Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/5257
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Ambiente sonoro : organização dos sons e pertença no contexto escolar de um grupo de adolescentes do Colégio San Petrus - Primavera do Leste/MT |
Autor(es): | Ipolito, Luiz Francisco de Paula |
Orientador(a): | Palhares, Taís Helena |
Membro da Banca: | Palhares, Taís Helena |
Membro da Banca: | Garbuio, Rafael Luís |
Membro da Banca: | Soares, Teresinha Rodrigues Prada |
Resumo : | Esta investigação científica vinculada ao programa de pós-graduação em Estudos de Cultura Contemporânea – ECCO/UFMT, propôs uma avaliação e discussão em relação ao ambiente sonoro no contexto de uma escola particular de ensino na cidade de Primavera do Leste/MT, Colégio San Petrus. O grupo de sujeitos desta pesquisa, compreendeu 20 adolescentes na faixa etária de 13 anos no primeiro semestre de 2021. Propôs-se como objetivos específicos: realizar um estudo bibliográfico envolvendo eventos sonoros, sua organização e pertencimento; investigar a organização dos eventos sonoros escolares; verificar a relação que este grupo de adolescentes estabelece com o ambiente e o som. A metodologia utilizada contemplou a pesquisa-qualitativa participante, na qual os participantes desempenham um papel ativo junto ao pesquisador. A pesquisa bibliográfica foi fundamentada a partir das pesquisas e estudos acerca do som, do ambiente e do sentimento de pertença nos seguintes autores: Schafer (2001; 2011; 2020); Borges (2008; 2014); Vertamatti (2008); Eder (2003); Hall (2003); Mattoso (1998); Moraes (2015). A discussão envolveu o conceito de paisagem sonora, ambiente sonoro e suas especificidades no campo musical no que diz respeito ao ser humano e sua interação com o meio, e foram coletadas informações por meio de atividades e questionário referente a como um grupo de adolescentes percebeu, transcreveu e organizou os sons do ambiente escolar, bem como o seu sentimento de pertencimento ao local. A contextualização histórica tanto em referência às artes visuais como a música foram importantes para se compreender os movimentos de vanguarda e os rompimentos para com o tradicional. No que diz respeito a familiarização com a música contemporânea e ao pertencimento ao ambiente escolar diversos caminhos foram apontados em virtude principalmente do cenário pandêmico. Outro ponto bastante relevante aferido foi a formação de pequenos grupos ao longo do processo da pesquisa. |
Resumo em lingua estrangeira: | This scientific investigation, linked to the postgraduate program in Contemporary Culture Studies - ECCO/UFMT, proposed an evaluation and discussion in relation to the sound environment in a private school context in the city of Primavera do Leste/MT, Colégio San Petrus. The group of subjects of this research comprised 21 adolescents aged 13 years on the first half of 2021. It is proposed as specific objectives: carrying out a bibliographic study involving sound events, their organization and belonging; investigating the organization of school sound events; verifying from the relationship that this group of adolescents establishes with the environment and the sound. The methodology used includes participant qualitative research, in which participants play active role with the researcher. The bibliographic research was based on research and studies about sound and the environment by the following authors: Schafer (2001); (2011); (2020); Borges (2008); (2014); Vertamatti (2008); Eder (2003); Hall (2003); Mattoso (1998); Moraes (2015). The discussion involved the concept of soundscape, sound environment and its specificities in the musical field with regard to human beings and their interaction with the environment, and information was collected through activities and a questionnaire regarding how a group of adolescents perceived, transcribed and organized the sounds of the school environment, as well as their feeling of belonging to the place. The historical contextualization both in reference to the visual arts and music were important to understand the avant-garde movements and the ruptures with the traditional. With regard to familiarization with contemporary music and belonging to the school environment, several paths were pointed out mainly due to the pandemic scenario. Another very relevant point was the formation of small groups throughout the research process. |
Palavra-chave: | Ambiente sonoro Organização sonora Pertencimento Grupo de adolescentes |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Sound environment Sound organization Belonging Goup teenagers |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Faculdade de Comunicação e Artes (FCA) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea |
Referência: | IPOLITO, Luiz Francisco de Paula. Ambiente Sonoro: organização dos sons e pertença no contexto escolar de um grupo de adolescentes do Colégio San Petrus - Primavera do Leste/MT. 2022. 90 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Cultura Contemporânea) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Comunicação e Artes, Cuiabá, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/5257 |
Data defesa documento: | 8-Jul-2022 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - FCA - ECCO - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2022_Luiz Francisco de Paula Ipolito.pdf | 2.74 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.