Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/5172
Tipo documento: Dissertação
Título: O Centro-Oeste como um fato produção de uma identidade mato-grossense na expressão plástica e a legitimidade artística na exposição Brasil/Cuiabá : Pintura Cabocla (1981)
Autor(es): Ramires, Natalia Noemia Carvalho
Orientador(a): Vieira, Thaís Leão
Membro da Banca: Gomes, Aguinaldo Rodrigues
Membro da Banca: Sotana, Edvaldo Correa
Membro da Banca: Vieira, Thaís Leão
Resumo : Está pesquisa tem por objetivo analisar o processo de formação de uma tentativa de construção identitária mato-grossense a partir da expressão plástica contida na exposição coletiva Brasil/Cuiabá: Pintura Cabocla, em relação à divisão política do Estado de Mato Grosso. Por meio de documentos textuais e iconográficos, pretendemos analisar quais as representações que permeiam essa tentativa de compor uma identidade mato-grossense, como, a partir de quais critérios de classificação são utilizados pela crítica de arte que visam legitimar a produção artística dos artistas plásticos presentes nessa referida exposição, entre eles, Humberto Espíndola, Dalva Maria de Barros, João Sebastião, Adir Sodré, Gervane de Paula, Benedito Nunes, Nilson Pimenta e Alcides Pereira dos Santos. Compreendemos a princípio que as pinturas situadas em Mato Grosso predominam um repertório iconográfico situado ao espaço/território mato-grossense, no entanto, é a partir dessa concepção que as produções imagéticas dos artistas presentes na exposição coletiva serão situadas e legitimadas pela crítica de arte a uma regra de configuração, onde suas obras passam a representar algo e fazer parte da composição, reafirmação e representação de uma identidade. Todavia, compete-nos analisar sobre o que evidenciam tais imagens. Nesse sentido, para desenvolvimento desta pesquisa, buscamos aportes teóricos partindo de Roger Chartier, Eric Hobsbawm, Peter Burke, Carlo Ginzburg e Suzana Guimarães. Buscando compreender as assimetrias que transpassam este movimento artístico, as imposições classificatórias que constituem o fazer artístico em Mato Grosso, através das ações do Museu de Arte e de Cultura Popular (MACP) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
Resumo em lingua estrangeira: This research aims to analyse the formation process of an attempt to build an identity in Mato Grosso from the plastic expression contained in the collective exhibition Brasil/Cuiabá: Pintura Cabocla, in relation to the political division of the state of Mato Grosso. Through textual and iconographic documents, we intend to analyse which representations permeate this attempt to compose a Mato Grosso identity, as well as from which classification criteria is used by art criticism that aim to legitimize the artistic production of the plastic artists present in this exhibition, among them, Humberto Espíndola, Dalva Maria de Barros, João Sebastião, Adir Sodré, Gervane de Paula, Benedito Nunes, Nilson Pimenta and Alcides Pereira dos Santos. We understand at first that the paintings located in Mato Grosso predominate an iconographic repertoire situated in Mato Grosso's space/territory. However, it is from this conception that the imagetic production of the artists from the collective exhibition will be situated and legitimized by art criticism as a configuration rule, in which their works starts to represent something and become part of the composition, reaffirmation, and representation of an identity. Nonetheless, we must analyse what these images show us. In this sense, to develop this research, we sought theoretical contributions from Roger Chartier, Eric Hobsbawm, Peter Burke, Carlo Ginzburg, and Suzana Guimarães. Seeking to understand the asymmetries that permeate this artistic movement, the classificatory impositions which constitute the art practice in Mato Grosso, through the actions of the Museum of Art and Popular Culture (MACP) of the Federal University of Mato Grosso (UFMT).
Palavra-chave: Identidade
Representação
Artes plásticas
Crítica de arte
Palavra-chave em lingua estrangeira: Identity
Representation
Plastic arts
Art critique
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Geografia, História e Documentação (IGHD)
Programa: Programa de Pós-Graduação em História
Referência: RAMIRES, Natalia Noemia Carvalho. O Centro-Oeste como um fato produção de uma identidade mato-grossense na expressão plástica e a legitimidade artística na exposição Brasil/Cuiabá: Pintura Cabocla (1981).2022. 172 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/5172
Data defesa documento: 31-Mar-2022
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IGHD - PPGHis - Dissertações de mestrado

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