Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/5263
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLuz, Manoel Edivan Gomes da-
dc.date.accessioned2024-02-27T21:22:48Z-
dc.date.available2022-08-23-
dc.date.available2024-02-27T21:22:48Z-
dc.date.issued2022-06-28-
dc.identifier.citationLUZ, Manoel Edivan Gomes da. Quanto Vale ou é por Quilo: uma proposta de discussão racializada de cinema no ensino de história. 2022. 178 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/5263-
dc.description.abstractThe present work is a production on the relationship between cinema and history teaching. It contextualizes the rise of images in contemporary society, as well as, on the other hand, a certain decline of printed texts. It also draws attention to the discussions around films and their uses for history and its teaching. For the forms of representation contained in the films, in the same way that he exemplifies them. It demonstrates how new possibilities have been presented in historiography, while also collaborating. Discusses images and their relationship with teaching and citizenship, in a cultural perspective on moving images and cinema as a tool for teaching an anti-racist history. Finally, it presents a possibility of practical use of these approaches making a relationship between the cinematographic work Quanto Vale ou É Por Quilo?, and other sources, in a proposal of activities based on clippings of this film that will culminate in discussions on specific themes.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Simone Gomes (simonecgsouza@gmail.com) on 2023-08-16T13:22:20Z No. of bitstreams: 1 DISS_2022_Manoel Edivan Gomes da Luz.pdf: 2851090 bytes, checksum: d5865fad5d8afdc77c96d4079861dc53 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2024-02-27T21:22:48Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2022_Manoel Edivan Gomes da Luz.pdf: 2851090 bytes, checksum: d5865fad5d8afdc77c96d4079861dc53 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-02-27T21:22:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2022_Manoel Edivan Gomes da Luz.pdf: 2851090 bytes, checksum: d5865fad5d8afdc77c96d4079861dc53 (MD5) Previous issue date: 2022-06-28en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleQuanto Vale ou é por Quilo : uma proposta de discussão racializada de cinema no ensino de históriapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordProdução e difusão de narrativas históricaspt_BR
dc.subject.keywordEnsino de históriapt_BR
dc.subject.keywordCultura visualpt_BR
dc.subject.keywordMídias e linguagenspt_BR
dc.subject.keywordRelações étnico-raciaispt_BR
dc.contributor.advisor1Trovão, Flavio Vilas Boas-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2740243377988037pt_BR
dc.contributor.referee1Rodrigues Júnior, Osvaldo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4998638258339975pt_BR
dc.contributor.referee2Trovão, Flavio Vilas Boas-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2740243377988037pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2983379941127106pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho é uma produção sobre a relação entre cinema e ensino de história. Contextualiza a ascensão das imagens na sociedade contemporânea, bem como, em contrapartida, certo declínio dos textos impressos. Chama atenção, ainda, para as discussões em torno dos filmes e suas utilidades à história e ao ensino desta. Para as formas de representação contidas nas películas, do mesmo modo que as exemplifica. Demonstra como novas possibilidades vêm sendo apresentadas na historiografia, ao passo que também colabora. Discute as imagens e suas relações com o ensino e a cidadania, em uma perspectiva cultural sobre as imagens em movimento e o cinema como ferramenta para um ensino de uma história antirracista. Por fim, apresenta uma possibilidade de uso prático destas abordagens fazendo uma relação entre a obra cinematográfica Quanto Vale ou É Por Quilo?, e outras fontes, numa proposta de atividades a partir de recortes dessa película que culminarão em discussões sobre temas específicos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Geografia, História e Documentação (IGHD)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de História - PROFHISTÓRIApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.subject.keyword2Production and dissemination of historical narrativespt_BR
dc.subject.keyword2History teachingpt_BR
dc.subject.keyword2Visual culturept_BR
dc.subject.keyword2Media and languagespt_BR
dc.subject.keyword2Ethnic-racial relationspt_BR
dc.contributor.referee3Borges, Ana Carolina da Silva-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5376386779095092pt_BR
dc.contributor.referee4Freitas, Talitta Tatiane Martins-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/3364257708781878pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC – IGHD – PROFHISTÓRIA – Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2022_Manoel Edivan Gomes da Luz.pdf2.78 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.