Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/5221
Tipo documento: | Tese |
Título: | A autonomia de docentes de enfermagem na (co)construção da competência clínica |
Autor(es): | Campos, Leonara Raddai Gunther de |
Orientador(a): | Ribeiro, Mara Regina Rosa |
Membro da Banca: | Ribeiro, Mara Regina Rosa |
Membro da Banca: | Bernardino, Fabiane Blanco Silva |
Membro da Banca: | Ferreira, Gímerson Erick |
Membro da Banca: | Nascimento, Vagner Ferreira do |
Membro da Banca: | Merighi, Miriam Aparecida Barbosa |
Resumo : | Atuar como docente no ensino clínico de enfermagem requer competência clínica (CC) para facilitar a aprendizagem do aluno. Considerando a relevância de tal assertiva e os estudos de Benner (1984), pressupomos que o desenvolvimento da competência clínica é facilitado pela aquisição de experiências clínicas prévias à carreira docente, e sua consequente evolução é condicionada ao contato contínuo do docente com cenários reais de prática, e à utilização de estratégias que favoreçam seu aprimoramento ao longo da carreira. Assim, surgiu a pergunta de pesquisa: Como professores de enfermagem desenvolvem competência clínica para o ensino do cuidado de enfermagem? Com o objetivo de analisar a complexidade que permeia o processo de desenvolvimento da competência clínica, este estudo de natureza qualitativa utiliza ao longo do seu desenvolvimento o pensamento complexo e a bricolagem como referencial teórico e metodológico. Pesquisa desenvolvida na Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT, com participação de enfermeiros docentes efetivos e substitutos dos cursos de enfermagem dos campi de Cuiabá; Rondonópolis; Sinop e Araguaia. As estratégias de produção dos dados incluíram os seguintes níveis de aproximação com o objeto: Revisão integrativa da literatura realizada em 2017; Aplicação de questionário fechado sobre a vida profissional dos participantes antes e depois da docência na UFMT no ano de 2018; Entrevistas semiestruturadas com 8 gestores e 14 docentes dos campi de Cuiabá e do Araguaia, realizadas entre setembro de 2018 e fevereiro de 2019. Análise desenvolvida de forma simultânea à produção dos dados, adensada ao final, percorreu um trilhar artesanal compondo as fases: Objet Trouvé; Decoupage e Inforgráficos. Nos resultados destaca-se no primeiro nível de aproximação com o objeto que o docente de enfermagem tem propósito universal no Ensino Clínico, em conjunto à (co)responsabilidade pelo desenvolvimento da CC do aluno. Além de ser o principal eixo articulador entre ensino-serviço, sente-se responsável pela manutenção dos campos clínicos e inseguros quanto à sua atuação prática. O segundo nível, apresenta que os docentes são advindos em maioria do ensino público, grande parcela teve oportunidade de participar de programas de Iniciação Científica, e tiveram como primeiro emprego em enfermagem a atividade assistencialista hospitalar, seguido pela docência após formar-se. Utilizam para o desenvolver de sua CC ao longo da carreira diversificadas estratégias de capacitação, entretanto, o formato teórico é priorizado. Buscaram e ainda buscam na pós-graduação lato e stricto-sensu, maneiras de desenvolver sua CC tanto antes quanto depois da docência na referida instituição. O terceiro nível apresenta que a noção de CC compartilhada segue o processo de transição paradigmática, e para tanto, consideram muito importante a experiência clínica anterior à carreira docente, entretanto, não definidora. Apesar de pouco considerada nos processos de recrutamento docente e distribuição de encargos, a CC está intrinsecamente ligada aos processos de desenvolvimento da autonomia e auto ética dos professores, que podem a partir de sua pró- atividade, buscar pelo desenvolvimento contínuo de sua CC ao longo da carreira, mesmo com a instituição não disponibilizando políticas específicas para esse fim. Conclui-se que o tema é complexo e abre possibilidades de novas discussões sobre políticas institucionais. |
Resumo em lingua estrangeira: | Acting as a teacher in clinical nursing education requires clinical competence (CC) to facilitate student learning. Considering the relevance of this assertion and the studies by Benner (1984), we assume that the development of clinical competence is facilitated by the acquisition of clinical experiences prior to the teaching career, and its consequent evolution is conditioned to the teacher’s continuous contact with real practice scenarios, and the use of strategies that favor career improvement. Thus, the research question arose: How do nursing teachers develop clinical competence for the teaching of nursing care? In order to analyze the complexity that permeates the process of development of clinical competence, this qualitative study uses, throughout its development, complex thinking and bricolage as a theoretical and methodological referential. Research developed at the Federal University of Mato Grosso - UFMT, with participation of effective and substitutes nurse teachers from nursing courses in Cuiabá campuses; Rondonópolis; Sinop and Araguaia. The strategies of data production included the following levels of approximation with the object: Literature integrative review conducted in 2017; Application of a closed questionnaire about the professional life of participants before and after teaching at UFMT in 2018; Semi-structured interviews with 8 managers and 14 teachers from Cuiabá and Araguaia campuses, carried out from September 2018 to February 2019. Analysis developed simultaneously to the production of data, found out at the end, and followed a handcrafted path composing the phases: Objet Trouvé; Decoupage and Inforgraphics. The results stand out in the first level of approximation with the object that the nursing teacher has universal purpose in Clinical Teaching, together with the (co) responsibility for the development of the student's CC. Besides being the main articulating axis between teaching and service, they feel responsible for the maintenance of clinical and insecure regarding to their practical performance. The second level shows that teachers, most of the times, come from public schools, a large portion had the opportunity to participate in programs of Scientific Initiation, and had as their first job in nursing the hospital care activity, followed by teaching after graduating. They use diversified training strategies to develop their CC throughout their careers; however, the theoretical format is prioritized. They sought and still seek in the broad and stricto-sensu postgraduate, ways to develop their CC both before and after teaching in that institution. The third level presents that the notion of shared CC follows the paradigmatic transition process, and for this, they consider very important the clinical experience prior to the teaching career, however, not defining. Although little considered in the processes of teacher recruitment and burden distribution, CC is intrinsically linked to the processes of development of teachers’ autonomy and self-ethics, which may, from their pro-activity, seek the continuous development of their CC throughout their career, even with the institution not making specific policies available for this purpose. It is concluded that the theme is complex and opens possibilities for further discussions on institutional policies. |
Palavra-chave: | Docente de enfermagem Competência clínica Prática do docente de enfermagem |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Nursing teacher Clinical competence Practice of nursing teacher |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Faculdade de Enfermagem (FAEN) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Enfermagem |
Referência: | CAMPOS, Leonara Raddai Gunther de. A autonomia de docentes de enfermagem na (co)construção da competência clínica. 2019. 228 f. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Enfermagem, Cuiabá, 2019. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/5221 |
Data defesa documento: | 25-Oct-2019 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - FAEN - PPGENF - Teses de doutorado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE_2019_ Leonara Raddai Gunther de Campos.pdf | 7.3 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.