Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/5274
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Tamires Siqueira de-
dc.date.accessioned2024-02-28T16:45:16Z-
dc.date.available2022-08-15-
dc.date.available2024-02-28T16:45:16Z-
dc.date.issued2021-09-09-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Tamires de Siqueira. Filosofia e feminismos no ensino médio em tempos sombrios. 2021. 124 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Filosofia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Cuiabá, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/5274-
dc.description.abstractThe dissertation ‘Philosophy and feminisms in high school in dark times’ aims to present a didactic unit developed to be worked with high school students in Philosophy classes. It also aims to investigate the insertion of Philosophy in basic education and possibilities of making answers to the dark times. The didactic proposal is based on a perspective of Problematization, Investigation, and Creation of common subjects of moral philosophy and contemporary ethics. The unit whose title is #nãosouobrigada: Filosofia e feminismos problematizes the concepts of Reconhecimento, Emancipação, and Feminismos, in addition to providing a brief overview of the movement, inspired by Gadamer's philosophical hermeneutics (1997). The bibliography used is composed of philosophical texts, articles, laws, and normative documents on the Teaching of Philosophy. Dark time is a reference to the neoliberal context in which both the research, application of the unit, and also the author are inserted.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Simone Gomes (simonecgsouza@gmail.com) on 2023-11-22T15:03:04Z No. of bitstreams: 1 DISS_2021_Tamires de Siqueira Oliveira.pdf: 10020476 bytes, checksum: 05c2b163e329698289c465ab279dd0be (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2024-02-28T16:45:16Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2021_Tamires de Siqueira Oliveira.pdf: 10020476 bytes, checksum: 05c2b163e329698289c465ab279dd0be (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-02-28T16:45:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2021_Tamires de Siqueira Oliveira.pdf: 10020476 bytes, checksum: 05c2b163e329698289c465ab279dd0be (MD5) Previous issue date: 2021-09-09en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleFilosofia e feminismos no ensino médio em tempos sombriospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordFilosofiapt_BR
dc.subject.keywordEnsino de filosofiapt_BR
dc.subject.keywordFeminismospt_BR
dc.contributor.advisor1Petry, Cleriston-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6885577670557196pt_BR
dc.contributor.referee1Petry, Cleriston-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6885577670557196pt_BR
dc.contributor.referee2Olea, Hilda Regina Pereira Menezes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9426179918718349pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8491848188625066pt_BR
dc.description.resumoA dissertação “Filosofia e feminismos no ensino médio em tempos sombrios” possui por objetivo apresentar uma unidade didática desenvolvida para ser trabalhada com estudantes do Ensino Médio nas aulas de Filosofia. Além disso, procura investigar acerca da inserção da Filosofia na educação básica e possibilidade para a elaboração de respostas aos tempos sombrios. A proposta didática é fundamentada em uma perspectiva de problematização, investigação e criação de temas comuns à Filosofia moral e a ética contemporânea. A unidade cujo título é #nãosouobrigada: lições de Filosofia e feminismos problematiza o conceito de Reconhecimento, Emancipação e Feminismos, além de ofertar um breve panorama do movimento, inspirada na hermenêutica filosófica de Gadamer (1997). A bibliografia utilizada é composta de textos filosóficos, artigos, leis e documentos normativos sobre o Ensino de Filosofia. Tempos sombrios é a referência ao contexto neoliberal em que está inserida tanto a pesquisa e a aplicação da unidade quanto a autora.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Filosofiapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIApt_BR
dc.subject.keyword2Philosophypt_BR
dc.subject.keyword2Philosophy teachingpt_BR
dc.subject.keyword2Feminismpt_BR
dc.contributor.referee3Vilela-Ardengh, Ana Carolina Nunes da Cunha-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3216528662192395pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC – ICHS – PROF-FILO – Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2021_Tamires de Siqueira Oliveira.pdf9.79 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.