca por respostas ao seguinte problema de pesquisa: Quais as características que uma metodologia de ensino precisa ter para contribuir de forma efetiva com o processo ensino aprendizagem de Física, para todos, sem distinção, em uma turma que possui alunos com Deficiência Intelectual? Foi desenvolvida em três escolas de Ensino Médio da rede regular de ensino, em turmas que alunos com Deficiência Intelectual estavam presentes. Baseia-se em documentos legais e contribuições dos teóricos da Educação Inclusiva. Adquiriu um caráter qualitativo em decorrência da subjetividade que se estabeleceu a partir das relações entre os sujeitos que coexistiam no ambiente escolar. A metodologia de pesquisa exigiu a imersão no ambiente escolar e o uso de técnicas como entrevistas com professores, observações em sala de aula e aplicação de questionários. No exame da transcrição das entrevistas utilizaram-se procedimentos que tem como base a análise do conteúdo, e para as observações, questionários, registros em diário de campo e materiais didáticos usados pelos professores em sala de aula aplicou-se o método indutivo-dedutivo. Os resultados de cada uma das técnicas empregadas permitiram a identificação de categorias de análise, as quais foram confrontadas e serviram de parâmetro na elaboração da proposta de uma metodologia de ensino de Física que se pretende seja aplicável a todos os alunos, inclusive aqueles com Deficiência Intelectual. A implementação dessa proposta foi executada por duas professoras de Física em turmas das escolas pesquisadas e constou de três etapas: a organização das ações, que teve a participação do pesquisador e das duas docentes; a implementação propriamente dita, ocasião em que foram realizadas observações e acompanhamento da aplicação dos procedimentos; e finalizou-se com uma entrevista com as professoras e o registro das opiniões dos alunos. Os resultados destes procedimentos são apresentados como indicativos da validade da proposta. |
Resumo em lingua estrangeira: | The purpose of this research was to propose a teaching methodology for implementation in the teach-and-learn process of Physics that attends students with Intellectual Disabilities (ID) and contributes to the process of inclusion at school. It was structured around the search for answers to the following research problem: What are the characteristics that a teaching methodology needs had to contribute effectively to the teach-and-learn process of Physics, for all, without distinction, in a class that has students with Intellectual Disability? It was developed in three high schools of the regular teaching network, in classrooms in which students with Intellectual Disability were present. It was based on legal documents and contributions from the inclusive education theorists. It acquired a qualitative character as result of the subjectivity that established in the relations among the subjects that coexist in the same school environment. The research methodology required the immersion in the school environment and the use of techniques such as interviews with teachers, observations in the classroom and application of questionnaires. In the examination of the transcription of the interviews, procedures based on content analysis were used, and for the observations, questionnaires, field diaries and classroom materials used by the teachers, the inductive-deductive method was applied. The results of each of the techniques employed allowed the identification of categories of analysis, which were compared and served as parameters in the elaboration of the proposal of a Physics teaching methodology that is intended to be applicable to all students, including those with Intellectual Disability. The implementation of this proposal was carried out by two physics teachers in the classes of the schools researched and consisted of three stages: the organization of the actions, which had the participation of the researcher and the two teachers; the implementation itself, at which time observations and monitoring of the application of the procedures were made; was concluded with an interview with the teachers and the record of the students' opinions. The results of this procedure are presented as indicative of the validity of the proposal. |
Palavra-chave: | Ensino de física Metodologia de ensino Deficiência intelectual Educação inclusiva |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Physics teaching Teaching methodologies Intellectual disability Inclusive education |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECEM |
Referência: | SILVA, Pedro Paulo Santos da. O processo ensino aprendizagem de Física em turmas do ensino médio que possuem alunos com deficiência intelectual. 2016. 185 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2016. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/5148 |
Data defesa documento: | 9-Dec-2016 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - ICET - PPGECEM – Teses de doutorado |
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