Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/551
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFontes, Tânia Aparecida de Oliveira-
dc.date.accessioned2017-12-15T14:15:59Z-
dc.date.available2012-09-26-
dc.date.available2017-12-15T14:15:59Z-
dc.date.issued2012-08-31-
dc.identifier.citationFONTES, Tânia Aparecida de Oliveira. O lambadão de Mato Grosso: registros de uma dança popular urbana. 2012. x, 90 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Cultura Contemporânea) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Linguagens, Cuiabá, 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/551-
dc.description.abstractThe pace lambadão, in his dancing representation, he was elected as a research object of this study. The problem raised by this research suggests that the lambadão, while popular manifestation, can no longer be considered as a mere "foot" popular, as happened with his namesake lambada. This rate appeared approximately 20 years, today, shows that increasingly the practice space conquest, supporters and a community representative of the consumer "products and services" linked to the rhythm. The methodology chosen was the Ethnographic research that sought various reasons and authors, such as concepts: concept of culture and ethnographic fieldwork in the studies of Geertz, Laraia, Malinowski, Magnani, Cardoso, Lévi-Strauss, Canevacci; Popular culture: understood by Hall, Brandão, Silva, Gabriel; Mato Grosso culture: represented by Loureiro, Grando, Arruda; Dance while thought, defended by Katz, among others. As chance presented the lambadão, in its early days, has received influences from other popular rhythms, among them the Rasqueado regional and the Siriri, joined to other northern Brazilian rhythms, as the Carimbó. We seek to launch a different look on the rhythm, here understood as a way of thinking, filled with quirky elements themselves and that has been built over the last two decades. In this way, we believe that our research has a directory object itself, which is made up of numerous practices intra and extra dance, added the specific body elements. All of these components together identifies it in regional cultural scenario and further enhances the diffusion of this popular manifestation of downloaded cuiabana and adjacencies. The study was to observe, analyse and codify this vocabulary and peculiarities as unique as thought-provoking.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Valquíria Barbieri (kikibarbi@hotmail.com) on 2017-11-08T20:36:37Z No. of bitstreams: 1 DISS_2012_Tania Aparecida de Oliveira Fontes.pdf: 2492874 bytes, checksum: d4a550e964d9a1d7486be6801d4e913b (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan (jordanbiblio@gmail.com) on 2017-12-15T14:15:59Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2012_Tania Aparecida de Oliveira Fontes.pdf: 2492874 bytes, checksum: d4a550e964d9a1d7486be6801d4e913b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-12-15T14:15:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2012_Tania Aparecida de Oliveira Fontes.pdf: 2492874 bytes, checksum: d4a550e964d9a1d7486be6801d4e913b (MD5) Previous issue date: 2012-08-31en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO lambadão de Mato Grosso : registros de uma dança popular urbanapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordLambadãopt_BR
dc.subject.keywordDança popularpt_BR
dc.subject.keywordCultura popularpt_BR
dc.subject.keywordVocabulário corporalpt_BR
dc.subject.keywordMato Grossopt_BR
dc.contributor.advisor1Gushiken, Yuji-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4697447223916653pt_BR
dc.contributor.referee1Gushiken, Yuji-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4697447223916653pt_BR
dc.contributor.referee2Azevedo, Maria Thereza de Oliveira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8345268053922687pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2434969258548825pt_BR
dc.description.resumoO ritmo lambadão, em sua representação dançante, foi eleito como objeto de pesquisa deste estudo. O problema levantado por esta pesquisa sugere que o lambadão, enquanto manifestação popular dançante, não pode mais ser considerada como uma mera “febre” popular, como aconteceu com sua homônima Lambada. Este ritmo surgido há aproximadamente 20 anos, na atualidade, demonstra que cada vez mais conquista espaços de prática, adeptos e uma representativa comunidade consumidora dos “produtos e serviços” ligados ao ritmo. A metodologia escolhida foi a pesquisa do tipo Etnográfica que buscou fundamentação diversos conceitos e autores, como: Conceito de Cultura e Trabalho de Campo Etnográfico, nos estudos de Geertz, Laraia, Malinowski, Magnani , Cardoso, Lévi-Strauss, Canevacci; Cultura Popular: entendidos por Hall, Brandão, Silva, Gabriel; Cultura Matogrossense: representada por Loureiro , Grando, Arruda; Dança enquanto pensamento, defendido por Katz, entre outros. Como hipótese apresentou que o Lambadão, em seus primórdios, recebeu influências de outros ritmos populares, dentre eles os regionais Rasqueado e o Siriri, unidos a outros ritmos do norte brasileiro, como o Carimbó. Buscamos lançar um olhar diferenciado sobre o ritmo, aqui compreendido como uma forma de pensamento corporal, repleto de elementos peculiares próprios e que vem sendo construído ao longo das duas últimas décadas. Deste modo, acreditamos que o nosso objeto de pesquisa possui um repertório próprio, que é constituído de inúmeras práticas intra e extra dança, adicionado a elementos corporais específicos. Todos estes componentes somados identifica-o no cenário cultural regional e potencializa ainda mais a difusão desta manifestação popular da baixada cuiabana e adjacências. O estudo pretendeu observar, analisar e codificar este vocabulário e peculiaridades tão originais quanto instigantes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Linguagens (IL)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporâneapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.subject.keyword2Lambadãopt_BR
dc.subject.keyword2Popular dancept_BR
dc.subject.keyword2Popular culturept_BR
dc.subject.keyword2Body vocabularypt_BR
dc.subject.keyword2Mato Grossopt_BR
dc.contributor.referee3Silva, Carlos Benedito Rodrigues da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6665907175030944pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - FCA - ECCO - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2012_Tania Aparecida de Oliveira Fontes.pdf2.43 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.