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Tipo documento: Dissertação
Título: O lugar do projeto de formação profissional diante da mercantilização do ensino na região ABEPSS Centro-Oeste
Autor(es): Ferreira, Regiane Carla Mayer
Orientador(a): Silva, Ruteléia Cândida de Souza
Membro da Banca: Ceolin, George Francisco
Membro da Banca: Silva, Ruteléia Cândida de Souza
Membro da Banca: Santos, Tânia Maria Santana dos
Membro da Banca: Rafael, Josiley Carrijo
Resumo : Tendo como ponto de partida o estudo da mercantilização da educação superior no Brasil e as implicações desta no projeto de formação profissional, esta dissertação propõe como objetivo geral analisar a dinâmica de mercantilização dos cursos de graduação em Serviço Social, na região ABEPSS Centro-Oeste, a partir dos dados disponibilizados pelo Cadastro e-MEC, considerando a data de criação de novos cursos, o tipo de IES (pública ou privada) e a modalidade de ensino (presencial ou EaD). Para possibilitar o alcance desse objetivo, as questões foram aprofundadas a partir dos seguintes objetivos específicos: a) analisar a expansão da mercantilização dos cursos de graduação em Serviço Social na região ABEPSS Centro-Oeste, considerando a modalidade de ensino presencial e EaD; b) identificar se a criação dos cursos de graduação em Serviço Social na região ABEPSS Centro-Oeste acompanha o mesmo ritmo acelerado de aprofundamento da mercantilização do ensino superior registrado no plano nacional. Desenvolvido a partir da perspectiva da teoria social marxista, o percurso metodológico proposto para este trabalho conjuga elementos das abordagens quantitativa e qualitativa, com ênfase na segunda. Este estudo tem um caráter exploratório articulado com apropriação de elementos das pesquisas bibliográficas e documental. Como resultado, os dados revelam que a mercantilização da formação profissional em Serviço Social na Regional Centro-Oeste da ABEPSS é uma realidade potencializada pela expansão acelerada do ensino superior privado, de modo particular, do ensino a distância, o conhecido EaD, acompanhando o mesmo ritmo acelerado registrado no plano nacional. Trata-se de uma lógica que vai desempenhar papel estratégico na massificação das contradições sociais e educacionais vivenciadas no atual contexto, colocando em perspectiva a necessidade de nova organização social e escolar, para além do capital, isso nos termos de Mészáros 2008, já que este não pode desempenhar as promessas anunciadas.
Resumo em lingua estrangeira: Taking as a starting point the study of the mercantilization of higher education in Brazil and its implications for the professional training project, this dissertation proposes as a general objective to analyze the dynamics of the commodification of undergraduate courses in Social Work, in the ABEPSS Midwest region, from the data made available by the e-MEC Register, considering the date of creation of new courses, the type of IES (public or private) and the teaching modality (in person or distance education). In order to achieve this objective, the questions were deepened based on the following specific objectives: a) to analyze the expansion of the commercialization of undergraduate courses in Social Work in the ABEPSS Midwest region, considering the on-site and distance education teaching modality; b) identify whether the creation of undergraduate courses in Social Work in the ABEPSS Midwest region follows the same accelerated pace of deepening the commercialization of higher education registered at the national level. Developed from the perspective of Marxist social theory, the methodological path proposed for this work combines elements of the quantitative and qualitative approaches, with an emphasis on the second. This study has an exploratory character articulated with the appropriation of elements from bibliographic and documentary research. As a result, the data reveal that the commercialization of professional training in Social Work in the Regional Center-West of ABEPSS is a reality enhanced by the accelerated expansion of private higher education, in particular, distance learning, the well-known Distance Education, accompanying the same accelerated pace registered at the national level. It is a logic that will play a strategic role in the massification of the social and educational contradictions experienced in the current context, putting in perspective the need for a new social and school organization, in addition to capital, this in terms of Mészáros 2008, since this it cannot deliver on the promised promises.
Palavra-chave: Estado
Mercantilização da educação superior
Formação profissional
Palavra-chave em lingua estrangeira: State
Mercantilization of higher education
Professional qualification
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Política Social
Referência: FERREIRA, Regiane Carla Mayer. O lugar do projeto de formação profissional diante da mercantilização do ensino na região ABEPSS Centro-Oeste. 2022. 129 f. Dissertação (Mestrado em Política Social) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Cuiabá, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/5277
Data defesa documento: 21-Dec-2020
Aparece na(s) coleção(ções):CUC – ICHS – PPGPS – Dissertações de mestrado

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