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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Cleber Alves da-
dc.date.accessioned2024-03-05T16:06:51Z-
dc.date.available2022-11-22-
dc.date.available2024-03-05T16:06:51Z-
dc.date.issued2022-08-30-
dc.identifier.citationSILVA, Cleber Alves da. A física das radiações ionizantes no ensino médio utilizando o contador Geiger-Müller. 2022. 168 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Barra do Garças, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/5309-
dc.description.abstractThere are many students who are unaware of the relationships between ionizing radiation, be they alpha, beta and gamma radiation in energy generation, in the treatment and diagnosis of diseases, in food conservation and also involvement in radioactive accidents. The Physics of Ionizing Radiations is a part of the content of Modern and Contemporary Physics (FMC), becoming part of the implementation of the new proposal of the National Common Curricular Base (BNCC) of 2018. A didactic proposal was developed to teach the concepts of Physics of ionizing radiation through application in the classroom, seeking to provide the student with the acquisition of new knowledge, so that the individual can understand the importance of ionizing radiation for the community and its applications, both in health, in terms of food, as well as in energy generation. In the last ten years, there has been an increase in the number of published works dealing with ionizing radiation with different approaches. The general objective of the application of this educational product was to develop a didactic sequence on the teaching of Physics of ionizing radiation using the historical context, computer simulations and to present the Geiger-Müller Counter empirically through experiments. The educational product was presented as an excellent instrument to work on methodologies in the cognitive process and the development of this proposal becomes evident the improvement in the learning of the concepts involved, so that the students understood that ionizing radiations are present in diagnostic exams. , in the treatment of diseases such as cancer, in the generation of electric energy and even in the conservation of perishable foods.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Ariel Gomes (ariel.gomes@ufmt.br) on 2023-05-09T17:13:05Z No. of bitstreams: 2 DISS_2022_Cleber Alves da Silva.pdf: 4071095 bytes, checksum: ddee0acb5a9ef0aaeaa0b5395c2ee3f4 (MD5) DISS_2022_Cleber Alves da Silva - Prod. Educacional.pdf: 1713832 bytes, checksum: 91de9e51c8c12e05e042f1996592b08b (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA física das radiações ionizantes no ensino médio utilizando o contador Geiger-Müllerpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEnsino de Físicapt_BR
dc.subject.keywordAcidentes Radioativospt_BR
dc.subject.keywordUsinas Nuclearespt_BR
dc.subject.keywordUso em Diagnósticospt_BR
dc.subject.keywordTratamento de Doençaspt_BR
dc.contributor.advisor1Sousa, Adellane Araujo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7546186491963065pt_BR
dc.contributor.referee1Sousa, Adellane Araujo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7546186491963065pt_BR
dc.contributor.referee2Verde, Ediron Lima-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8125060759755006pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0867635024211001pt_BR
dc.description.resumoDiversos são os estudantes que desconhecem as relações das radiações ionizantes, sejam elas as radiações alfa, beta e gama na geração de energia, no tratamento e diagnósticos de doenças, na conservação de alimentos e também o envolvimento em acidentes radioativos. A Física das radiações ionizantes é uma parte do conteúdo da Física Moderna e Contemporânea (FMC), tornandose parte da implementação da nova proposta da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de 2018. Foi desenvolvido uma proposta didática para ensinar os conceitos da Física das radiações ionizantes através da aplicação em sala de aula, procurando proporcionar ao estudante a aquisição de novos conhecimentos, de forma que o indivíduo possa compreender a importância das radiações ionizantes para a comunidade e suas aplicações, tanto na saúde, tanto na questão alimentar, quanto na geração de energia. Nos últimos dez anos, aumentou-se a quantidade de trabalhos publicados que tratam das radiações ionizantes com diferentes abordagens. O objetivo geral da aplicação deste produto educacional foi de desenvolver uma sequência didática sobre o ensino de Física das radiações ionizantes utilizando o contexto histórico, as simulações computacionais e apresentar de forma empírica através de experimentos o Contador Geiger-Müller. O produto educacional se apresentou como um excelente instrumento para se trabalhar as metodologias no processo cognitivo e o desenvolvimento dessa proposta se torna evidente a melhora na aprendizagem dos conceitos envolvidos, de forma que, os estudantes compreenderam que as radiações ionizantes se fazem presentes em exames diagnósticos, no tratamento de doenças como o câncer, na geração de energia elétrica e até na conservação de alimentos perecíveis.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) – Araguaiapt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUA - Araguaiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEFpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.subject.keyword2Teaching Physicspt_BR
dc.subject.keyword2Radioactive Accidentspt_BR
dc.subject.keyword2Nuclear power plantspt_BR
dc.subject.keyword2Use in Diagnosticspt_BR
dc.subject.keyword2Disease Treatmentpt_BR
dc.contributor.referee3Mello, Geison Jader-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9794369843997713pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUA - ICET - MNPEF - Dissertações de mestrado

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