Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/5529
Tipo documento: Tese
Título: Identidade profissional de educadores matemáticos formadores de professores que ensinam matemática : sobre a relação com o saber e o aprender
Autor(es): Barbosa, Mauro Guterres
Orientador(a): Gonçalves, Tadeu Oliver
Membro da Banca: Silva, Adelmo Carvalho da
Membro da Banca: Gonçalves, Tadeu Oliver
Membro da Banca: Belo, Edileusa do Socorro Valente
Membro da Banca: Martins, France Fraiha
Membro da Banca: Silva, Marcos Guilherme Moura
Resumo : A presente pesquisa tem por objetivo compreender características da identidade profissional de educadores matemáticos formadores de professores que ensinam matemática, no contexto de institucionalização de uma sociedade educadora matemática. Como cenário investigativo, tem- se a história de vida e a trajetória profissional de três formadores de professores que ensinam matemática, socialmente reconhecidos educadores matemáticos, que iniciam o movimento de implantação de uma regional da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, no Estado do Maranhão. Os objetivos específicos elaborados ao encontro dessas características identitárias são: apresentar referenciais teóricos que articulem a relação com o saber e o aprender de formadores de professores que ensinam matemática, possibilitando inferências sobre suas identidades profissionais; identificar características da identidade profissional de formadores de professores que ensinam matemática, a partir de suas histórias de vida e de suas trajetórias profissionais; reconhecer como as características da identidade profissional do formador de professores que ensinam matemática podem influenciar a formação de professores que ensinam matemática, a partir de inferências sobre as relações com o saber que estes estabelecem consigo, com o outro e com o mundo. Esta pesquisa justifica-se dadas as constantes transformações sociais às quais os professores que ensinam matemática estão expostos e que deles demandam articulação de relações com o saber e com o aprender, fazendo-os reconhecer a necessidade de promoverem mudanças em sua práxis. Esse panorama de instabilidades produz crises em suas identidades profissionais e o reconhecimento da Educação Matemática como campo de atividades de desenvolvimento profissional pode ajudá-los a compreender e a (re)construir relações com o saber e o aprender. Assim, esta pesquisa configura-se qualitativa, próxima à perspectiva narrativa, na qual as histórias de vida e a trajetória profissional dos colaboradores foram reconhecidas por meio de entrevistas narrativas (auto)biográficas. O primeiro tratamento dado às entrevistas narrativas consistiu em textualizá-las, possibilitando explicitar eixos de organização, a partir dos quais foi realizado o tratamento da Análise Textual Discursiva. Foram utilizadas, como eixos de sentido, as proposições da Teoria Antropológica da Relação com o Saber e o Aprender, desenvolvida por Bernard Charlot, a partir das quais, à luz da construção da identidade social, elaborada por Claude Dubar, conceitua-se uma certa identidade profissional. Tais proposições da TARSA encontram abrigo nos estudos sobre identidade profissional docente, realizados por António Bolívar. Assim, para cada eixo de sentido, foi construído um metatexto, no qual as unidades de sentido definidas se apresentam imbricadas. Após esse movimento de construção textual, os eixos foram reorganizados nas três categorias identitárias que emergiram desse processo, quais sejam: Identidades Imanentes, Identidades Refletidas e Identidades em Contextos, constituindo conjuntos de características identitárias. Destarte, foi possível verificar a tese de que as características que constituem a identidade profissional do formador de professor que ensina matemática são inerentes às relações com o saber e o aprender existentes nas múltiplas experiências decorrentes das histórias de vida e de profissão, sendo tais características potencialmente capazes de constituir de forma positiva a identidade do professor que ensina matemática, na medida em que esses processos formativos propiciem a reflexão sobre si, sobre o mundo e sobre os outros.
Resumo em lingua estrangeira: This research aims to understand characteristics of the professional identity of math teacher educators who are mathematics teachers in the context of the institutionalization of a mathematics educating society. As an investigative scenario, there is the life history and professional trajectory of three teacher educators, socially recognized mathematics Educators, who initiate the movement to implant a Brazilian Society of Mathematics Education regional unit in the State of Maranhão. The specificities developed to meet these identity characteristics are: presenting theoretical references that articulate the relationship with the knowledge and learning of math teacher educators, making inferences about their professional identities possible; identifying characteristics of the professional identity of teacher educators who teach mathematics based on their life stories and professional trajectories; recognize how characteristics of teacher educators’ professional identities can influence development based on inferences regarding relationships with the knowledge they establish with others and with the world. This research is justified given the constant social transformations to which math teachers are exposed and what’s demanded of them regarding articulation of knowledge and learning relations, making them recognize the need to promote changes in their praxis. This panorama of instabilities produces crises in their professional identities, in which the recognition of Mathematics Education as a field of professional development activities can help you understand and (re) build relationships with knowledge and learning. Thus, this research was qualitative almost approaching a narrative perspective in which collaborators’ life stories and professional trajectories were recognized in this investigation through (auto)biographical narrative interviews. The first treatment given to narrative interviews was textualizing, making it possible to find organizational axes on which the treatment of Textual Discursive Analysis was carried out. The Anthropological Theory of Relationship with Knowledge and Learning, developed by Bernard Charlot, were used as axes, which, in the light of the social identity construction elaborated by Claude Dubar, a certain professional identity is conceptualized, in turn, are covered in the studies on professional identity carried out by António Bolívar. Thus, for each axis, a text was constructed in which the defined units of meaning were interwoven. After this process of textual construction, the axes were reorganized into three identity categories that emerged from this process, namely: Immanent Identities, Reflected Identities and Identities in Contexts, from which sets of identity characteristics were recognized. So, it was possible to verify the thesis that: characteristics which constitute the professional identity of the math teacher educator are inherent to the relationships with knowledge and learning existing in the multiple experiences resulting from life and professional histories with such characteristics being potentially capable of positively constituting the math teacher’s identity to the extent that these formative processes provide self-reflection in relation to the world and to others.
Palavra-chave: Identidade
Identidade profissional
Formador de professor que ensina matemática
Relação com o saber
Educador matemático
Palavra-chave em lingua estrangeira: Identity
Professional identity
Teacher educator who teaches mathematics
Relationship with knowledge
Math educator
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECEM
Referência: BARBOSA, Mauro Guterres. Identidade profissional de educadores matemáticos formadores de professores que ensinam matemática: sobre a relação com o saber e o aprender. 2021. 210 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/5529
Data defesa documento: 22-Feb-2021
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - ICET - PPGECEM – Teses de doutorado

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