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Tipo documento: Tese
Título: Trama dos fios : educação linguística e letramentos críticos e visuais de português e inglês na educação bilíngue de surdos
Autor(es): Coelho, Jubileia Mendes de Matos
Orientador(a): Jesus, Dánie Marcelo de
Membro da Banca: Moraes, Antonio Henrique Coutelo de
Membro da Banca: Jucá, Leina Cláudia Viana
Membro da Banca: Jesus, Dánie Marcelo de
Membro da Banca: Furlaneto, Lucimeire da Silva
Membro da Banca: Gonçalves, Márcia de Moura
Resumo : O objetivo desta pesquisa é analisar as possíveis contribuições dos letramentos críticos e visuais na educação linguística de surdos em inglês e português como línguas adicionais, em uma escola bilíngue do Centro-Oeste, com alunos surdos do 8º e 9º anos, nos períodos letivos de 2018 e 2019. As aulas, tanto de português – no componente curricular de Língua Portuguesa, na modalidade escrita – como de inglês – no componente curricular de Língua Inglesa, também na modalidade escrita – ocorreram mediadas pela Língua Brasileira de Sinais (Libras). Esta tese movimenta-se por fios teóricos dos letramentos (STREET, 2014), em específico os letramentos críticos (JESUS, 2018; JORDÃO, 2014, 2015, 2016, 2018; MENEZES DE SOUZA, 2011a, 2011b; DUBOC, 2015, 2018; FERREIRA, 2018; MONTE MÓR, 2011, 2013, 2015) e os letramentos visuais (FERRAZ, 2014, 2018; FERRAZ; KAWACHI-FURLAN, 2019; MIZAN, 2014, 2018; ROSE, 2007), assim como pelo ensino de línguas adicionais (SCHLATTER; GARCEZ, 2009, 2012). Abarca conceitos como translinguagem, bilinguismo dinâmico e repertório linguístico (GARCÍA, 2015; GARCÍA; COLE, 2016). A expressão Educação linguística de línguas adicionais de surdos (ELLAS), neste traçado de pesquisa, traduz tanto a educação linguística de português como a de inglês escritos, tendo a Língua Brasileira de Sinais como primeira língua do aluno surdo sinalizante. A metodologia se enquadra em um paradigma de pesquisa qualitativa do tipo etnografia escolar (ANDRÉ, 1995; CRESWELL, 2014; BORGES, 2018). Os principais instrumentos para a geração dos dados foram filmagem, fotografias, transcrição de aulas e entrevistas, atividades desenvolvidas em sala de aula, notas de campo e observação. Os resultados apontam que os letramentos críticos e visuais coadunam com a expressão e produção sinalizada em Libras, maior compreensão e interpretação de textos visuais e escritos e a percepção das práticas de leitura e escrita como um momento de aprendizagem. Em acréscimo, observase engajamento dos alunos em práticas colaborativas de aprendizagem que dialoguem com suas práticas letradas e sociais, desde que sustentadas por um ensino crítico (ou uma educação linguística crítica) mediado pela Libras.
Resumo em lingua estrangeira: The aim of this research is to analyse the possible contributions of critical and visual literacies in Portuguese and English language education both considered here additional languages – in a bilingual school for deaf students in the Midwest Region of Brazil, with deaf students from the 8th and 9th grades, during 2018 and 2019 school years. The classes for both Portuguese – in Portuguese classes, in written modality – and English – in English classes, also in written modality – occur mediated by Brazilian Sign Language (LIBRAS). This thesis moves on theoretical basis of literacies (STREET, 2014), specifically the critical literacies (JESUS, 2018; JORDÃO, 2014, 2015, 2016, 2018; MENEZES DE SOUZA, 2011a, 2011b; DUBOC, 2015, 2018; FERREIRA, 2018; MONTE-MÓR, 2011, 2013, 2015); visual literacies (FERRAZ, 2014, 2018; FERRAZ e KAWACHI-FURLAN, 2019; MIZAN, 2014, 2018; ROSE, 2007). And also by additional language teaching theories (SCHLATTER; GARCEZ, 2009, 2012). It encompasses concepts such as translanguage, dynamic bilingualism and linguistic repertoire (GARCÍA, 2015; GARCIA, COLE, 2016). The expression Language Education in Deaf Additional Languages (ELLAS), in this research, refers to both the language education process of written Portuguese and English with the Brazilian Sign Language as the first language of the deaf signer student. The methodology fits within a paradigm of qualitative research of school ethnography type (ANDRÉ, 1995; CRESWELL, 2014; BORGES, 2018). The main instruments for data generation were filming, photographs, classes transcription and interviews, activities carried out in the classroom, field notes and observation. The results indicate that critical and visual literacies are in line with the expression and production signaled in Libras, contribute to a greater understanding and interpretation of visual and written texts, and the perception of reading and writing practices as a moment of learning. Besides, it’s observed an involvement of students in collaborative learning practices which relate to their literacy and social practices, once supported by critical teaching (or critical language education) mediated by Libras.
Palavra-chave: Educação linguística em inglês e português
Letramentos críticos e visuais
Línguas adicionais de surdos
Educação bilíngue de surdos
Palavra-chave em lingua estrangeira: Language education in written English and Portuguese
Critical and visual literacies
Deaf additional languages
Deaf bilingual education
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Linguagens (IL)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem
Referência: COELHO, Jubileia Mendes de Matos. Trama dos fios: educação linguística e letramentos críticos e visuais de português e inglês na educação bilíngue de surdos. 2022. 203 f. Tese (Doutorado em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Linguagens, Cuiabá, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/5458
Data defesa documento: 10-Nov-2022
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IL - PPGEL - Teses de doutorado

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