Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/5468
Tipo documento: Dissertação
Título: O ensino e aprendizagem da língua portuguesa de crianças com surdez no período de alfabetização
Autor(es): Almeida, Rosimeri Maria dos Santos
Orientador(a): Padilha, Simone de Jesus
Membro da Banca: Souza, Sebastiana Almeida
Membro da Banca: Padilha, Simone de Jesus
Membro da Banca: Vilela, Ana Lucia Nunes da Cunha
Resumo : Esta pesquisa tem como objetivo investigar o processo de ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa de crianças com surdez no período de alfabetização, bem como suas implicações no desenvolvimento da aquisição da escrita e da leitura. O referencial teórico está fundamentado na teoria enunciativo-discursiva apresentada por Mikhail Bakhtin e o Círculo ([1929] 1992), na abordagem sócio-histórica da aprendizagem de Vygotsky (1983-1991) e nas ideias e contribuições da abordagem sociocultural de Paulo Freire. A metodologia empregada baseia-se na pesquisa qualitativa, uma vez que ela é considerada um processo de reflexão e análise da realidade, e que, segundo Oliveira (2013), utiliza-se de métodos e técnicas para compreensão do objeto de estudo em um determinado contexto histórico. A pesquisa tem como público-alvo crianças com surdez matriculadas na rede pública de ensino regular do município de Várzea Grande-MT e recebem atendimento educacional especializado na área da surdez no Centro de atendimento e apoio à Inclusão João Ribeiro Filho, no qual todas as crianças estavam em processo de alfabetização de Língua Portuguesa e em Libras, exceto uma, que fora impedida de aprender Libras. A problemática gira em torno das dificuldades que os surdos apresentam na aquisição da Língua Portuguesa, na escrita ou na leitura. Como resultado de nossa pesquisa, pudemos constatar que, assim como as crianças ouvintes, as crianças com surdez refletem e criam suas hipóteses para grafar a Língua Portuguesa, porém, apesar de algumas chegarem ao nível de escrita silábico alfabético, nem uma utiliza e faz a correspondência sonora para grafar letras, sílabas e palavras. A escrita e a leitura são aprendidas de memória. Na escola onde inicia o processo formal de aprendizagem da Língua Portuguesa, a criança com surdez ingressa sem uma língua de pertença e estruturada, desta forma é submetida a metodologias voltadas para oralidade. Diante deste contexto, podemos comprovar que a Libras é utilizada como andaime para aprendizagem da Língua Portuguesa. Ressaltamos que a pesquisa sofreu interferências devido à pandemia causada pelo novo coronavírus, tendo sido repensada e reestruturada dentro dos moldes de educação vigente durante o período. Nossa pesquisa foi aceita pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa – CONEP no mês de maio de 2021.
Resumo em lingua estrangeira: This research aims to investigate Portuguese language teaching and learning process towards children with deafness within their literacy period, as well as its implications for their writing and reading acquisition. Its theoretical background is based on the theory of utterance presented by Mikhail Bakhtin and the Circle ([1929] 1992), on Vygotsky's socio-historical approach to learning (1983-1991) and the ideas and contributions of Paulo Freire's sociocultural perspective. This study comes from a process of reflection and analysis of reality. Therefore, it is based on a qualitative approach, which, according to Oliveira (2013), uses methods and techniques to understand its subject of study within a given historical context. The research investigated deaf children enrolled in the public system of regular education in the city of Várzea Grande-MT who have received specialized education for deafness at the Center for Care and Support for Inclusion João Ribeiro Filho. All participants were involved in Portuguese and Libras literacy process, except for one, who was prevented from learning Libras. The study investigates the challenges deaf people face when they develop Portuguese Language writing or reading skills. Results showed that, just as hearing children, children with deafness create their own hypothesis to spell Portuguese words. Although some of them develop syllabic-alphabetical writing level, none of them uses sound correspondence to write letters, syllables and words. So, writing and reading are developed through memory. When starting formal language study at regular schools, children with deafness are submitted to oral methodologies, once they do not have a structured language, which give them a sense of belonging. Thus, research results lead us to conclude that children with deafness use Libras to scaffold Portuguese language learning. We emphasize that the research suffered interferences due to the pandemic caused by the new coronavirus, so it has been rethought and restructured within the educational models used over this period. Our research was accepted by the National Research Ethics Committee – CONEP in May 2021.
Palavra-chave: Alfabetização
Criança com surdez
Língua portuguesa
Palavra-chave em lingua estrangeira: Literacy
Child with deafness
Portuguese language
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Linguagens (IL)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem
Referência: ALMEIDA, Rosimeri Maria dos Santos. O ensino e aprendizagem da língua portuguesa de crianças com surdez no período de alfabetização. 2022. 161 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Linguagens, Cuiabá, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/5468
Data defesa documento: 30-Mai-2022
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IL - PPGEL - Dissertações de mestrado

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