Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/5243
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Alex Paulo Teixeira de-
dc.date.accessioned2024-02-27T15:56:05Z-
dc.date.available2023-04-28-
dc.date.available2024-02-27T15:56:05Z-
dc.date.issued2023-03-31-
dc.identifier.citationSOUZA, Alex Paulo Teixeira de. Diferença e repetição na performance baterística do ritmo lambadão. 2023. 212 f. Tese (Doutorado em Estudos de Cultura Contemporânea) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Comunicação e Artes, Cuiabá, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/5243-
dc.description.abstractThe present study aims to understand the lambadão rhythm through the drumming performances of Júnior Magrão, Vadinho and Luan Batera. In this aspect, it seeks to discuss the phenomenology of the creative processes in drumming in the musical context, and the studies in contemporary culture about lambadão. The theoretical framework used in the discussions and analysis are based on the theory of Difference and repetition (2008) by Gilles Deleuze, Matter and Memory: essay on the relation of body and spirit (2010) by Henri Bergson, Mil Platôs Vol. 4, Ritornelo (2008d) by Gilles Deleuze and Félix Guattari, CAOSMOSIS: a new aesthetic paradigm (1998) by Félix Guattari, Performance (SCHECHNER, 2006), Musical Script (COOK, 2006), Percussive Melodic (D'ANUNCIAÇÃO, 2008), liminality and communitas (TURNER, 2013). The discussions were based on data collected in the interview with structured questionnaire conducted with 03 (three) said lambadão drummers (2021), and in the 36 Reports of the Teaching Proposal in Bateria with 03 (three) students of the Elmaz Gattas Monteiro School, taught from March to July 2022. In addition, we used the performative research (HASEMAN, 2015) in the exemplification of drumming performances, in parallel with the literature covered in the theoretical reference. In this perspective, the study culminated in the indication of 05 (five) drum patterns, listing the chimbal as the main element of difference and repetition in the performance and learning of the lambadão rhythm.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2024-01-31T14:33:17Z No. of bitstreams: 1 TESE_2023_Alex Paulo Teixeira de Souza.pdf: 6123272 bytes, checksum: 945f4e5d1de48b2a7585a1b1383fa100 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan Souza (jordanbiblio@gmail.com) on 2024-02-27T15:56:05Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TESE_2023_Alex Paulo Teixeira de Souza.pdf: 6123272 bytes, checksum: 945f4e5d1de48b2a7585a1b1383fa100 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-02-27T15:56:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TESE_2023_Alex Paulo Teixeira de Souza.pdf: 6123272 bytes, checksum: 945f4e5d1de48b2a7585a1b1383fa100 (MD5) Previous issue date: 2023-03-31en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleDiferença e repetição na performance baterística do ritmo lambadãopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordDiferença/repetiçãopt_BR
dc.subject.keywordPerformance/aprendizagem baterísticapt_BR
dc.subject.keywordRitmo lambadãopt_BR
dc.contributor.advisor1Palhares, Taís Helena-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2765912623076079pt_BR
dc.contributor.referee1Palhares, Taís Helena-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2765912623076079pt_BR
dc.contributor.referee2Osório, Patrícia Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1401118064814289pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8322460992314595pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo tem por objetivo compreender o ritmo lambadão através das performances baterísticas de Júnior Magrão, Vadinho e Luan Batera. Nesse aspecto, se procura discutir a fenomenologia dos processos criativos em bateria no contexto musical, e dos estudos em cultura contemporânea acerca do lambadão. O referencial teórico utilizado nas discussões e análises estão no viés da teoria de Diferença e Repetição (2006) de Gilles Deleuze, Matéria e Memória: ensaio sobre a relação do corpo com o espírito (2010) de Henri Bergson, Mil Platôs Vol. 4, Ritornelo (2008d) de Gilles Deleuze e Félix Guattari, CAOSMOSE: um novo paradigma estético (1998) de Félix Guattari, Performance (SCHECHNER, 2006), Script musical (COOK, 2006), Melódica Percussiva (D´ANUNCIAÇÃO, 2008), liminaridade e communitas (TURNER, 2013). As discussões foram pautadas em dados coletados na entrevista com questionário estruturado realizada com os 03 (três) referidos bateristas de lambadão (2021), e nos 36 Relatórios da Proposta de Ensino em Bateria com 03 (três) alunos da Escola Elmaz Gattas Monteiro, ministrada de março a julho de 2022. Além disso, utilizamos a pesquisa performativa (HASEMAN, 2015) na exemplificação de performances baterísticas, em paralelo a literatura abarcada no referencial teórico. Nessa perspectiva, o estudo culminou no apontamento de 05 (cinco) padrões baterísticos, elencando o chimbal como o principal elemento de diferença e repetição na performance e na aprendizagem do ritmo lambadão.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação e Artes (FCA)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporâneapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.subject.keyword2Difference/repetitionpt_BR
dc.subject.keyword2Drum performance/learningpt_BR
dc.subject.keyword2Lambadão rhythmpt_BR
dc.contributor.referee3Santos, Rita de Cássia Domingues dos-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1183331916028444pt_BR
dc.contributor.referee4Lopes, Eduardo José Tavares-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/8741046422288585pt_BR
dc.contributor.referee5Santos, Ana Cecília dos-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/8107004565822228pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - FCA - ECCO - Teses de doutorado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE_2023_Alex Paulo Teixeira de Souza.pdf5.98 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.