Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/5401
Tipo documento: Tese
Título: A pedagogia Waldorf e o lugar do corpo : entre representações e vivências de estudantes do final do ensino fundamental de uma escola em Cuiabá–MT
Autor(es): Santos, Eliane Souza Oliveira dos
Orientador(a): Gomes, Cleomar Ferreira
Membro da Banca: Gomes, Cleomar Ferreira
Membro da Banca: Alonso, Kátia Morosov
Membro da Banca: Oliveira, Bárbara Cortella Pereira de
Membro da Banca: Mizusaki, Renata Aparecida Carbone
Membro da Banca: Romanelli, Rosely Aparecida
Resumo : Esta pesquisa busca compreender o lugar do corpo no contexto da Pedagogia Waldorf, estabelecida na dinâmica escolar, e a noção que os(as) estudantes expressam sobre a própria corporeidade. A base teórica está alicerçada nos pressupostos teórico-metodológicos de Rudolf Steiner e em autores que discorrem sobre os sentidos e significados atribuídos ao corpo na contemporaneidade, especialmente na teoria e nas formulações sociológicas e antropológicas de David Le Breton a respeito do corpo. De acordo com os princípios e fundamentos da Pedagogia Waldorf, as práticas pedagógicas permeiam a área da linguagem em componentes artísticos, rítmicos, lúdicos e expressivos, os quais se articulam em uma dinâmica que predomina a vivência e a experiência. Nessa perspectiva, as questões orientadoras de pesquisa foram: 1) qual é o lugar ocupado pelo corpo dos atores envolvidos nas práticas corporais ensinadas, aprendidas e que emergem nos tempos e espaços escolares na Pedagogia Waldorf? 2) quais representações os(as) estudantes do final do ensino fundamental têm sobre corpo? A partir delas, definiu-se, como objetivo geral do estudo, compreender o lugar do corpo na Pedagogia Waldorf. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, orientada ao estudo das essências, que se dá na existência e no vivido, cujo esforço maior foi descrever, muito mais do que explicar ou analisar. Para a geração dos dados empíricos, optou-se pelas técnicas da pesquisa etnográfica: observação assistemática (exploratória) e sistemática, mediante anotações em diário de campo e captura de imagem por meio da fotografia, nos diferentes tempos e espaços escolares, e aplicação de entrevista semiestruturada aos(às) estudantes do 9º ano da escola investigada. Para compreensão dos dados, recorremos ao que costumeiramente é chamado de triangulação, ou seja, o cruzamento e confronto das diferentes informações apreendidas em campo e nas perspectivas teóricas. O lócus da pesquisa foi uma escola associativa de educação infantil e ensino fundamental, localizada em Cuiabá–MT, que adota a Pedagogia Waldorf. Os achados da pesquisa revelaram a centralidade do corpo nos tempos e espaços escolares, expressos no momento da acolhida, no ritmo, nos lanches, nas refeições, nos intervalos e nas práticas pedagógicas, observada e relatada pelos(as) estudantes. A representação de corpo estava atrelada à sua importância como única forma de ser, estar e querer–agir no mundo. As experiências vividas dos(as) estudantes, a partir de suas narrativas, indicaram que apreciavam as próprias formas físicas e a noção de individualidade e singularidade a partir da condição corporal. Na escola-campo, o corpo era vivido intensamente em corpo-imersão, corpo-movente, corpo-criador, corpo-sonoro, corpo-presentificado e corpo-ativo. Nesse sentido, o cansaço físico se fez presente nas falas dos(as) estudantes, relacionando-o ao aumento da carga horária no 9º ano, surgindo, assim, o corpo-cansado. A pesquisa revelou ainda formas de aprender e de se relacionar, permeadas pelo afeto, corpo-acolhedor, corpo-escuta, corpo-memória e corpoartesão, que aprende e ensina, atreladas ao movimento e às técnicas corporais próprias da Pedagogia Waldorf, tão valorizadas pelos(as) estudantes. Concluímos que a escola Waldorf é um corpo-vivo, um espaço-lugar onde pulsam corpos-estudantes singulares, que se constituem nas relações e coletivamente.
Resumo em lingua estrangeira: This research seeks to understand the place of the body in the context of Waldorf Pedagogy, established in the school dynamics, and the notion that students express about their own corporeality. The theoretical basis is based on Rudolf Steiner's theoretical and methodological assumptions and on authors who discuss the senses and meanings attributed to the body in contemporary times, especially in David Le Breton's sociological and anthropological formulations about the body. According to the principles and foundations of Waldorf Pedagogy, the pedagogical practices permeate the language area in artistic, rhythmic, playful, and expressive components, which are articulated in a dynamic that predominates living and experience. From this perspective, the research guiding questions were: 1) what is the place occupied by the body of the actors involved in the body practices taught, learned, and that emerge in school times and spaces in Waldorf Pedagogy? 2) what representations do students in the end of elementary school have about the body? Based on these, the general goal of the study was to understand the place of the body in Waldorf Pedagogy. This is qualitative research, oriented to the study of essences, which takes place in existence and in what is lived, and whose main effort was to describe, much more than to explain or analyze. To generate empirical data, we chose the techniques of ethnographic research: systematic observation (exploratory) and systematic, by means of notes in a field journal and image capture through photography, in the different school times and spaces, and the application of semi-structured interviews to ninth grade students at the school under investigation. To understand the data, we resorted to what is usually called triangulation, that is, the crossing and confrontation of the different information gathered in the field and in the theoretical perspectives. The locus of the research was an associative kindergarten and elementary school, located in Cuiabá–MT, which adopts Waldorf Pedagogy. The research findings revealed the centrality of the body in school times and spaces, expressed in the moment of the welcome, the rhythm, the snacks, the meals, the breaks, and the pedagogical practices, observed and reported by the students. The representation of the body was linked to its importance as the only way of being, being, and wanting to act in the world. The lived experiences of the students, from their narratives, indicated that they appreciated their own physical forms and the notion of individuality and singularity from the body condition. In the school-camp, the body was intensely lived in body-immersion, body-moving, body-creator, body-sound, body-presented, and body-active. In this sense, physical tiredness was present in the statements of the students, relating it to the increase of the workload in the ninth grade, thus appearing the tired body. The research also revealed ways of learning and relating, permeated by affection, body-acollecting, body-listening, body-memory, and body-artisan, that learns and teaches, linked to movement and to the body techniques of Waldorf Pedagogy, so valued by the students. We conclude that the Waldorf school is a living body, a space-place where unique student-bodies pulsate, that constitute themselves in relationships and collectively.
Palavra-chave: Pedagogia Waldorf
Ensino fundamental
Corpo
Vivências
Representações
Palavra-chave em lingua estrangeira: Waldorf pedagogy
Elementary school
Body
Experiences
Representations
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Educação (IE)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Referência: SANTOS, Eliane Souza Oliveira dos. A pedagogia Waldorf e o lugar do corpo: entre representações e vivências de estudantes do final do ensino fundamental de uma escola em Cuiabá–MT. 2022. 638 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/5401
Data defesa documento: 30-Nov-2022
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Teses de doutorado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE_2022_Eliane Souza Oliveira dos Santos.pdf9.85 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.