Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/5212
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Utilização de imagens para o ensino de geografia: estudo de caso no 6º ano do ensino fundamental na Escola Estadual Padre Firmo Pinto Duarte Filho em Cuiabá-MT |
Autor(es): | Roeder, Adriane Paula |
Orientador(a): | Silva, Marcia Alves Soares da |
Coorientador: | Almeida, Marcia Ajala |
Membro da Banca: | Almeida, Marcia Ajala |
Membro da Banca: | Oliveira, Meire Rose dos Anjos |
Membro da Banca: | Silva, Marcia Alves Soares da |
Membro da Banca: | Nora, Giseli Dalla |
Membro da Banca: | Santos, Eva Teixeira dos |
Resumo : | Esta dissertação apresenta um estudo da problemática enfrentada por professores da rede pública de ensino, alunos que chegam aos anos finais do Ensino Fundamental sem saber ler e escrever corretamente. O estudo foi realizado na Escola Estadual Padre Firmo Pinto Duarte Filho na cidade de Cuiabá em Mato Grosso, com alunos dos anos finais do Ensino Fundamental, 6º ano. A pesquisa contribui para que o ensino de Geografia, por meio de ferramentas e métodologias, que facilite o processo ensino e aprendizagem, inclusive aos estudantes com maior dificuldade de aprendizado. O objetivo principal desta pesquisa é analisar ferramentas de trabalho que contribua para a práxis pedagógica no ensino da Geografia, utilizando como proposta didática o uso de imagens para o processo ensino aprendizagem do componente curricular de Geografia. Para alcançar o objetivo principal, a pesquisa propõe analisar o ensino de Geografia e a categoria espaço geográfico na formação do aluno nos anos finais do ensino fundamental, 6º ano, a partir da Base Nacional Comum Curricular - BNCC e do livro didático; analisar o Sistema de Ensino Ciclado e seu reflexo na formação do aluno e; analisar o uso de imagens e o desenvolvimento de atividades didático-pedagógicas como ferramenta de apoio às aulas de Geografia. A pesquisa foi desenvolvida usando o a abordagem quali-quantitativa, em defesa da aproximação entre as abordagens de pesquisa quantitativa e qualitativa. O levantamento de dados foi realizado através pesquisas bibliográficas pautados em levantamento bibliográfico de livros e artigos científicos e pesquisa documental, como a BNCC e Normativa do estado de Mato Grosso. Utilizando como proposta didática para o processo ensino aprendizagem foi realizado o acompanhamento das aulas de Geografia utilizando com recurso as histórias em quadrinhos - HQs, para observar a compreensão dos alunos quanto aos temas lidos nas histórias e aos conteúdos trabalhados nas aulas de Geografia. Como resultado, observou-se que o uso das HQs torna a aula de Geografia mais atrativa e dinâmica, favorecendo a práxis pedagógica dos conteúdos geográficos, o trabalho interdisciplinar, a construção do conhecimento significativo, favorecendo maior desempenho no processo de ensino e aprendizagem, maior motivação dos estudantes, despertando assim a curiosidade e o senso crítico. |
Resumo em lingua estrangeira: | This dissertation presents a study of the problem faced by public school teachers, students who reach the final years of Elementary School without knowing how to read and write correctly. The study was carried out at the Padre Firmo Pinto Duarte Filho State School in the city of Cuiabá in Mato Grosso, with students from the final years of Elementary School, 6th year. The research contributes to the teaching of Geography, through tools and methods, to facilitate the teaching and learning process, including for students with greater learning difficulties. The main objective of this research is to analyze work tools that contribute to the pedagogical praxis in the teaching of Geography, using as a didactic proposal the use of images for the teaching-learning process of the curricular component of Geography. To reach the main objective, the research proposes to analyze the teaching of Geography and the category of geographic space in the formation of the student in the final years of elementary school, 6th year, from the National Curricular Common Base - BNCC and the textbook; analyze the Cycled Education System and its impact on student training and; to analyze the use of images and the development of didactic-pedagogical activities as a support tool for Geography classes. The research was developed using the qualitative-quantitative approach, in defense of the approximation between quantitative and qualitative research approaches. Data collection was carried out through bibliographic research based on bibliographic survey of books and scientific articles and documental research, such as the BNCC and Normative of the state of Mato Grosso. Using as a didactic proposal for the teaching-learning process, Geography classes were monitored using comic books - HQs, to observe the students' understanding of the themes read in the stories and the contents worked in Geography classes. As a result, it was observed that the use of comics makes the Geography class more attractive and dynamic, favoring the pedagogical praxis of geographic content, interdisciplinary work, the construction of significant knowledge, favoring greater performance in the teaching and learning process, greater students' motivation, thus arousing curiosity and critical thinking. |
Palavra-chave: | Ensino de geografia Imagens Histórias em quadrinhos |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Teaching geography Images Comics |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Geografia, História e Documentação (IGHD) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Geografia |
Referência: | ROEDER, Adriane Paula. Utilização de imagens para o ensino de geografia: estudo de caso no 6º ano do ensino fundamental na Escola Estadual Padre Firmo Pinto Duarte Filho em Cuiabá-MT. 2022. 90 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/5212 |
Data defesa documento: | 28-Jun-2022 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IGHD - POSGEO – Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2022_Adriane Paula Roeder.pdf | 1.76 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.