Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/5291
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | De volta para escola : um estudo sobre mulheres estudantes do EJA no contexto da pandemia da covid-19 |
Autor(es): | Barros, Abenizia Auxiliadora |
Orientador(a): | Bitencourt, Silvana Maria |
Membro da Banca: | Bitencourt, Silvana Maria |
Membro da Banca: | Estevinho, Telmo Antônio Dinelli |
Membro da Banca: | Carvalho, Claudia Cristina Ferreira |
Resumo : | Esta pesquisa tem como objetivo analisar as influências da pandemia da covid-19 na vida das mulheres matriculadas na modalidade EJA-Ensino Médio em suas relações familiares, profissionais e educacionais. Busca-se compreender o sentido da escolarização para estas mulheres, considerando o contexto atual de acesso e permanência na modalidade de Ensino de Jovens e Adultos (EJA) do segmento Ensino Médio que os(as) usuários(as) do programa/política social vivenciam a partir de sua evidente extinção. Também procura-se descrever os impactos sociais, econômicos e subjetivos/emocionais da pandemia da covid-19 na vida das alunas da modalidade EJA; investigar como estas mulheres se percebem nas relações com a família, a educação e o mercado de trabalho no contexto da pandemia e identificá-las a partir do diálogo com as questões de gênero e patriarcado. O desenvolvimento da pesquisa ocorreu no ano de 2021 com alunas da Escola Estadual Prof. Demétrio de Souza, localizada na cidade de Várzea Grande/MT, e da Escola Estadual João Catarino, situada na cidade de Barra dos Bugres/MT, as entrevistas foram realizadas entre os meses de setembro a dezembro de 2021, após a aprovação do comitê de ética. Para a coleta de dados, foram utilizadas as técnicas de pesquisa bibliográfica e análise documental, questionário fechado, entrevistas semiestruturadas e observações de campo. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualiquantitativo, que tem como fundamentação teórico-metodológica a convergência de dois referenciais teóricos, a Sociologia da Educação por meio dos estudos que abordam as trajetórias e estratégias de escolarização, em especial das camadas populares, e os estudos de gênero e feministas. A pesquisa visa contribuir para a produção de conhecimento sobre a realidade desta notável parcela da sociedade brasileira, mulheres que decidiram voltar à escola depois de anos afastadas desta instituição por diversos motivos. |
Resumo em lingua estrangeira: | This research aims to analyze the influences of the covid-19 pandemic on the lives of women enrolled in the EJA-high school modality in their family, professional and educational relationships. It seeks to understand the meaning of schooling for these women, considering the current context of access and permanence in the Youth and Adult Education (EJA) modality of the High School segment that the users of the program/social policy experience from its evident extinction. It also seeks to: describe the social, economic, and subjective/emotional impacts of the covid-19 pandemic on the lives of EJA students; investigate how these women perceive themselves in their relationships with the family, education and the labor market in the context of the pandemic and identify these women from the dialogue with gender and patriarchy issues. The development of the research took place in 2021 with students from Escola Estadual Prof. Demétrio de Souza located in the city of Várzea Grande/MT and the João Catarino State School, located in the city of Barra dos Bugres/MT, the interviews were carried out between September and December 2021, after approval by the ethics committee. For data collection, techniques such as: bibliographic research and document analysis, closed questionnaire, semi-structured interviews and field observations were used. This is quali-quantitave research that has as its theoretical-methodological foundation the convergence of two theoretical references, the Sociology of Education through studies that approach the trajectories and strategies of schooling, in particular, of the lower classes and gender studies. and feminists. The research aims to contribute to the production of knowledge about the reality of this remarkable part of Brazilian society, women who decided to return to school after years away from this institution for various reasons. |
Palavra-chave: | Mulheres Cuidado Gênero EJA Patriarcado Sociologia |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Women Caution Genre EJA Patriarchy Education |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Sociologia |
Referência: | BARROS, Abenizia Auxiliadora. De volta para escola: um estudo sobre mulheres estudantes do EJA no contexto da pandemia da covid-19. 2023. 110 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Cuiabá, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/5291 |
Data defesa documento: | 24-Mar-2023 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC – ICHS – PPGS – Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2023_Abenizia Auxiliadora Barros.pdf | 978.49 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.