Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/5181
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Ivo Pereira da-
dc.date.accessioned2024-02-23T13:45:44Z-
dc.date.available2017-09-11-
dc.date.available2024-02-23T13:45:44Z-
dc.date.issued2015-11-03-
dc.identifier.citationSILVA, Ivo Pereira da. Sentidos subjetivos da aprendizagem da Matemática de uma turma de licenciandos em Química de MT. 2015. 209 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/5181-
dc.description.abstractThe idea of developing a study of the subjective senses of learning emerged, considering that society is at a time when technological advances happen very quickly, they change both ecologically and socially and affect the work of teachers, especially those who teach Through Mathematics. Therefore, this research sought to answer the following question: "What subjective senses, in relation to learning, are produced by the undergraduate students in Chemistry, while working the contents through Mathematical Modeling in the discipline Fundamentals of Elementary Mathematics? " And the aim of the research was to "understand the subjective senses in relation to learning that are produced by the students in the tensions created by working the contents of the discipline Fundamentals of Elementary Mathematics through Mathematical Modeling." The study was, developed, from the singular case study of five students (four female), of the Licentiate in Chemistry course in a Mathematics in Service discipline, following the criteria of Constructive-Interpretative Qualitative Research, which is oriented by epistemology, which is based on the historical-cultural theory of Subjectivity. The production of information occurred through the diagnosis of the student, subject, of the research, the conversation, the open questionnaire, the phrase construction, the writing of reports of the activities developed and the history of life. Following the procedures of qualitative constructive-interpretive research we obtained results that allowed us to defend the thesis that "The teaching of Mathematics contextualized in the degree course in Chemistry contributes to the configuration of positive subjective senses of students in relation to learning favoring their motivation to learn And teaching mathematics".pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2023-01-13T14:13:06Z No. of bitstreams: 1 TESE_2015_Ivo Pereira da Silva.pdf: 1954761 bytes, checksum: 4bed86081d29ae3838a74a917955461c (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan Souza (jordanbiblio@gmail.com) on 2024-02-23T13:45:43Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TESE_2015_Ivo Pereira da Silva.pdf: 1954761 bytes, checksum: 4bed86081d29ae3838a74a917955461c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-02-23T13:45:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TESE_2015_Ivo Pereira da Silva.pdf: 1954761 bytes, checksum: 4bed86081d29ae3838a74a917955461c (MD5) Previous issue date: 2015-11-03en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleSentidos subjetivos da aprendizagem da Matemática de uma turma de licenciandos em Química de MTpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordEducação matemáticapt_BR
dc.subject.keywordSubjetividadept_BR
dc.subject.keywordContextualizaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Wielewski, Gladys Denise-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4154014326253864pt_BR
dc.contributor.referee1Wielewski, Gladys Denise-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4154014326253864pt_BR
dc.contributor.referee2Alves, José Moysés-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6500775506186127pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2579179127477244pt_BR
dc.description.resumoA ideia de desenvolver um estudo sobre os sentidos subjetivos da aprendizagem surgiu, por considerarmos que a sociedade se encontra num momento em que os avanços tecnológicos aparecem com muita rapidez, se modificam tanto ecologicamente quanto social-economicamente e afetam o trabalho dos professores principalmente aqueles que educam por meio da Matemática. Portanto, esta pesquisa buscou responder a seguinte questão: “Que sentidos subjetivos, em relação à aprendizagem, são produzidos pelos estudantes do curso de Licenciatura em Química, ao trabalharem os conteúdos por meio da Modelagem Matemática na disciplina de Fundamentos da Matemática Elementar? ” E o objetivo da pesquisa consistia em “compreender os sentidos subjetivos em relação à aprendizagem que são produzidos, pelos estudantes, nas tensões criadas ao trabalharem os conteúdos da disciplina Fundamentos da Matemática Elementar por meio da Modelagem Matemática”. O estudo foi desenvolvido, a partir do estudo de caso singular de cinco sujeitos (quatro do sexo feminino), do curso de Licenciatura em Química em uma disciplina de Matemática em serviço, sob a ótica da Pesquisa Qualitativa Construtivointerpretativa, que é orientada pela epistemologia qualitativa que tem sua base na Teoria histórico-cultural da Subjetividade. A produção das informações ocorreu por meio do diagnóstico do sujeito da pesquisa, da conversação, do questionário aberto, do completamento de frases, das redações de relatórios das atividades desenvolvidas e a da história de vida. Seguindo os procedimentos da pesquisa qualitativa construtivo-interpretativa obtivemos resultados que nos permitiram defender a tese de que “O ensino de Matemática contextualizado no curso de licenciatura em Química contribui para a configuração de sentidos subjetivos positivos dos estudantes em relação à aprendizagem favorecendo sua motivação para aprender e ensinar Matemática”.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECEMpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.subject.keyword2Education mathematicspt_BR
dc.subject.keyword2Subjectivitypt_BR
dc.subject.keyword2Contextualizationpt_BR
dc.contributor.referee3Barbosa, Edson Pereira-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3184651096945519pt_BR
dc.contributor.referee4Borges, Rita de Cássia Pereira-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/3663033165056142pt_BR
dc.contributor.referee5Sousa, Josimar de-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/3622201820844769pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - ICET - PPGECEM – Teses de doutorado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE_2015_Ivo Pereira da Silva.pdf1.91 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.