Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/5454
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Gonçalina Maria de Jesus-
dc.date.accessioned2024-03-21T18:10:50Z-
dc.date.available2022-02-21-
dc.date.available2024-03-21T18:10:50Z-
dc.date.issued2021-09-21-
dc.identifier.citationSANTOS, Gonçalina Maria de Jesus. Ações identitárias e práticas pedagógicas dos professores Manoki: vivências na Escola Indígena Lino Araxi Irantxe: Aldeia Caititu. 2021. 127 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Linguagens, Cuiabá, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/5454-
dc.description.abstractIn this dissertation, our main objective is to investigate the actions that guide the pedagogical practices and, especially, to document the education and language strengthening policies adopted by the teachers of the Lino Araxi Irantxe Indigenous School, located in the Caititu village, in the Tirecatinga Indigenous Land, in Sapezal, in the state of Mato Grosso. Currently, the Irantxe language occupies only the school space and, thus, we saw the need to promote a reflection on the situation experienced by the teachers and students of the community. Methodologically, our investigation is framed as a qualitative research, in which we conducted a bibliographical survey about distinct aspects of the Irantxe people, such as: cultural, historical, linguistic, and social. Besides the theoretical and documental survey, we did a field research, with the purpose of collecting data through interviews and free observations in the village. For the presentation of the results, we established a dialogue between some legal aspects of indigenous school education, the teachers' training path, the school's Political Pedagogical Project, and the data obtained through the interviews. At the end, we have, as a result, a portrait of the indigenous school education policy adopted in the Caititu village; furthermore, we comment on the impact of the pandemic caused by covid-19 on current pedagogical practices.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Simone Gomes (simonecgsouza@gmail.com) on 2023-07-05T15:50:05Z No. of bitstreams: 1 DISS_2021_Gonçalina Maria de Jesus Santos.pdf: 1856164 bytes, checksum: 01f32335387ebfc3b8c31d835e8c827c (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2024-03-21T18:10:50Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2021_Gonçalina Maria de Jesus Santos.pdf: 1856164 bytes, checksum: 01f32335387ebfc3b8c31d835e8c827c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-03-21T18:10:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2021_Gonçalina Maria de Jesus Santos.pdf: 1856164 bytes, checksum: 01f32335387ebfc3b8c31d835e8c827c (MD5) Previous issue date: 2021-09-21en
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAções identitárias e práticas pedagógicas dos professores Manoki : vivências na Escola Indígena Lino Araxi Irantxe : Aldeia Caititupt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subject.keywordRevitalização linguísticapt_BR
dc.subject.keywordEducação escolar indígenapt_BR
dc.subject.keywordFormação de professorespt_BR
dc.contributor.advisor1Santana, Áurea Cavalcante-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3297258962839120pt_BR
dc.contributor.referee1Cintra, Ema Marta Dunck-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7476759989129278pt_BR
dc.contributor.referee2Santana, Áurea Cavalcante-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3297258962839120pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3197434518424458pt_BR
dc.description.resumoNesta dissertação, temos como objetivo principal investigar as ações que norteiam as práticas pedagógicas e, especialmente, documentar as políticas de educação e de fortalecimento linguístico adotadas pelos professores da Escola Indígena Lino Araxi Irantxe, situada na aldeia Caititu, da Terra Indígena Tirecatinga, em Sapezal, no estado de Mato Grosso. Atualmente, a língua Irantxe ocupa apenas o espaço escolar e, com isso, vimos a necessidade de promover uma reflexão sobre a situação vivenciada pelos professores e alunos da comunidade. Metodologicamente, a nossa investigação enquadra-se como uma pesquisa qualitativa, em que realizamos um levantamento bibliográfico acerca de diferentes aspectos do povo Irantxe, tais como: culturais, históricos, linguísticos e sociais. Além do levantamento teórico e documental, fizemos pesquisa de campo, com o intuito de coletar dados por meio de entrevistas e das observações livres na aldeia. Para a apresentação dos resultados, estabelecemos um diálogo entre alguns aspectos legais da educação escolar indígena, do percurso de formação dos professores, do Projeto Político Pedagógico da escola e dos dados obtidos por meio das entrevistas. Ao final, temos, como resultado, um retrato da política de educação escolar indígena adotada na aldeia Caititu, além disso, comentamos o impacto da Pandemia provocada pela covid-19 nas práticas pedagógicas atuais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Linguagens (IL)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos de Linguagempt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.subject.keyword2Pedagogical practicespt_BR
dc.subject.keyword2Linguistic revitalizationpt_BR
dc.subject.keyword2Indigenous school educationpt_BR
dc.subject.keyword2Teacher trainingpt_BR
dc.contributor.referee3Borges, Flávia Girardo Botelho-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1362958462280901pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IL - PPGEL - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2021_Gonçalina Maria de Jesus Santos.pdf1.81 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.