Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/5152
Tipo documento: Tese
Título: Formação de professores de Matemática na modalidade a distância : um olhar sobre a práxis e a mediação didático-pedagógica em um curso de licenciatura da UFPA
Autor(es): Fernandes, Zenilda Botti
Orientador(a): Gonçalves, Tadeu Oliver
Membro da Banca: Gonçalves, Tadeu Oliver
Membro da Banca: Gonçalves, Terezinha Valim Oliver
Membro da Banca: Darsie, Marta Maria Pontin
Membro da Banca: Prado, Maria Elisabette Brisola Brito
Membro da Banca: Pereira, Júlio Emílio Diniz
Resumo : A presente pesquisa teve por objetivo analisar a práxis e a mediação didáticopedagógica dos docentes (professores formadores e tutores presenciais) que atuaram no curso de Licenciatura em Matemática na Modalidade a Distância no âmbito da UFPA, vinculado à UAB. A oferta de cursos a distância no país, em especial na região amazônica, tem sido apresentada pelo MEC (2005) como alternativa para acelerar a ampliação e a qualificação do número de professores com Ensino Superior e a melhoria da Educação Básica. Portanto, a relevância deste estudo está em examinar elementos conceituais que possibilitem compreender, tecer saberes e aprofundar as reflexões e a problematização sobre a formação de professores de Matemática em EaD. A postura filosófica sobre a práxis possibilitou a compreensão sobre a constituição do professor de Matemática, por meio das muitas experiências, proporcionadas pela relação teoria-prática e pela mediação didático-pedagógica, intensificadas pelos processos reflexivos. Foi adotada a abordagem histórico-dialética para análise e interpretação das fontes bibliográficas, documentais e orais, por considerá-la mais adequada aos contextos formativos que são dinâmicos, contraditórios e históricos; críticos e transformadores que têm na práxis e na mediação seus fundamentos ontológicos e epistemológicos. É uma investigação do campo de estudos da Educação Matemática que contou com a participação dos professores formadores e tutores presenciais dos nove municípios (polos), onde funcionaram as turmas. Além disso, foi evidenciada a existência de práxis reiterativas/ tradicionais que coexistiram com as práxis reflexivas e reiterativas na metodologia de ensino e na avaliação da aprendizagem. A prática se concentrou no estágio, a partir do 5º bloco de disciplinas e foi traduzida como imitação de modelos e como instrumentalização técnica, causando a hierarquização e a dicotomia entre teoria e prática na formação. Foi identificada a presença dos paradigmas industrial e informacional no modelo de EaD adotado pelo curso, em vinculação ao planejamento de ensino que é elaborado pelo professor formador e executado pelo tutor presencial que articula a comunicação e a interatividade nos processos de ensinar e aprender. A investigação apontou também que as tutorias presenciais e o material didático foram o centro dos processos de mediação levadas a efeito pelos tutores, uma vez que os alunos dependiam do suporte tecnológico dos polos para participação das atividades das disciplinas. Outros resultados apontaram que o curso ficou vulnerável às políticas de financiamento do governo federal, com impactos sobre a continuidade do programa. Entretanto, um olhar retrospectivo sobre o curso permite assinalar as contribuições à qualificação dos professores na Amazônia Paraense em contextos de EaD. Por ser recente, a sua história está em processo de consolidação e o enfrentamento dos seus desafios também indicam novos caminhos e possibilidades de inovação pedagógica, em sintonia com as demandas sociais da região.
Resumo em lingua estrangeira: This research aims at the analysis of praxis and the didactic-pedagogic mediation of teachers (teachers, trainers and class tutors) who acted in the Distance Mode Course of Bachelor's Degree in Mathematics under the supervision of UFPA, linked to the UAB (Brazilian Open University). The provision of distance learning courses in the country, especially in the Amazon Region has been presented by the Education Ministry of Brazil (MEC - 2005) as an alternative to accelerate the expansion and qualification of the number of teachers with higher education and the improvement of basic education. Therefore, the relevance of this study is to examine conceptual elements that allow the understanding, weaving knowledge and deepening the reflections and questioning about the formation of mathematics teachers in distance education mode. The philosophical stance on the practice, allowed the understanding of the formation of mathematics teachers through the many experiences offered by the theory-practice relationship and the didactic and pedagogical mediation intensified by reflective processes. A historical and dialectical approach was adopted for the analysis and interpretation of bibliographical, documentary and oral sources, considering it more appropriate to the formative contexts put as dynamic, contradictory and historical; critical and transformational, which have their ontological and epistemological foundations in the practice and in the mediating. It is an investigation of the field of study of mathematics education which included the participation of teachers, trainers and class tutors from the nine main towns (pole) which ran the courses. Also, they show the existence of reiterative / traditional practice that coexisted with reflective and reiterative practice in teaching methodology and assessment of learning. The practice focused on the internship stage, from the 5th block of subjects and has been translated as imitation models and as technical instrumentation, causing the hierarchy and the dichotomy between theory and practice in training. It was clearly seen the presence of industrial and informational paradigms in the distance education model adopted by the course in linking to the educational planning that is prepared by the teacher trainer and executed by the class tutor, combining communication and interaction in the processes of teaching and learning. The research also pointed out that the face tutorials and courseware were the center of mediation carried out by the tutors, since students depended on the technological support of the poles to share the assignments of the subjects. Other results showed that the course was vulnerable to federal government funding policies, with impact on the continuity of the program. However, a look back at the course allows for the checking of the contributions to the qualification of teachers in the part of the Amazon Region that is located in Pará State as for distance contexts. Because it is so recent, its history is in the process of consolidation, and the confrontation of the challenges also indicates new paths and educational opportunities for innovation, in line with the social demands of the region.
Palavra-chave: Formação de professores de matemática
Educação a distância
Educação matemática
Palavra-chave em lingua estrangeira: Mathematics teacher education
Distance learning
Mathematics education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECEM
Referência: FERNANDES, Zenilda Botti. Formação de professores de Matemática na modalidade a distância: um olhar sobre a práxis e a mediação didático-pedagógica em um curso de licenciatura da UFPA. 2016. 325 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/5152
Data defesa documento: 30-Mar-2016
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - ICET - PPGECEM – Teses de doutorado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE_2016_Zenilda Botti Fernandes.pdf1.96 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.