Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/5173
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFernandes, Rafael Marcos de Souza-
dc.date.accessioned2024-02-22T18:26:04Z-
dc.date.available2022-11-11-
dc.date.available2024-02-22T18:26:04Z-
dc.date.issued2015-04-09-
dc.identifier.citationFERNANDES, Rafael Marcos de Souza. Internet e história: virtualização da cultura científica e o conhecimento acerca da Inquisição Medieval. 2015. 139 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Cuiabá, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/5173-
dc.description.abstractThe Internet is not just a source of information or an addition to traditional media. This is the "Cyberculture" highlighted by Pierre Levy, it integrates the fundamental mutation of contemporary cultural own. Its diffusion has drastically affected the way we experience the scientific knowledge. In cyberculture, science takes the form of a universal discourse without totality, it is an open, paradoxical action, no place or clearly definable time taken by each individual to a virtual reaffirmation of human unity through constant diversity of meanings. However, the internet is more than that. It is configured as a means by which provides a variety of tools that could add new relations within the school, in the sense that surfing the internet would provide relationships that go beyond the propositional apprehension of the world. Our research is devoted to discuss the effects of this reality on historical knowledge. We selected as a theme the universe of information created on the Internet around the Medieval Inquisition. The material selected for the analysis consists of virtualization vehicles participation in the management of knowledge, such as blogs, foruns, websites, virtual communities, etc. In order to analyze how the Internet will change the practice of research marking their differences in the production of knowledge, did the use of questionnaires answered by students from a public school to quantify and qualify the effective use of this new universe. Thus, our thoughts are guided by the hypothesis that an intense appreciation of the current thinking the story takes place by means of a weakening of traditionally academic references authorization and legitimization of historical thinking.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Simone Gomes (simonecgsouza@gmail.com) on 2023-10-10T15:29:23Z No. of bitstreams: 1 DISS_2015_Rafael Marcos de Souza Fernandes.pdf: 3959125 bytes, checksum: f3e82df9504d47b14f4a91cd566708db (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2024-02-22T18:26:04Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2015_Rafael Marcos de Souza Fernandes.pdf: 3959125 bytes, checksum: f3e82df9504d47b14f4a91cd566708db (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-02-22T18:26:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2015_Rafael Marcos de Souza Fernandes.pdf: 3959125 bytes, checksum: f3e82df9504d47b14f4a91cd566708db (MD5) Previous issue date: 2015-04-09en
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleInternet e história : virtualização da cultura científica e o conhecimento acerca da Inquisição Medievalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordInternetpt_BR
dc.subject.keywordHistóriapt_BR
dc.subject.keywordProdução do conhecimentopt_BR
dc.contributor.advisor1Rust, Leandro Duarte-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2003089985913278pt_BR
dc.contributor.referee1Rust, Leandro Duarte-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2003089985913278pt_BR
dc.contributor.referee2Fronza, Marcelo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0732803418759032pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6180215956654307pt_BR
dc.description.resumoA Internet não é apenas uma fonte de informação ou um acréscimo aos meios de comunicação tradicionais. Como marco da “Cibercultura” destacada por Pierre Levy, ela integra a mutação fundamental da própria cultural contemporânea. Sua difusão tem afetado drasticamente a forma como vivenciamos o conhecimento científico. Na cibercultura, a ciência assume a forma de um discurso universal sem totalidade, torna-se uma ação aberta, paradoxal, sem lugar nem tempo claramente definíveis, realizada por cada indivíduo para uma reafirmação virtual da unidade humana através de uma incessante diversidade de sentidos. No entanto, a internet é mais do que isso. Ela se configura como um meio pelo qual proporciona uma diversidade de ferramentas que poderiam acrescentar novas relações no interior da escola, no sentido de que a navegação na internet propiciaria relações que vão além da apreensão proposicional do mundo. Nossa pesquisa é dedicada a problematizar os efeitos dessa realidade sobre o conhecimento histórico. Para isso, selecionamos como temática o universo de informações criado na internet em redor da Inquisição Medieval. O material selecionado para a análise consiste em veículos de virtualização da participação na gestão do conhecimento, como blogs, fóruns, sites, comunidades virtuais, etc. Com o intuito de analisar como a internet irá mudar a pratica de pesquisa demarcando suas diferenças na produção de um conhecimento, fizemos o uso de questionários respondidos pelos alunos de uma escola pública para quantificar e qualificar a utilização efetiva deste novo universo. Assim, nossas reflexões são orientadas pela hipótese de que uma intensa valorização atual do ato de pensar a história ocorre por meio de um enfraquecimento dos referenciais tradicionalmente acadêmicos de autorização e legitimação do pensamento histórico.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.subject.keyword2Internetpt_BR
dc.subject.keyword2Historypt_BR
dc.subject.keyword2Knowledge productionpt_BR
dc.contributor.referee3Bovo, Claudia Regina-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1578501704102722pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - ICHS - PPGHis - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2015_Rafael Marcos de Souza Fernandes.pdf3.87 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.