Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/5252
Tipo documento: Dissertação
Título: Guarantã do Norte – MT : um estudo sobre a cidade a partir da percepção dos estudantes de escolas públicas
Autor(es): Pereira, Sérgio Alberto
Orientador(a): Romancini, Sônia Regina
Membro da Banca: Romancini, Sônia Regina
Membro da Banca: Dalla Nora, Giseli
Membro da Banca: Silva, Marcia Alves Soares da
Membro da Banca: Cavalcanti, Lana de Souza
Resumo : A presente pesquisa intitulada, Guarantã do Norte – MT: um estudo sobre a cidade a partir da percepção dos estudantes de escolas públicas, teve como foco o ensino de Geografia a partir do lugar do estudante, sua cidade, seus espaços vividos, suas territorialidades, entendendo que a educação e, por conseguinte, a disciplina de Geografia deve ter como alvos o aluno e a construção de uma prática cidadã. Assim, utilizando-se de uma abordagem qualitativa e ancorando-se no método fenomenológico foram entrevistados vinte alunos do nono ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Estrelinha do Norte e vinte alunos do terceiro ano do Ensino Médio da Escola Estadual Albert Einstein, totalizando quarenta participantes. Ambas as escolas estão localizadas na cidade de Guarantã do Norte, no estado de Mato Grosso. A pesquisa objetivou analisar como os estudantes percebem o lugar e a cidade e como esses temas são utilizados na prática da sala de aula na disciplina de Geografia. Investigou-se também, como esses conteúdos são contemplados nos planejamentos de Geografia das escolas analisadas. Como embasamento teórico, buscou-se ancoragem em autores como Cavalcanti, Callai, Vygotsky e Libâneo. Constatou-se que os espaços vividos são valorizados pelos estudantes tanto do ponto de vista afetivo quanto como possibilidades para a prática do ensino de Geografia. No entanto, do ponto de vista da significação desses conteúdos na vida desses estudantes, percebeu-se que eles não são contemplados nos planejamentos dos professores e isso impossibilita um ensino de Geografia voltado à realidade dos alunos e, consequentemente, necessitam ser revistos nos currículos escolares a fim de enriquecer a prática pedagógica.
Resumo em lingua estrangeira: The present research entitled, Guarantã do Norte – MT: a study about the city from the perception of public schools students, focused on the teaching of Geography from the place of the student, his/her city, their lived spaces, their territorialities, understanding that education and, therefore, the discipline of Geography must have as targets the student and the construction of a citizen practice. Thus, using a qualitative approach and anchored in the phenomenological method, were interviewed twenty students from the ninth year of Elementary School at Municipal School Estrelinha do Norte and twenty students from the third year of High School at State School Albert Einstein, totaling forty participants. Both schools are located in the city of Guarantã do Norte, in the state of Mato Grosso. The research aimed to analyze how students perceive the place and the city and how these themes are used in the classroom practice in the Geography discipline. It was also investigated how these contents are contemplated in the Geography planning of the analyzed schools. As a theoretical basis, anchoring was sought in authors such as Cavalcanti, Callai, Vygotsky and Libâneo. It was found that the lived spaces are valued by the students both from an affective point of view and as possibilities for the practice of teaching Geography. However, from the point of view of the significance of these contents in the lives of these students, it was noticed that they are not contemplated in the teachers' plans and this makes it impossible to teach Geography focused on the students' reality and, consequently, needs to be reviewed in the school curricula in order to enrich the pedagogical practice.
Palavra-chave: Educação
Ensino de geografia
Cidades
Lugar
Guarantã do Norte
Palavra-chave em lingua estrangeira: Education
Teaching geography
Cities
Place
Guarantã do Norte
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Geografia, História e Documentação (IGHD)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Geografia
Referência: PEREIRA, Sérgio Alberto. Guarantã do Norte – MT: um estudo sobre a cidade a partir da percepção dos estudantes de escolas públicas. 2022. 139 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/5252
Data defesa documento: 12-Apr-2022
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IGHD - POSGEO – Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2022_Sérgio Alberto Pereira.pdf3.51 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.