Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/5188
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCarias, Felipe Biguinatti-
dc.date.accessioned2024-02-23T15:20:07Z-
dc.date.available2023-11-09-
dc.date.available2024-02-23T15:20:07Z-
dc.date.issued2023-10-25-
dc.identifier.citationCARIAS, Felipe Biguinatti. Cinema brasileiro no começo do século XXI: tensão entre violência e alteridade na representação da periferia. 2023. 264 f. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/5188-
dc.description.abstractNational cinema, at the dawn of the new millennium, saw an innovative intervention in the industry with regard to the interaction between the public and the malls. However, to what extent has the market cooled the political and social debate on works? The present research aims to analyze four works from the beginning of the 21st century through immanent film analysis for Ismail Xavier and Luiz Costa Lima’s reception theory to try to understand the atmosphere, according to Gumbrecht, of the time. When analyzing Chronically Unfeasible (2000), by Sérgio Bianchi; The Trespasser (2002), by Beto Brant; City of God (2002), by Fernando Meirelles and Kátia Lund and Madame Satã (2002), Karim Aïnouz, we found the constancy and concern of understanding urban violence in light of the mutual relationship between social atomization and the breakdown of violence. Neoliberalism, based on differentiated aesthetics, legitimizes this interaction in the characters' daily lives. In a certain way, because of this, in almost all films studied, there is an interaction between crime and capitalism, sometimes through Zé Pequeno's drug trafficking management in City of God, sometimes through Anísio's metamorphosis in The Trespasser. The industry, despite its direct interference, did not cool down the political debate in the works, on the contrary, directors discovered that they absorbed commercial aesthetics to talk to the public and from there formulate hypotheses to interpret a period as violent as the beginning of the 21st century and the boom of multinationals around the globe.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2023-12-29T14:12:08Z No. of bitstreams: 1 TESE_2023_Felipe Biguinatti Carias.pdf: 4832633 bytes, checksum: 1a63b5239bbee044a7e81d70f5b7db99 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2024-02-23T15:20:07Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TESE_2023_Felipe Biguinatti Carias.pdf: 4832633 bytes, checksum: 1a63b5239bbee044a7e81d70f5b7db99 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-02-23T15:20:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TESE_2023_Felipe Biguinatti Carias.pdf: 4832633 bytes, checksum: 1a63b5239bbee044a7e81d70f5b7db99 (MD5) Previous issue date: 2023-10-25en
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleCinema brasileiro no começo do século XXI : tensão entre violência e alteridade na representação da periferiapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordEstado de violênciapt_BR
dc.subject.keywordAtomização socialpt_BR
dc.subject.keywordCinema nacionalpt_BR
dc.subject.keywordLiteratura da defecçãopt_BR
dc.subject.keywordTeoria da recepçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Vieira, Thaís Leão-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4604071943987756pt_BR
dc.contributor.referee1Vieira, Thaís Leão-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4604071943987756pt_BR
dc.contributor.referee2Esteves, Leonardo Gomes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5298571704590077pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0050134969631779pt_BR
dc.description.resumoO cinema nacional, na aurora do novo milênio, sofreu com a intervenção maciça do mercado no que diz respeito à interação entre público e shopping centers. Porém, até que ponto tal prática arrefeceu o debate político e social das obras? A presente pesquisa tem como objetivo interpretar quatro longas-metragens do início do século XXI através da análise fílmica imanente para Ismail Xavier e da teoria da recepção de Luiz Costa Lima para compreender a atmosfera, de acordo com Gumbrecht, do tempo. Ao analisar Cronicamente Inviável (2000), de Sérgio Bianchi; O invasor (2002), de Beto Brant; Cidade de Deus (2002), de Fernando Meirelles e Kátia Lund e Madame Satã (2002), Karim Aïnouz, percebemos a constância e a preocupação de entender a violência urbana à luz da relação mútua entre atomização social e esgarçamento da violência. O neoliberalismo, a partir de diferentes estéticas, legitima essa interação na vida ordinária das personagens. Em certa medida, em razão disso, em quase todos os filmes estudados, há a interação entre criminalidade e capitalismo, ora pela gestão do tráfico de Zé Pequeno em Cidade de Deus, ora pela metamorfose de Anísio em O Invasor. O mercado, apesar da sua interferência direta através das leis de incentivo, não arrefeceu o debate político nas obras, pelo contrário, os diretores e diretoras souberam absorver a estética comercial para conversar com o público e a partir daí formular hipóteses para interpretar um período tão violento como o início do século XXI e o boom das multinacionais ao redor do globo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Geografia, História e Documentação (IGHD)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.subject.keyword2State of violencept_BR
dc.subject.keyword2Social atomizationpt_BR
dc.subject.keyword2National cinemapt_BR
dc.subject.keyword2Literatura da defecçãopt_BR
dc.subject.keyword2Reception theorypt_BR
dc.contributor.referee3Sotana, Edvaldo Correa-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6389549722130146pt_BR
dc.contributor.referee4Gomes, Aguinaldo Rodrigues-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/3408519048864585pt_BR
dc.contributor.referee5Silva, Robson Pereira da-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/5608673598392485pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IGHD - PPGHis - Teses de doutorado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE_2023_Felipe Biguinatti Carias.pdf4.72 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.