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Tipo documento: Dissertação
Título: A construção da distopia em Jogos Vorazes, do texto às telas
Autor(es): Nascimento, Joyce da Silva
Orientador(a): Moreira, Maria Elisa Rodrigues
Membro da Banca: Pereira, Vinícius Carvalho
Membro da Banca: Moreira, Maria Elisa Rodrigues
Membro da Banca: Figueiredo, Camila Augusta Pires de
Resumo : A pesquisa A construção da distopia em Jogos Vorazes, do texto às telas analisa as relações intermidiáticas entre literatura e cinema na construção da distopia na obra Jogos Vorazes, de Suzanne Collins (2008), e na adaptação cinematográfica Jogos Vorazes, dirigida por Gary Ross (2012). Jogos Vorazes apresenta trama futurística que tem como protagonista Katniss Everdeen, uma jovem de dezesseis anos, que está inserida em um contexto de desigualdade social, totalitarismo governamental e futilidade. É importante ressaltar que tanto a obra de Collins quanto a de Ross obtiveram grande sucesso com o público, majoritariamente jovem. Observamos, nas obras, as características narratológicas, os elementos distópicos, as diferenças e similaridades, os “ganhos” e as “perdas” do processo de adaptação e, de modo geral, os processos criativos que envolvem o deslocamento de uma mídia literária para uma mídia fílmica. Para tanto, a dissertação se apresenta organizada em três capítulos: o primeiro discute a adaptação, o segundo a distopia e no terceiro são apresentadas as análises do corpus de pesquisa. A transposição intermidiática é analisada a partir dos conceitos de Robert Stam e Linda Hutcheon, que observam, primordialmente, a adaptação sem os estereótipos da hierarquia entre literatura e cinema. A fundamentação da análise da distopia presente nos objetos desta pesquisa utiliza estudos de Andityas Matos, Evanir Pavloski, Leomir Hilário e Rudinei Kopp, entre outros. Esse percurso permitiu que conhecêssemos a história da distopia e da consolidação desse gênero, que ganhou espaço entre os séculos XX e XXI, e observássemos o processo de sua construção narrativa nas obras analisadas.
Resumo em lingua estrangeira: La investigación La construcción de la distopía en Los Juegos del Hambre, del texto a la pantalla, tiene como objetivo analizar las relaciones intermedias entre literatura y cine en la construcción de la distopía en la obra Los Juegos del Hambre, de Suzanne Collins (2008), y en la adaptación cinematográfica Los Juegos del Hambre, dirigida por Gary Ross (2012). El personaje principal es Katniss Everdeen, una chica de dieciséis años, que se inserta en un contexto de desigualdad social, totalitarismo gubernamental e inutilidad. Es importante señalar que tanto la obra de Collins como la de Ross tuvieron mucho éxito entre el público, que es principalmente joven. Observamos en las obras las características narratológicas, los elementos distópicos, las diferencias y similitudes, las "ganancias" y "pérdidas" del proceso de adaptación y, en general, los procesos creativos que implica el desplazamiento de un medio literario por un medio fílmico. Por lo tanto, esta tesis de maestría presenta tres capítulos: el primero trata de la adaptación, el segundo de la distopía y nel tercer son presentados los análisis del corpus de esta investigación. La transposición intermedia é analizada a partir de los conceptos de Robert Stam y Linda Hutcheon, que observan, principalmente, la adaptación sin los estereotipos de jerarquía entre la literatura y el cine. Para fundamentar el análisis de la distopía presente en los objetos de esta investigación utilizamos los estudios de Andityas Matos, Evanir Pavloski, Leomir Hilário y Rudinei Kopp, entre otros. Este trayecto nos posibilitó conocer la historia de la distopía y de la consolidación de este género, que ganó espacio entre los siglos XX y XXI, y observar el proceso de su construcción narrativa en las obras analizadas.
Palavra-chave: Adaptação
Distopias
Jogos Vorazes
Palavra-chave em lingua estrangeira: Adaptación
Distopías
Los Juegos del Hambre
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Linguagens (IL)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem
Referência: NASCIMENTO, Joyce da Silva. A construção da distopia em Jogos Vorazes, do texto às telas. 2022. 114 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Linguagens, Cuiabá, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/5456
Data defesa documento: 19-May-2022
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IL - PPGEL - Dissertações de mestrado

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