Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/5434
Tipo documento: Tese
Título: Liceu Cuiabano-MT : a arquitetura enquanto elemento curricular (1937-1944)
Autor(es): Castro, Thalita Pavani Vargas de
Orientador(a): Sá, Elizabeth Figueiredo de
Membro da Banca: Sá, Elizabeth Figueiredo de
Membro da Banca: Caetano, Edson
Membro da Banca: Silva, Marijâne Silveira da
Membro da Banca: Araujo, Jose Carlos Souza
Membro da Banca: Ferreira, António Gomes Alves
Resumo : Esta tese é resultado da pesquisa de Doutorado desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Mato Grosso. Seu objeto de estudo é a arquitetura escolar do Colégio Liceu Cuiabano (1937-1944), uma das primeiras instituições educativas de ensino secundário do estado, criado ainda no século XIX em Cuiabá – MT. Tinha como finalidade preparar sobretudo os filhos de parte da elite local para o processo de admissão nos cursos superiores. Diante do contexto histórico de sua criação e instalação, que perpassa mais de 140 anos de funcionamento, esta pesquisa se propõe a compreender como se desenvolveu o processo de planejamento da arquitetura escolar do Liceu Cuiabano até a construção e utilização do edifício. O recorte temporal abrange as décadas de 1930 e 1940, justamente o período em que Cuiabá passou por transformações cujos efeitos alteraram substancialmente o cotidiano da capital, com a execução do programa “Obras Oficiais” que resultou na construção do prédio do Liceu Cuiabano, inaugurado em 1944. Portanto, a pesquisa se articula a partir da seguinte pergunta de partida: Como foi pensada e construída a arquitetura escolar do Liceu Cuiabano considerando sua finalidade? Visando responder a esta questão, os procedimentos metodológicos definidos se baseiam na abordagem histórica, realizada através de uma operação historiográfica (CERTEAU, 2002) que se inicia pelo processo de localização das fontes, devidamente reunidas, selecionadas e catalogadas, para que posteriormente a construção da escrita e da análise se articulasse tanto ao objeto de pesquisa quanto ao contexto em que a instituição estava inserida. O levantamento das fontes documentais foi realizado no Arquivo Público do Estado de Mato Grosso (APMT), nos acervos do Grupo de Pesquisa História da Educação e Memória (GEM/UFMT) e no acervo online da Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional. Essa documentação é composta por: mensagens, atas, decretos, legislações, jornais estudantis e jornais não especializados de grande circulação voltados ao público em geral e que versam sobre o contexto e a organização política de Mato Grosso, o ensino secundário e o Liceu Cuiabano entre as décadas de 1930 a 1940. As análises foram realizadas com base no referencial teórico-metodológico, orientadas pelos conceitos centrais propostos para este estudo, ou seja: instituição educativa (MAGALHÃES, 2004); arquitetura escolar (ESCOLANO, 2001); e as representações e apropriações (CHARTIER, 2011). Dessa forma, os resultados parciais sinalizam que a arquitetura escolar, enquanto elemento curricular, ensinou e formou os sujeitos que fizeram parte do cotidiano do Liceu Cuiabano através da organização e da utilização pedagógica deste espaço na formação dos alunos. Portanto, a construção arquitetônica do Liceu Cuiabano consolidou um projeto de urbanismo ideal, constituído de ações humanas, de modo a ditar, ensinar, educar e formar o cidadão da época no interior de um processo imbuído de comportamentos, sentimentos, valores e saberes.
Resumo em lingua estrangeira: This thesis is the result of doctoral research developed in the Graduate Program in Education at the Federal University of Mato Grosso. Its object of study is the school architecture of Colégio Liceu Cuiabano (1937-1944), one of the first educational institutions of secondary education in the state, created in the 19th century in Cuiabá - MT. Its purpose was to prepare, above all, the children of part of the local elite for the admission process to higher education. Given the historical context of its creation and installation, which spans more than 140 years of operation, this research aims to understand how the process of planning the school architecture of Liceu Cuiabano was developed until the construction and use of the building. The time frame covers the 1930s and 1940s, precisely the period in which Cuiabá underwent transformations that effects substantially altered the daily life of the capital, with the execution of the “offical building jobs” program that resulted in the construction of the Liceu Cuiabano, inaugurated in 1944. Therefore, the research is articulated from the following starting question: how was the school architecture of Liceu Cuiabano conceived and built considering its purpose? In order to answer this question, the defined methodological procedures are based on the historical approach, carried out through a historiographical operation (CERTEAU, 2002) that begins with the process of locating the sources, duly gathered, selected and catalogued, so that later the process of the writing and analysis was articulated both to the research object and to the context in which the institution was inserted. The survey of documentary sources was carried out in the Public Archive of the State of Mato Grosso (hereby APMT), in the collections of the Research Group History of Education and Memory (hereby GEM/UFMT) and in the online collection of the National Library's Hemeroteca Digital. This documentation is composed of messages, minutes, decrees, legislation, student newspapers and non-specialized newspapers of wide circulation aimed at the general public and which deal with the context and political organization of Mato Grosso, secondary education and Liceu Cuiabano among the decades from 1930 to 1940. The analyzes were based on the theoretical-methodological framework, guided by the central concepts proposed for this study, that is: educational institution (MAGALHÃES, 2004); school architecture (ESCOLANO, 2001); and representations and appropriations (CHARTIER, 2011). So, the partial results indicate that school architecture, as a curricular element, taught and formed the subjects who were part of Liceu Cuiabano's daily life through the organization and pedagogical use of this space in the training of students. Therefore, the architectural construction of Liceu Cuiabano consolidated an ideal urbanism project, made up of human actions, in order to dictate, teach, educate and form the citizen of the time within a process imbued with behaviors, feelings, values and knowledge.
Palavra-chave: Liceu Cuiabano
Arquitetura escolar
Instituição educativa
História da educação
Palavra-chave em lingua estrangeira: Liceu Cuiabano
School architecture
Educational institution
History of education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Educação (IE)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Referência: CASTRO, Thalita Pavani Vargas de. Liceu Cuiabano-MT: a arquitetura enquanto elemento curricular (1937-1944). 2023. 238 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/5434
Data defesa documento: 28-Jun-2023
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Teses de doutorado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE_2023_Thalita Pavani Vargas de Castro.pdf3.66 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.