Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/5193
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPeixoto, Marco Aurélio Nicolato-
dc.date.accessioned2024-02-23T15:36:48Z-
dc.date.available2015-09-17-
dc.date.available2024-02-23T15:36:48Z-
dc.date.issued2014-04-29-
dc.identifier.citationPEIXOTO, Marco Aurélio Nicolato. Currículo e formação de professores de Ciências e Biologia: a cultura como eixo articulador dos projetos pedagógicos. 2014. 238 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/5193-
dc.description.abstractThis paper presents the thesis that the articulating shafts of knowledge should not be based on an affinity of contents (content axes) as occurs in current PPCs, but in cultural articulators axes. These axes are structured integrating disciplines considering cultural regional aspects, by internal representations that are consolidated in the students and the strong cultural background in which they live. As main goal it was intended to investigate and understand how it was processed the formation the training of Biology Professors in two federal institutions located in different cultural regions and subjected to the same training requirement of the Education e Culture Ministry (MEC). It was opted for a form of joint research that featured participant observation, interviews, data analysis and the technique of correspondence analysis (ANACOR), from a adapted procedure. It was used the program Statistical Package for Social Sciences (SPSS) allowing charts configuration that discharged in a perceptual map, providing a visual perception of the relationship between the menus of academic courses in question. The results showed that the Degree in Biological Sciences does not fit the different Brazilian realities. The need for supervision and formatting these courses ends up to mold them, or even format them in the light of a course project that ignores the peculiarities of our vast country, prevailing bureaucratic and administrative aspect over teaching aspects on the construction of PPCs. It is noticed that the content addressed is lacking of effective integration of specific and pedagogical disciplines. It is needed to break this fragmented culture, influenced by a positivist epistemology in which the parties do not join in the mind of the learner as one might expect. With this condition checked, it is proposed a never seen form of structuring PPCs .pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2023-01-18T14:18:10Z No. of bitstreams: 1 TESE_2014_Marco Aurélio Nicolato Peixoto.pdf: 2908141 bytes, checksum: d610560e5056f27db694d48d92618f11 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan Souza (jordanbiblio@gmail.com) on 2024-02-23T15:36:48Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TESE_2014_Marco Aurélio Nicolato Peixoto.pdf: 2908141 bytes, checksum: d610560e5056f27db694d48d92618f11 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-02-23T15:36:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TESE_2014_Marco Aurélio Nicolato Peixoto.pdf: 2908141 bytes, checksum: d610560e5056f27db694d48d92618f11 (MD5) Previous issue date: 2014-04-29en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleCurrículo e formação de professores de Ciências e Biologia : a cultura como eixo articulador dos projetos pedagógicospt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordCurrículopt_BR
dc.subject.keywordCulturapt_BR
dc.subject.keywordProjetos pedagógicospt_BR
dc.subject.keywordAprendizagempt_BR
dc.contributor.advisor1Barbosa, Ierecê dos Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7671831772363755pt_BR
dc.contributor.referee1Barbosa, Ierecê dos Santos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7671831772363755pt_BR
dc.contributor.referee2Araújo, Cleusa Suzana Oliveira de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7489509648411701pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2168810836048100pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta a tese de que os eixos articuladores do conhecimento não devem se alicerçar em uma afinidade de conteúdos (eixos de conteúdo) como ocorre nos PPCs atuais, mas sim em eixos articuladores culturais. Estes eixos se estruturam integrando as disciplinas tendo em vista os aspectos culturais da região, mediante as representações internas que estão consolidadas nos estudantes e a forte carga cultural em que estão inseridos. Como objetivo geral pretendeu-se investigar e compreender como se processava a Formação de Professores de Biologia em duas Instituições Federais localizadas em regiões de culturas diferentes e submetidas a uma mesma exigência formativa do Ministério da Educação e Cultura (MEC). Optou-se por uma forma de investigação mista que contou com observação participante, entrevistas, análise documental e com a técnica de Análise de Correspondência (ANACOR), a partir de um procedimento adaptado. Foi utilizado o programa estatístico Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) que permitiu a configuração de tabelas que desembocaram em um Mapa Perceptual, proporcionando uma percepção visual da correlação existente entre as ementas das disciplinas dos cursos em questão. Os resultados mostraram que o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas não se adéqua às diferentes realidades brasileiras. A necessidade de fiscalização e formatação desses cursos acaba por moldá-los, ou mesmo formatá-los à luz de um projeto de curso que desconsidera as peculiaridades de nosso extenso país, prevalecendo os aspectos burocráticos e administrativos sobre os pedagógicos na construção dos PPCs. Percebe-se que os conteúdos abordados carecem de uma integração eficaz entre as disciplinas específicas e pedagógicas. É necessário romper essa cultura fragmentária, influenciada por uma epistemologia positivista em que não se juntam as partes na mente do aprendiz como se poderia esperar. Mediante esta condição verificada, propõe-se uma forma inédita de estruturação dos PPCs.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECEMpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.subject.keyword2Resumept_BR
dc.subject.keyword2Culturept_BR
dc.subject.keyword2Pedagogical projectspt_BR
dc.subject.keyword2Learningpt_BR
dc.contributor.referee3Martines, Elizabeth Antonia Leonel de Moraes-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6924130950919558pt_BR
dc.contributor.referee4Siqueira, Thomaz Décio Abdalla-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/6975046249673640pt_BR
dc.contributor.referee5Batista, Ieda Hortêncio-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/5290529604475961pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - ICET - PPGECEM – Teses de doutorado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE_2014_Marco Aurélio Nicolato Peixoto.pdf2.84 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.