Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/5430
Tipo documento: Tese
Título: Reflexões sobre morte e legado na educação : ressignificação da vida expressa por jovens do ensino médio
Autor(es): Trevisan, Daniele
Orientador(a): Maciel, Cristiano
Membro da Banca: Casagrande, Ana Lara
Membro da Banca: Maciel, Cristiano
Membro da Banca: Sá, Elizabeth Figueiredo de
Membro da Banca: Bim, Sílvia Amélia
Membro da Banca: Ruiz, Erasmo Miessa
Resumo : A partir da modernidade se instaurou uma relação de distanciamento, medo e negação em relação a morte. Entretanto, ela traz consigo um potencial que nos permite aprender a viver melhor. Quando refletimos sobre a vida na perspectiva da finitude, reavaliamos os variados temas e valores que perpassam nossa existência. Dessa forma, acreditamos que a reflexão sobre a finitude da vida nos proporciona a construção da existência pautada em atitudes mais reflexivas e críticas que resultem na preocupação com uma postura ética na construção da existência. A escola, como espaço de formação humana, pode contribuir com esse processo, entretanto, a morte continua velada em ambientes educacionais, persistindo assim, uma lacuna no tratamento desta temática. Diante dessas questões, nos questionamos: Como abordar a temática da morte com jovens do Ensino Médio de forma que contribua com reflexões que possibilitem a ressignificação da vida? Neste viés, o objetivo geral da pesquisa consistiu em compreender como os jovens percebem, refletem e se relacionam com a finitude humana e como a discussão desta temática pode contribuir para reflexões existenciais e a ressignificação da vida por estudantes do Ensino Médio em uma escola pública do estado de Mato Grosso. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa desenvolveu-se pautada em uma abordagem qualitativa por meio da metodologia de pesquisa participante. A coleta de dados compreendeu três fases: i) planejamento teórico, institucional e metodológico, momento em que realizamos estudo teórico de autores que discutem os aspectos educativos da morte e uma Revisão Sistemática de Literatura, definimos o lócus de realização da pesquisa e fizemos a regulamentação para atendimento aos preceitos éticos necessários; ii) a definição do grupo de pesquisa e diagnóstico da realidade, foi realizada apresentação e convite aos jovens para participação, realizamos entrevistas individuais para um diagnóstico inicial com os estudantes participantes e a análise dos dados dessas entrevistas que nos permitiu a identificação das temáticas que seriam abordadas no processo de pesquisa; iii) planejamento e realização das estratégias educativas, construímos um programa pedagógico que conduziu os encontros formativos com os estudantes participantes da pesquisa, foram realizados vinte e três encontros nos meses de outubro e novembro do ano de 2021. Todas as ações foram realizadas na Escola Estadual José Alves Bezerra, escola pública da rede estadual de ensino do estado de Mato Grosso, localizada no município de Porto dos Gaúchos/MT e contou com a participação de 31 estudantes matriculados no Ensino Médio desta instituição. A análise dos dados coletados foi realizada a partir da na análise categorial de conteúdo (Bardin, 2016). A categorização referente a entrevista inicial que consistia no diagnóstico da realidade resultou em categorias que posteriormente na relação com o referencial teórico foram emergindo temáticas que seriam abordadas nos encontros formativos. A partir das análises dos resultados, percebemos que para a discussão sobre morte emergiu dos estudantes a necessidade de discussões que contribuíssem para compreensão do tabu e interdição sobre a morte, tendo em vista a ausência de espaços para esclarecimentos de dúvidas. Realizamos discussões sobre imortalidade e diferentes visões sobre a morte em uma perspectiva histórica e cultural. A temática da finitude humana também emergiu diversas reflexões sobre a existência, nesta faixa etária, destacamos os desafios da adolescência, relacionamentos e comportamentos autodestrutivos. Também evidenciamos a necessidade de abordagem sobre luto, tendo em vista, a dificuldade que apresentaram em compreender os significados dos rituais e lidar com situações de perdas tanto na superação quanto no apoio a familiares e amigos. A partir das discussões realizadas percebemos ser possível a construção de práticas sociais baseadas em uma relação consciente com a finitude e reflexões sobre existência humana que direcionam para a constituição de diferentes formas de lidar com a morte e o luto.
Resumo em lingua estrangeira: Since modernity, a relationship of distance, fear and denial regarding death has been established. However, it brings with it potential that allows us to learn to live better. When we reflect on life from the perspective of finitude, we reevaluate the varied themes and values that permeate our existence. In this way, we believe that reflection on the finiteness of life provides us with the construction of existence based on more reflective and critical attitudes that result in concern with an ethical stance in the construction of existence. The school, as a space for human formation, can contribute to this process, however, death continues to be veiled in educational environments, thus persisting a gap in the treatment of this topic. Faced with these questions, we ask ourselves: How can we approach the issue of death with young people in high school in a way that contributes to reflections that enable the reframing of life? In this sense, the general objective of the research was to understand how young people perceive, reflect and relate to human finitude and how the discussion of this topic can contribute to existential reflections and the new meaning of life by high school students in a public school in the state of Mato Grosso. From a methodological point of view, the research was developed based on a qualitative approach through participatory research methodology. Data collection comprised three phases: i) theoretical, institutional and methodological planning, at which time we carried out a theoretical study of authors who discuss the educational aspects of death and a Systematic Literature Review, we defined the locus of research and carried out the regulations to comply with the necessary ethical precepts; ii) the definition of the research group and diagnosis of reality, a presentation and invitation to young people to participate was carried out, we carried out individual interviews for an initial diagnosis with the participating students and the analysis of data from these interviews that allowed us to identify the themes that would be addressed in the research process; iii) planning and carrying out educational strategies, we built a pedagogical program that conducted training meetings with students participating in the research, twenty-three meetings were held in the months of October and November of 2021. All actions were carried out at the State School José Alves Bezerra, a public school in the state education network in the state of Mato Grosso, located in the municipality of Porto dos Gaúchos/MT and had the participation of 31 students enrolled in high school at this institution. The analysis of the collected data was carried out using categorical content analysis (Bardin, 2016). The categorization referring to the initial interview that consisted of diagnosing reality resulted in categories that later, in relation to the theoretical framework, themes emerged that would be addressed in the training meetings. From the analysis of the results, we realized that for the discussion about death, the need for discussions that contributed to understanding the taboo and prohibition on death emerged from the students, given the lack of spaces for clarification of doubts. We hold discussions about immortality and different views on death from a historical and cultural perspective. The theme of human finitude also emerged several reflections on existence, in this age group, we highlight the challenges of adolescence, relationships and self-destructive behaviors. We also highlighted the need for an approach to grief, given the difficulty they presented in understanding the meanings of rituals and dealing with situations of loss, both in overcoming and in supporting family and friends. From the discussions held, we realized that it is possible to build social practices based on a conscious relationship with finitude and reflections on human existence that lead to the creation of different ways of dealing with death and mourning.
Palavra-chave: Educação sobre a morte
Legado
Jovens
Educação básica
Ensino médio
Palavra-chave em lingua estrangeira: Education about death
Legacy
Young people
Basic education
High school
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Educação (IE)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Referência: TREVISAN, Daniele. Reflexões sobre morte e legado na educação: ressignificação da vida expressa por jovens do ensino médio. 2023. 242 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/5430
Data defesa documento: 25-Aug-2023
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Teses de doutorado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE_2023_Daniele Trevisan.pdf4.12 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.