Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/5274
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Oliveira, Tamires Siqueira de | - |
dc.date.accessioned | 2024-02-28T16:45:16Z | - |
dc.date.available | 2022-08-15 | - |
dc.date.available | 2024-02-28T16:45:16Z | - |
dc.date.issued | 2021-09-09 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Tamires de Siqueira. Filosofia e feminismos no ensino médio em tempos sombrios. 2021. 124 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Filosofia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Cuiabá, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufmt.br/handle/1/5274 | - |
dc.description.abstract | The dissertation ‘Philosophy and feminisms in high school in dark times’ aims to present a didactic unit developed to be worked with high school students in Philosophy classes. It also aims to investigate the insertion of Philosophy in basic education and possibilities of making answers to the dark times. The didactic proposal is based on a perspective of Problematization, Investigation, and Creation of common subjects of moral philosophy and contemporary ethics. The unit whose title is #nãosouobrigada: Filosofia e feminismos problematizes the concepts of Reconhecimento, Emancipação, and Feminismos, in addition to providing a brief overview of the movement, inspired by Gadamer's philosophical hermeneutics (1997). The bibliography used is composed of philosophical texts, articles, laws, and normative documents on the Teaching of Philosophy. Dark time is a reference to the neoliberal context in which both the research, application of the unit, and also the author are inserted. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Simone Gomes (simonecgsouza@gmail.com) on 2023-11-22T15:03:04Z No. of bitstreams: 1 DISS_2021_Tamires de Siqueira Oliveira.pdf: 10020476 bytes, checksum: 05c2b163e329698289c465ab279dd0be (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2024-02-28T16:45:16Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2021_Tamires de Siqueira Oliveira.pdf: 10020476 bytes, checksum: 05c2b163e329698289c465ab279dd0be (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-02-28T16:45:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2021_Tamires de Siqueira Oliveira.pdf: 10020476 bytes, checksum: 05c2b163e329698289c465ab279dd0be (MD5) Previous issue date: 2021-09-09 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Filosofia e feminismos no ensino médio em tempos sombrios | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Filosofia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino de filosofia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Feminismos | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Petry, Cleriston | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6885577670557196 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Petry, Cleriston | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6885577670557196 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Olea, Hilda Regina Pereira Menezes | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9426179918718349 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8491848188625066 | pt_BR |
dc.description.resumo | A dissertação “Filosofia e feminismos no ensino médio em tempos sombrios” possui por objetivo apresentar uma unidade didática desenvolvida para ser trabalhada com estudantes do Ensino Médio nas aulas de Filosofia. Além disso, procura investigar acerca da inserção da Filosofia na educação básica e possibilidade para a elaboração de respostas aos tempos sombrios. A proposta didática é fundamentada em uma perspectiva de problematização, investigação e criação de temas comuns à Filosofia moral e a ética contemporânea. A unidade cujo título é #nãosouobrigada: lições de Filosofia e feminismos problematiza o conceito de Reconhecimento, Emancipação e Feminismos, além de ofertar um breve panorama do movimento, inspirada na hermenêutica filosófica de Gadamer (1997). A bibliografia utilizada é composta de textos filosóficos, artigos, leis e documentos normativos sobre o Ensino de Filosofia. Tempos sombrios é a referência ao contexto neoliberal em que está inserida tanto a pesquisa e a aplicação da unidade quanto a autora. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMT CUC - Cuiabá | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Filosofia | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Philosophy | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Philosophy teaching | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Feminism | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Vilela-Ardengh, Ana Carolina Nunes da Cunha | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/3216528662192395 | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC – ICHS – PROF-FILO – Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2021_Tamires de Siqueira Oliveira.pdf | 9.79 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.