Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/5403
Tipo documento: | Tese |
Título: | Mulheres, ensino superior e internacionalização na Universidade Federal de Mato Grosso (1970-2016) |
Autor(es): | Martins, Joira Aparecida Leite de Oliveira Amorim |
Orientador(a): | Ferreira, Nilce Vieira Campos |
Membro da Banca: | Ferreira, Nilce Vieira Campos |
Membro da Banca: | Anjos, Alexandre Martins dos |
Membro da Banca: | Mello, Irene Cristina de |
Membro da Banca: | Chaloba, Rosa Fatima de Souza |
Membro da Banca: | Herrero, Alejandro Ramon |
Resumo : | Nesta tese de cunho histórico, o objetivo principal é compreender como se caracterizou a atuação das mulheres nos processos de internacionalização da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), entre os anos de 1970 e 2016. Os objetivos específicos foram: I) investigar mulheres na internacionalização na UFMT; II) analisar a internacionalização implementada na UFMT, com ênfase na atuação feminina; III) identificar o perfil dos partícipes nas mobilidades internacionais promovidas pela UFMT e VI) Pesquisar o movimento assumido pela comunidade acadêmica feminina da UFMT. Constituíram fontes da pesquisa: legislação, artigos científicos, sítios eletrônicos, documentos oficiais coletados no acervo institucional de diferentes setores da universidade e testemunhos orais. Metodologicamente, a pesquisa é bibliográfica e documental, a partir da análise de documentos institucionais. Para compreender melhor as fontes coletadas, entrevistas foram realizadas com servidoras e servidores da UFMT, adotando procedimentos comuns à história oral. As contribuições de Pedro Benedito Dorileo (1976) e Gabriel Novis Neves (2022) somaram-se para a composição da memória institucional. Para compreensão do percurso de mulheres no ensino superior e na internacionalização, trouxeram fundamentos as obras de Jane Soares de Almeida (2004), Michelle Perrot (2007), Dermeval Saviani (2010), Jane Knight (2020), Marília Morosini (2020), em meio a outros autores. Jacques Le Goff e Pierre Nora (1974), Michel de Certeau (1982), Peter Burke (1992), entre outros, ensinaram os caminhos da investigação histórica e a coleta minuciosa e atenta das fontes documentais. Paul Thompson (1978) e José Carlos Sebe Bom Meihy (1996) orientaram o uso de técnicas para compor o percurso de coleta e análise de fontes orais. A tese aponta que a participação das mulheres na internacionalização da UFMT iniciou-se de maneira tímida e avançou a partir de movimentos de mobilização interna e externa, conduzidos ora por anseio pessoal, ora por ações institucionalizadas. Ao mesmo tempo, a internacionalização, no recorte temporal estudado, movimentou-se morosamente, dado que a UFMT, até 2016, ainda buscava consolidar uma política para internacionalização em âmbito institucional. Como resultado, a pesquisa pontua que movimentos femininos pela internacionalização foram desencadeados na UFMT, contudo, nem sempre houve apoio ou incentivo institucional para a promoção de mobilidade internacional acessível às mulheres. As fontes acessadas demonstram a necessária política de internacionalização institucional incluindo a pauta de equidade de gênero. |
Resumo em lingua estrangeira: | ABSTRACT: In this historical thesis, the main objective is to understand how the role of women in the
internationalization processes of the Federal University of Mato Grosso (UFMT) was
characterized between the years 1970 and 2016. The specific objectives were: I) to investigate
women in internationalization at UFMT; II) to analyze the internationalization implemented at
UFMT, with emphasis on female performance; III) to identify the profile of participants in
international mobilities promoted by UFMT, and, VI) to research the movement assumed by
the female academic community of UFMT. The sources of the research were: legislation,
scientific articles, electronic sites, official documents collected from the institutional collection
of different sectors of the university and oral testimonies. Methodologically, the research is
bibliographical and documental, from the analysis of institutional documents. To better
understand the collected sources, interviews were conducted with UFMT servants, adopting
procedures common to oral history. The contributions of Pedro Benedito Dorileo (1976) and
Gabriel Novis Neves (2022) added to the composition of the institutional memory. To
understand the path of women in higher education and internationalization, the works of Jane
Soares de Almeida (2004), Michelle Perrot (2007), Dermeval Saviani (2010), Jane Knight
(2020), Marília Morosini (2020), among other authors. Jacques Le Goff and Pierre Nora (1974),
Michel de Certeau (1982), Peter Burke (1992), among others, have taught the paths of historical
investigation and the meticulous and attentive collection of documentary sources. Paul
Thompson (1978) and José Carlos Sebe Bom Meihy (1996) guided the use of techniques to
compose the course of collection and analysis of oral sources. The thesis points out that the
participation of women in the internationalization of UFMT started in a timid way and advanced
from internal and external mobilization movements, driven sometimes by personal desire,
sometimes by institutionalized actions. At the same time, internationalization in the time frame
studied, moved slowly, given that the UFMT, until 2016, still sought to consolidate a policy for
internationalization at the institutional level. As a result, the research points out that female
movements for internationalization were triggered at UFMT, however, there was not always
institutional support or incentives for the promotion of international mobility accessible to
women. The sources demonstrate the necessary policy of institutional internationalization,
including the gender equity agenda. RESUMEN: En esta tesis histórica, el objetivo principal es comprender cómo se caracterizó el papel de la mujer en los procesos de internacionalización de la Universidad Federal de Mato Grosso (UFMT) entre los años 1970 y 2016. Los objetivos específicos fueron: I) investigar mujeres en la internacionalización en la UFMT; II) analizar la internacionalización implementada en la UFMT, con énfasis en el desempeño femenino; III) identificar el perfil de las participantes en las movilidades internacionales promovidas por la UFMT, e, VI) investigar el movimiento asumido por la comunidad académica femenina de la UFMT. Las fuentes de investigación fueron: legislación, artículos científicos, sitios electrónicos, documentos oficiales recolectados del archivo institucional de diferentes sectores de la universidad y testimonios orales. Metodológicamente, la investigación es bibliográfica y documental, a partir del análisis de documentos institucionales. Para comprender mejor las fuentes recopiladas, se realizaron entrevistas con servidores de la UFMT, adoptando procedimientos comunes a la historia oral. Los aportes de Pedro Benedito Dorileo (1976) y Gabriel Novis Neves (2022) sumaron a la composición de la memoria institucional. Para comprender el camino de la mujer en la educación superior y la internacionalización, se utilizaron los trabajos de Jane Soares de Almeida (2004), Michelle Perrot (2007), Dermeval Saviani (2010), Jane Knight (2020), Marília Morosini (2020), entre otros autores. Jacques Le Goff y Pierre Nora (1974), Michel de Certeau (1982), Peter Burke (1992), entre otros, enseñaron los caminos de la investigación histórica y la recolección minuciosa y atenta de las fuentes documentales. Paul Thompson (1978) y José Carlos Sebe Bom Meihy (1996) orientaron el uso de técnicas para componer el curso de recopilación y análisis de fuentes orales. La tesis apunta que la participación de las mujeres en la internacionalización de la UFMT comenzó de manera tímida y avanzó a partir de movimientos de movilización internos y externos, impulsados por el deseo personal, a veces por acciones institucionalizadas. Al mismo tiempo, la internacionalización en el marco temporal estudiado avanzó lentamente, dado que la UFMT, hasta 2016, aún buscaba consolidar una política de internacionalización a nivel institucional. Como resultado, la investigación indica que en la UFMT se desencadenaron movimientos femeninos para la internacionalización, sin embargo, no siempre hubo apoyo institucional o incentivos para la promoción de la movilidad internacional accesible a las mujeres. Las fuentes consultadas demuestran la necesaria política de internacionalización institucional, incluyendo la directriz de equidad de género. |
Palavra-chave: | História da educação feminina brasileira Mulheres e internacionalização na UFMT Internacionalização do ensino superior Universidade Federal de Mato Grosso |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | History of brazilian female education Women and Internationalization at UFMT Internationalization of higher education Federal University of Mato Grosso |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Educação (IE) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Referência: | MARTINS, Joira Aparecida Leite de Oliveira Amorim. Mulheres, ensino superior e internacionalização na Universidade Federal de Mato Grosso (1970-2016). 2023. 172 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/5403 |
Data defesa documento: | 29-Jun-2023 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IE - PPGE - Teses de doutorado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE_2023_Joira Aparecida Leite de Oliveira Amorim Martins.pdf | 2.79 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.