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http://ri.ufmt.br/handle/1/5209
Tipo documento: | Tese |
Título: | Indicadores qualitativos na escolarização de estudantes com transtorno do espectro autista no contexto da educação inclusiva |
Autor(es): | Dias, Chiara Maria Seidel Luciano |
Orientador(a): | Hardoim, Edna Lopes |
Coorientador: | Cecconello, Moiséis dos Santos |
Membro da Banca: | Sales, Elielson Ribeiro de |
Membro da Banca: | Hardoim, Edna Lopes |
Membro da Banca: | Cecconello, Moiséis dos Santos |
Membro da Banca: | Bampi, Aumeri Carlos |
Membro da Banca: | Mansilla, Débora Eriléia Pedrotti |
Resumo : | O processo de escolarização na Educação Básica é tecido por diversos fatores que transitam desde o desenvolvimento da aprendizagem até a composição de habilidades e valores necessários para a autonomia dos estudantes e, num sentido mais ampliado, para a constituição de sociedades mais igualitárias. Nesse sentido, ao centrarmos a escolarização em ideais que almejam sociedades mais acolhedoras e que proporcionem oportunidade educativa a todas as pessoas, estamos então num contexto de Educação Inclusiva, a qual se legitimou por meio de agendas internacionais e marcos regulatórios, vinculados ao cenário dos Direitos Humanos. Ao considerarmos o processo de escolarização de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no contexto da Educação Inclusiva, buscamos investigar e apresentar indicadores qualitativos para que este processo de escolarização se aproxime do ideal inclusivo, contribuindo para o fortalecimento da identidade inclusiva nas escolas brasileiras de ensino regular. Basicamente, indicadores são entendidos enquanto elementos que traduzem informações sintéticas obtidas a partir de dados existentes sobre um determinado fenômeno, que aqui se apresenta como o processo de escolarização de estudantes com TEA no contexto da Educação Inclusiva. Nesse ambiente, indicadores podem orientar ações e proporcionar recomendações para contribuir com o processo de inclusão e são fundamentais na leitura de iniciativas e atividades de planejamento e gestão de políticas públicas específicas e intersetoriais. Em nossa pesquisa, os indicadores foram caracterizados por meio da colaboração de diversos atores constituídos em cinco grupos de colaboradores: gestores escolares, professores, familiares, profissionais do atendimento multiprofissional e pessoas com TEA. Assim, mesclando análises quantitativas e qualitativas, caracterizamos 74 indicadores, dando corpo então a um sistema de indicadores qualitativos considerando os elementos dimensionais da Educação Inclusiva, amparados em diversas literaturas e a partir de uma releitura, compusemos seis dimensões da escolarização de estudantes com TEA no contexto da Educação Inclusiva, denominadas como Estratégias Pedagógicas e de Aprendizagem, Gestão Escolar, Famílias, Ambiente, Parcerias Intersetoriais Articuladas e Estruturas de Organização Inclusiva e Políticas Públicas. Diante deste sistema de indicadores apresentamos algumas abordagens metodológicas de avaliação destes indicadores e modelos para a definição de métricas para cada indicador. Estes modelos nos possibilitam compreender o quão próximo ou distante no contexto inclusivo ideal se encontra cada unidade escolar. As abordagens metodológicas de avaliação dos indicadores nos proporcionam compreender realidades intersubjetivas neste amplo processo de escolarização de estudantes com TEA. Dentre várias contribuições da pesquisa compreendemos que a elaboração de indicadores qualitativos se mostra como uma perspectiva neste espaço de discussão da Educação e outras perspectivas de estudo a partir deste trabalho podem surgir de novos insights, já que ela figura apenas como uma das muitas possibilidades de leitura de um contexto que se põe em análise e de certa forma, sempre em vigilância: o contexto inclusivo. |
Resumo em lingua estrangeira: | The schooling process in Basic Education is established into several factors that go from the development of learning to the composition of skills and values necessary for the autonomy of students and, in a broader sense, for the constitution of more equal societies. In this regard, by centering schooling on convictions that long for more welcoming societies and that provide educational opportunities for all people, we are then in an Inclusive Education context. This movement was legitimized through international agendas and regulatory marks, bounded to the Human Rights scenario. When considering the schooling process of students with Autistic Spectrum Disorder (ASD) in the context of Inclusive Education, we seek to characterize qualitative indicators so that this process is established as satisfactorily as possible. Basically, indicators are understood as elements that translate synthetic information obtained from existing data about a certain phenomenon, which is presented here as the schooling process of students with ASD in the context of Inclusive Education. In this environment, indicators can guide actions and provide recommendations to contribute to the inclusion process and are fundamental in initiative reading and planning activities and management of specific and intersectoral public policies. In our research, the indicators were characterized through the collaboration of several actors constituted in five groups of collaborators: school managers, teachers, family members, professionals of multiprofessional care and people with ASD. Thus, mixing quantitative and qualitative analyzes, we characterized 74 indicators, giving from to a system of qualitative indicators considering the dimensional elements of Inclusive Education, supported by sveral literature and from a re-reading, we composed six dimensions of schooling of students with ASD in the contexto of Inclusive Education, called as Pedagogical and Learning Strategies, School Management, Families, Environment, Articulated Intersectoral Partnerships and Inclusive Organizational Structures and Public Policies. In light of this system of indicators, we present some methodological approaches of evaluation of these indicators and models for the definition of metrics for each indicator. These models enable us to understand how close or distant the ideal inclusive context is for each school unit. The methodological approaches for indicators evaluation allow us to understand intersubjective realities in this broad process of schooling students with ASD. Among several contributions of the research, we understand that the development of qualitative indicators shows itself as a perspective in this space of discussion of Education and other perspectives of study from this work can arise from new insights, since it appears only as one of the many possibilities of reading of a context that is put under analysis and in a way, always under surveillance: the inclusive context. |
Palavra-chave: | Transtorno do espectro autista Dimensões da escolarização Indicadores centrais Inclusão e equidade |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Autism spectrum disorder Dimensions of schooling Central indicators Inclusion and equity |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECEM |
Referência: | DIAS, Chiara Maria Seidel Luciano. Indicadores qualitativos na escolarização de estudantes com transtorno do espectro autista no contexto da educação inclusiva. 2021. 208 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2021. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/5209 |
Data defesa documento: | 24-Feb-2021 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - ICET - PPGECEM – Teses de doutorado |
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