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Tipo documento: Dissertação
Título: A canção popular brasileira como possibilidade do filosofar em sala de aula
Autor(es): Lopes, Deyvison Ronny da Silva
Orientador(a): Wogel, Livio dos Santos
Membro da Banca: Wogel, Livio dos Santos
Membro da Banca: Theobaldo, Maria Cristina
Membro da Banca: Fernandes, Raquel Martins
Resumo : Esta dissertação tem como tema a conexão entre o cancioneiro popular brasileiro e a Filosofia no Ensino Médio. A presente pesquisa surgiu ao buscar uma estratégia de ensino de Filosofia no Ensino Médio que reconhecesse as dificuldades apontadas pelos estudantes na leitura e interpretação de textos filosóficos. Partimos do seguinte problema: Como a canção popular brasileira pode se tornar uma estratégia para ensinar Filosofia e levar os estudantes a filosofar na escola? Como a canção pode estimular a reflexão filosófica? Qual a interface possível de uma metodologia do ensino de filosofia baseada em problemas filosóficos com a música enquanto texto artístico-cultural oriundo do contexto estudantil? Para tanto, desenvolvemos uma prática de leitura e interpretação de textos filosóficos empregando canções do cancioneiro popular brasileiro. A proposta foi buscar relações e inter-relações entre a canção popular brasileira e os textos filosóficos através de uma didática que promovesse o ensino filosófico e possibilitasse uma participação ativa dos estudantes nas aulas com os textos filosóficos. Também busca apresentar algumas possibilidades de aproximação entre as canções do cancioneiro popular brasileiro e o Ensino de Filosofia na Educação Básica para um ensino mais atraente. Como percurso, abordamos os aspectos do ensino de Filosofia, o papel do professor, dos estudantes e objetivos ao se ensinar Filosofia. Esta pesquisa se orientou por um estudo de caso, cuja fonte dos dados consistiu na análise de materiais produzidos pelos alunos e alunas durante as aulas de Filosofia no Ensino Médio, aplicadas de maneira virtual devido à pandemia do Sars-CoV-2 (COVID 19) que teve início no ano de 2019. Como referencial teórico para discutir o Ensino de Filosofia foram utilizados os autores Antoni Zabala (2010) Antônio Joaquim Severino (2009), Celso Favaretto (1995), Guillermo Obiols (2002), Silvio Gallo (2012), as autoras foram Lídia Maria Rodrigo (2009) e Renata Aspis (2009). Sobre o ensino utilizando canções, contamos com as contribuições de Charles Feitosa (2004), Martins Ferreira (2008) José Geraldo de Moraes (2000) e Marcos Napolitano (2002). Com a interação entre a Filosofia e o cancioneiro popular brasileiro, apresento algumas reflexões de como a Filosofia e a Arte se interligam, como essa interação contribui para o desenvolvimento do ensino e da aprendizagem, tornando as aulas mais atrativas e, assim, promovendo o pensamento crítico na relação entre os estudantes e as canções que estes consomem. A principal ideia defendida aqui é a de que as canções populares possam tornar os conteúdos, os textos filosóficos da história da Filosofia e os temas da Filosofia mais atrativos na medida em que podemos fazer uma analise dos conteúdos, e de que isso pode ser feito nas escolas, na disciplina de Filosofia. O desafio é utilizar as canções como meio e não como fim, partindo dos signos usuais do nosso tempo para tentar conquistar a abertura para o questionamento filosófico. E como produto final, apresentamos uma proposta pedagógica, que é uma unidade didática, na qual é possível a experiência da conexão entre Filosofia e as canções populares brasileiras.
Resumo em lingua estrangeira: This dissertation has as its theme the connection between the Brazilian popular songbook and Philosophy in High School. The present research arose when looking for a philosophy teaching strategy in high school that recognized the difficulties pointed out by students in reading and interpreting philosophical texts. We start from the following problem: How can Brazilian popular song become a strategy to teach Philosophy and lead students to philosophize at school? How can song stimulate philosophical reflection? What is the possible interface of a philosophy teaching methodology based on philosophical problems with music as an artisticcultural text coming from the student context? Therefore, we developed a practice of reading and interpreting philosophical texts using songs from the Brazilian popular songbook. The proposal was to look for relationships and interrelationships between Brazilian popular song and philosophical texts through a didactic that promotes philosophical teaching and allows an active participation of students in classes with philosophical texts. It also seeks to present some possibilities of approximation between the songs of the Brazilian popular songbook and the Teaching of Philosophy in Basic Education for a more attractive teaching. As a route, we approach aspects of Philosophy teaching, the role of the teacher, students and objectives when teaching Philosophy. This research was guided by a case study, whose data source consisted of the analysis of materials produced by students during Philosophy classes in High School, applied in a virtual way due to the SarsCoV-2 (COVID 19) pandemic which began in 2019. As a theoretical framework to discuss Philosophy Teaching, the authors Antoni Zabala (2010) Antônio Joaquim Severino (2009), Celso Favaretto (1995), Guillermo Obiols (2002), Silvio Gallo (2012) were used. , the authors were Lídia Maria Rodrigo (2009) and Renata Aspis (2009). On teaching using songs, we have the contributions of Charles Feitosa (2004), Martins Ferreira (2008) José Geraldo de Moraes (2000) and Marcos Napolitano (2002). With the interaction between Philosophy and the Brazilian popular songbook, I present some reflections on how Philosophy and Art are interconnected, how this interaction contributes to the development of teaching and learning, making classes more attractive and, thus, promoting thinking critical in the relationship between students and the songs they consume. The main idea defended here is that popular songs can make the contents, the philosophical texts of the history of Philosophy and the themes of Philosophy more attractive to the extent that we can make an analysis of the contents, and that this can be done in the schools, in the discipline of Philosophy. The challenge is to use the songs as a means and not as an end, starting from the usual signs of our time to try to conquer the opening for philosophical questioning. And as a final product, we present a pedagogical proposal, which is a didactic unit, in which it is possible to experience the connection between Philosophy and Brazilian popular songs.
Palavra-chave: Ensino de filosofia
Ensino médio
Canção popular brasileira
Palavra-chave em lingua estrangeira: Philosophy teaching
High school
Brazilian popular song
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS)
Programa: Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Filosofia – PROF-FILO
Referência: LOPES, Deyvison Ronny da Silva. A canção popular brasileira como possibilidade do filosofar em sala de aula. 2022. 127 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Filosofia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Cuiabá, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/5270
Data defesa documento: 6-May-2022
Aparece na(s) coleção(ções):CUC – ICHS – PROF-FILO – Dissertações de mestrado

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