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http://ri.ufmt.br/handle/1/5151
Tipo documento: | Tese |
Título: | Método de análise e validação nas investigações em Educação em Ciências e Matemática na REAMEC : método Delphi como critérios de triagem |
Autor(es): | Cardoso, Nerio Aparecido |
Orientador(a): | Nicot, Yuri Expósito |
Membro da Banca: | Nicot, Yuri Expósito |
Membro da Banca: | Wielewski, Gladys Denise |
Membro da Banca: | Kalhil, Josefina Diosdada Barrera |
Membro da Banca: | Silva, Sanderson Francisco Fernandes Pereira da |
Membro da Banca: | Rivera, Jose Anglada |
Resumo : | Há extensas opções para os pesquisadores em Educação em Ciências e Matemática de métodos científicos possíveis de serem adotados em pesquisas para análises de registros e validações de resultados, dentre as opções há o Método Delphi que desde a segunda guerra mundial contribui significativamente entre os estudos que o adotam para obter estimativas originadas através de interativas avaliações realizadas por um conjunto de pessoas anônimas especializadas sobre o assunto. Porém observa-se nos procedimentos do método a ausência de estruturas sistêmica e metodológica nas análises e validações, e asserto do nível de confiabilidade. Portanto, o objetivo deste estudo é desenvolver, a partir do Método Delphi, critérios de triagem com estrutura sistêmica e metodológica para obter resultados a partir da confluência das valorações realizadas pelos especialistas com determinado nivel de confiabilidade. Para validar os critérios de triagem, foi realizada uma pesquisa com abordagem quali-quantitativa no âmbito da Educação em Ciências e Matemática, onde foram submetidos questionários a um grupo de especialistas escolhidos aleatoriamente para que realizassem valorações em cinco indicadores obtidos de trabalhos de doutoramento na área de Educação em Ciências e Matemática. Os elementos estruturais considerados para construir os indicadores foram o problema, objetivo geral, metodologia e resultados. Para avaliar a contribuição dos trabalhos de doutoramentos foi elaborado o indicador denominado Contribuição. O grupo que emitiu as valorações, por meio do correio eletrônico, era estruturado por 16 especialistas. Para registro das valorações foram utilizados questionários com questões abertas e fechadas durante as três interações necessárias para obter a confluência das respostas. As valorações realizadas pelos especialistas consideram a coerência entre os elementos que compõe cada indicador e a contribuição destes para a Ciência na área da Educação em Ciências e Matemática. Os conteúdos estatísticos utilizados para elaborar os critérios de triagem possibilitaram acompanhar a confluência das valorações com determinado grau de confiabilidade conhecida. A implementação dos critérios de triagem, possibilitou desenvolver atividades de orientações metodológicas com os especialistas propiciou a reflexão individual e coletiva durante as interações. O procedimento de triagem possibilitou registrar e minimizar a amplitude de variação em 5% e afirmar com confiabilidade que os cinco indicadores e suas contribuições são extremamente relevantes para área de Educação em Ciências e Matemática. Os resultados comuns entre os indicadores declaram a necessidade de um professor reflexivo e criativo para possibilitar a contextualização atual dos conhecimentos científicos, que contribui para um ambiente escolar menos desafiador e mais atraente. Outrossim, a necessidade de considerar e reconhecer os conhecimentos prévios do aluno para fundamentar os aperfeiçoamentos metodológicos e estratégicos no processo de ensino e aprendizagem. |
Resumo em lingua estrangeira: | There is a wide array of options of scientific methods for researchers on Education in Science and Mathematics that are possible to be adopted in research on analysis of records and validation of results, and among these options there is the Delphi Method, which since World War II, significantly contributes to the studies that adopt it in order to obtain estimates raised from interactive assessments carried out by a specialized set of anonymous people. However, it is observed in the method‘s procedures the absence of a systemic and methodological structure in the analysis and validation and the accuracy of the reliability level. Therefore, this study aims to develop some screening criteria with systemic and methodological structure to get results from the confluence of the valuations performed by experts with a certain degree of reliability. For the validation of the screening criteria, a survey of qualitative and quantitative approach in the Education in Science and Mathematics‘ framework was held, in which questionnaires were submitted to a group of experts selected randomly so they would evaluate five of the indicators obtained from doctoral work in the Education in Science and Mathematics‘ area. The structural elements that have been taken into consideration to build the indicators were the problem, the general objective, the methodology and results. To evaluate the contribution of doctoral works, and indicator (also) called contribution was prepared. The group that issued the valuations, through e-mail, was structured by 16 experts. Open and closed-questions questionnaires were used for register of the valuations during the three interactions needed to obtain an answers‘ confluence. The valuations carried out by experts take into consideration the consistency between the elements that make up each indicator and their contribution to Science in the Education in Science and Mathematics‘ area. The statistical content used to elaborate the screening criteria made it possible to monitor the confluence of valuations with a determined degree of well-known reliability. The implementations of a screening criteria enabled the development of methodological guidance activities with the experts and provided the individual and collective reflection during the interactions. The screening procedure made It possible to register and to minimize the variation range of 5% and to reliably affirm that the 5 indicators and their contributions are extremely relevant to the Education in Science and Mathematics‘ area. |
Palavra-chave: | Método quali-quantitativo Método misto Dispersão controlada Interação de grupos Método de pesquisa em educação |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Quali-quantitative method Mixed method Controlled dispersion Group interaction Method of research in education |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECEM |
Referência: | CARDOSO, Nerio Aparecido. Método de análise e validação nas investigações em Educação em Ciências e Matemática na REAMEC: método Delphi como critérios de triagem. 2016. 232 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2016. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/5151 |
Data defesa documento: | 15-Aug-2016 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - ICET - PPGECEM – Teses de doutorado |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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