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Tipo documento: Dissertação
Título: A Guerra do Chaco (1932-1935) e o ensino de história : uma proposta de aulas-oficina para análise da história, cotidiano militar e sujeitos invisibilizados
Autor(es): Sanches, Toni Carlos
Orientador(a): Squinelo, Ana Paula
Membro da Banca: Squinelo, Ana Paula
Membro da Banca: Trovão, Flavio Vilas Boas
Membro da Banca: Campos, Herib Caballero
Resumo : Esta pesquisa tem por finalidade contribuir para o ensino de História no que tange à Guerrado Chaco (1932-1935). Analisamos que existem produções acadêmicas sobre o tema, porém há um hiato entre a produção e a divulgação nos materiais didáticos. Além disso, permanece um certo silêncio sobre os sujeitos que foram desprezados nas produções historiográficas sobre esta Guerra, tais como as mulheres, os povos originários e outros subalternizados nas sociedades beligerantes. Desta forma, elaboramos um material paradidático, destinado aos/as professores/as da Educação Básica. O objetivo é apresentar por intermédio de aulas-oficina, justamente esta guerra por tantos ignorada, proporcionando aprender mais sobre as causas deste conflito, suas repercussões para Bolívia e Paraguai e para seus vizinhos na América do Sul, bem como sobre os sujeitos invisibilizados da guerra, na perspectiva dos paraguaios e dos bolivianos. A fim de alcançar tal objetivo, foi realizado um levantamento bibliográfico a partir de produções brasileiras e estrangeiras. Para tanto, o resultado da pesquisa foi dividido da seguinte forma: no primeiro capítulo problematizamos as características dos manuais didáticos e analisamos as causas da ausência do tema nestes materiais. No segundo capítulo analisamos as causas do conflito segundo várias interpretações , a saber: a imperialista, visão superada mas que merece ser analisada sob certos aspectos, a análise dos oficiais do exército brasileiro que participaram das negociações de paz e também da guerra em nível de bastidores, e finalmente segundo uma abordagem mais abrangente, que não rejeita estas versões, mas que busca analisar vários aspectos como os da geopolítica e da diplomacia. No terceiro capítulo são destacados os sujeitos subalternizados da guerra: as mulheres enfermeiras que serviram no front, os oficiais de baixa patente (pilotos da força aérea paraguaia) e os povos originários. Em anexo, no formato de material paradidático, são apresentadas as aulas oficina em que estes sujeitos ignorados pelas produções historiográficas passam a ter visibilidade. Estas aulas oficina seguem a proposta da utilização de textos e imagens. São elas: 1. Conhecendo um pouco sobre a Guerra do Chaco (1932-1935), 2. A importância da força aérea na Guerra do Chaco (1932-1935), 3. A participação das mulheres na Guerra do Chaco (1932-1935), 4. Os combatentes na Guerra do Chaco (1932- 1935), 5. Os povos originários e sua participação na Guerra do Chaco, 6. A questão da água na Guerra do Chaco.
Resumo em lingua estrangeira: This research aims to contribute to the teaching of History regarding the Chaco War (1932- 1935). We analyzed that there are academic productions on the subject, but there is a gap between production and dissemination in teaching materials. In addition, there remains a certain silence about the subjects who were despised in the historiographical productions about this War, such as women, native peoples and others subordinated in belligerent societies. In this way, we elaborated a paradidactic material, destined to the teachers of Basic Education. The objective is to present, through workshop classes, precisely this war ignored by so many, providing to learn more about the causes of this conflict, its repercussions for Bolivia and Paraguay and for their neighbors in South America, as well as about the invisible subjects of the war, in the perspective Paraguayans and Bolivians. In order to achieve this objective, a bibliographic survey was carried out from Brazilian and foreign productions. Therefore, the research result was divided as follows: in the first chapter we problematize the characteristics of the textbooks and analyze the causes of the absence of the theme in these materials. In the second chapter we analyze the causes of the conflict according to several interpretations, namely: the imperialist vision, outdated but which deserves to be analyzed in certain aspects, the analysis of the Brazilian army officers who participated in the peace negotiations and also in the war at the backstage level. , and finally according to a more comprehensive approach, which does not reject these versions, but seeks to analyze various aspects such as geopolitics and diplomacy. In the third chapter, the subaltern subjects of the war are highlighted: the women nurses who served on the front, the low-ranking officers (pilots of the Paraguayan air force) and the native peoples. Attached, in the format of paradidactic material, the workshop classes are presented in which these subjects ignored by historiographical productions become visible. These workshop classes follow the proposal of using texts and images. They are: 1. Knowing a little about the Chaco War (1932-1935), 2. The importance of the air force in the Chaco War (1932-1935), 3. The participation of women in the Chaco War (1932-1935) ), 4. Combatants in the Chaco War (1932-1935), 5. Native peoples and their participation in the Chaco War, 6. The issue of water in the Chaco War.
Palavra-chave: Aula-oficina
Ensino de história
Guerra do Chaco
Manuais didáticos
Palavra-chave em lingua estrangeira: Workshop class
History teaching
Chaco war
Didactic manuals
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Geografia, História e Documentação (IGHD)
Programa: Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de História - PROFHISTÓRIA
Referência: SANCHES, Toni Carlos. A guerra do Chaco (1932-1935) e o ensino de história: uma proposta de aulas-oficina para análise da história, cotidiano militar e sujeitos invisibilizados. 2022. 177 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/5267
Data defesa documento: 28-Jun-2022
Aparece na(s) coleção(ções):CUC – IGHD – PROFHISTÓRIA – Dissertações de mestrado

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