Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/5241
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorJesus, Ana Paula Peixoto de Lima-
dc.date.accessioned2024-02-27T14:03:47Z-
dc.date.available2023-09-27-
dc.date.available2024-02-27T14:03:47Z-
dc.date.issued2023-07-31-
dc.identifier.citationJESUS, Ana Paula Peixoto de Lima. A cultura da comunicação pela imagem no cotidiano de crianças da periferia de Cuiabá. 2023. 106 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Cultura Contemporânea) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Comunicação e Artes, Cuiabá, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/5241-
dc.description.abstractThe present study aims to reflect, from the experience of children, on the image and power of affectation as a means of communication. Expressing the perception of the context in which one lives, what one feels and what one thinks, acting in the processes of interaction with people and the world around them, are part of the communicative process in its relational dimension and one of the ways of communicating is through images. Our proposal is based on the experience of drawings made by children to show the reality of their environment and daily life, a communicative strategy of the social project developed in the outskirts of Cuiaba by the Instituto Desportivo da Criança. With an appeal to images – drawings for the construction of an affective map of the “territory”, a geographic metaphor to account for the experience of places: neighborhood, school and home. The foundation of our study has Vera França's relational idea of communication as its theoretical axis. The operator concepts triggered for the research findings are framing with Erving Goffman and gesture with Vilém Flusser. As methodological procedures, we carried out a case study through a qualitative approach. The corpus of the research is shaped by the image, which reflects the children's point of view about the context of their daily lives, cultural situations, and as a genuinely contemporary communicational product.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jordan Souza (jordanbiblio@gmail.com) on 2024-01-08T15:54:17Z No. of bitstreams: 1 DISS_2023_Ana Paula Peixoto de Lima Jesus.pdf: 8639511 bytes, checksum: 38e9e281e947243bc9aa551cb022df9e (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan Souza (jordanbiblio@gmail.com) on 2024-02-27T14:03:47Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2023_Ana Paula Peixoto de Lima Jesus.pdf: 8639511 bytes, checksum: 38e9e281e947243bc9aa551cb022df9e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-02-27T14:03:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2023_Ana Paula Peixoto de Lima Jesus.pdf: 8639511 bytes, checksum: 38e9e281e947243bc9aa551cb022df9e (MD5) Previous issue date: 2023-07-31en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA cultura da comunicação pela imagem no cotidiano de crianças da periferia de Cuiabápt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordComunicaçãopt_BR
dc.subject.keywordCultura do afetopt_BR
dc.subject.keywordImagempt_BR
dc.subject.keywordCotidianopt_BR
dc.subject.keywordCriançaspt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Pedro Pinto de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3658706629046864pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Pedro Pinto de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3658706629046864pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Rita de Cássia Domingues dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1183331916028444pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0957587920840453pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo tem por objetivo refletir, a partir da experiência das crianças, sobre a imagem e poder de afetação como meio de comunicação. Expressar a percepção do contexto em que se vive, o que se sente e o que se pensa, o agir nos processos de interação com as pessoas e o mundo a sua volta, fazem parte do processo comunicativo em sua dimensão relacional e uma das formas de se comunicar é pelas imagens. A nossa proposta está baseada na experiência de desenhos feitos por crianças para dar conta de mostrar a realidade do seu ambiente e cotidiano, uma estratégia comunicativa do projeto social desenvolvido na periferia cuiabana pelo Instituto Desportivo da Criança. Com apelo às imagens – desenhos para construção de um mapa afetivo do “território”, metáfora geográfica para dar conta da experiência de lugares: bairro, escola e casa. A fundamentação do nosso estudo tem como eixo teórico a ideia relacional de comunicação da Vera França. Os conceitos operadores acionados para os achados da pesquisa são o enquadramento com Erving Goffman e de gesto com Vilém Flusser. Como procedimentos metodológicos realizamos um estudo de caso pelo viés da abordagem qualitativa. O corpus da pesquisa é conformado pela imagem, que reflete o ponto de vista de crianças sobre o contexto do seu cotidiano, das conjunturas culturais, e como produto comunicacional genuinamente contemporâneo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação e Artes (FCA)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporâneapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.subject.keyword2Communicationpt_BR
dc.subject.keyword2Culture of affectionpt_BR
dc.subject.keyword2Imagept_BR
dc.subject.keyword2Dailypt_BR
dc.subject.keyword2Childrenpt_BR
dc.contributor.referee3Silva, Ricardo Duarte Gomes da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9700388431331181pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - FCA - ECCO - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2023_Ana Paula Peixoto de Lima Jesus.pdf8.44 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.