Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/547
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Camargo, Aliana França | - |
dc.date.accessioned | 2017-11-09T15:45:23Z | - |
dc.date.available | 2012-10-26 | - |
dc.date.available | 2017-11-09T15:45:23Z | - |
dc.date.issued | 2012-09-28 | - |
dc.identifier.citation | CAMARGO, Aliana França. Documentário e Cibercultura: conjunção contemporânea. 2012. 97 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Cultura Contemporânea) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Linguagens, Cuiabá, 2012. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufmt.br/handle/1/547 | - |
dc.description.abstract | Some aspects of contemporaneity have allowed art segments to vary. This work intends to build a dialog on the audiovisual – especially the documentary – by thinking of these transformations in relation to a new type of culture – which is called Cyberculture. Through simulation, which exists in other times – though its particularity is in the virtual sphere, we can understand some issues on the languages that expanded from the documentary to the web (internet) in the second decade of the 21st century. The diversity of public and format as well as the change of the cultural basis of the documentary (exhibition, distribution and production) caused us to have a new perspective on the creation of the genre on the internet. The theoretical basis ranges from culture, cyberculture, concepts of interaction and sociality, to the conceptions of the documentary in order to support my descriptions. The methodology is of a qualitative approach, because I am interested in the sense production in the following documentaries: O som do tempo (The sound of time), Cidades Visíveis (Visible Cities), Restos e Webdoc Verdade (Remains and Webdoc Truth). Thus, the descriptions aim at their formation inserted in the Cyberculture. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Valquíria Barbieri (kikibarbi@hotmail.com) on 2017-10-31T19:47:07Z No. of bitstreams: 1 DISS_2012_Aliana França Camargo.pdf: 1663253 bytes, checksum: 3f5b4fa36706e589d23c7b635dd63881 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Jordan (jordanbiblio@gmail.com) on 2017-11-09T15:45:23Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2012_Aliana França Camargo.pdf: 1663253 bytes, checksum: 3f5b4fa36706e589d23c7b635dd63881 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-11-09T15:45:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2012_Aliana França Camargo.pdf: 1663253 bytes, checksum: 3f5b4fa36706e589d23c7b635dd63881 (MD5) Previous issue date: 2012-09-28 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Documentário e cibercultura : conjunção contemporânea | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Webdocumentário | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cibercultura | pt_BR |
dc.subject.keyword | Interação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Possari, Lúcia Helena Vendrúsculo | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6385055872621365 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Possari, Lúcia Helena Vendrúsculo | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6385055872621365 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Gushiken, Yuji | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4697447223916653 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7415669253490791 | pt_BR |
dc.description.resumo | Alguns aspectos da contemporaneidade ofereceram variações aos segmentos das artes, e é pensando nestas transformações que este trabalho tem a pretensão de construir um diálogo sobre o audiovisual, especificamente o documentário, em relação à nova forma de cultura – chamada Cibercultura. Através da simulação, existente em outros tempos, mas que tem sua particularidade na esfera virtual, compreendem-se algumas questões sobre as linguagens expandidas do documentário para a Web nesta segunda década do século XXI. A diversificação de público, de formato e mudança na base cultural do documentário (produção, distribuição e exibição) faz com que um novo olhar seja lançado para a criação do gênero para a internet. A base teórica passa pela cultura, Cibercultura, pelos conceitos de interação e de socialidade, e pelas concepções de documentário, a fim de embasar minhas descrições. A metodologia é de abordagem qualitativa, pois busco a construção de sentidos desses documentários: O Som do Tempo, Cidades Visíveis, Restos e Webdoc Verdade. Assim, a descrição visa à constituição deles, inseridos na Cibercultura. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Linguagens (IL) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMT CUC - Cuiabá | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Webdocumentary | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Cyberculture | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Interaction | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Campos, Maria Cristina de Aguiar | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/6693838874699664 | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - FCA - ECCO - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2012_Aliana França Camargo.pdf | 1.62 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.