Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/5533
Tipo documento: | Tese |
Título: | Uma aritmética para ensinar em manuais de didática da matemática, publicados no Brasil (1930-1960) |
Autor(es): | Carneiro, Rogerio dos Santos |
Orientador(a): | Pinto, Neuza Bertoni |
Membro da Banca: | Wielewski, Gladys Denise |
Membro da Banca: | Valente, Wagner Rodrigues |
Membro da Banca: | Pinto, Neuza Bertoni |
Membro da Banca: | Morais, Rosilda dos Santos |
Membro da Banca: | Villela, Lucia Maria Aversa |
Resumo : | A pesquisa realizada para a construção desta tese, objetivou analisar elementos da aritmética para ensinar, presentes em manuais de Didática da Matemática publicados no Brasil, entre 1930 e 1960. Tem como questão central “que elementos de uma aritmética para ensinar estão presentes em manuais de Didática da Matemática, publicados no Brasil entre 1930 e 1960, destinados a formação de professores para os primeiros anos escolares?”. O lapso temporal escolhido corresponde ao período de realçamento do Movimento da Escola Nova no Brasil, o qual teve grande impacto nas mudanças do ensino primário, formação dos professores, na produção de manuais pedagógicos, dentre outras ações referentes à educação. Essa investigação buscou aportes teórico- metodológicos em pesquisas que têm os saberes profissionais como tema central, tais como Hofstetter e Schneuwly (2017), Bertini, Morais e Valente (2017). Julia (2001), Chervel (1990), Burke (2016) contribuíram, respectivamente, com os conceitos de cultura escolar, história das disciplinas escolares, profissão. Valente (2007, 2017, 2018, 2019), Pinto (2014, 2018, 2020), com aportes da História da educação matemática. Com esta fundamentação, analisamos os manuais pedagógicos, A aritmética na “Escola Nova” (1933), de Everardo Backheuser; A nova metodologia da aritmética (1936), de Edward Lee Thorndike e Metodologia da Matemática (1951), de Irene de Albuquerque, obras que foram utilizadas na formação de professores primários. As análises das fontes indicam uma forte presença de um saber profissional, a aritmética para ensinar nos primeiros anos do ensino primário, durante o momento áureo do Movimento da Escola Nova no Brasil, período de 1930 a 1960. Nesse sentido, foram inventariados elementos característicos de uma aritmética para ensinar, como o uso de jogos e materiais manipuláveis apropriados para as aprendizagens dos conteúdos, a contextualização do ensino em situações cotidianas do universo infantil, o cálculo mental, a resolução de problemas e a graduação dos conteúdos. |
Resumo em lingua estrangeira: | The research carried out for the construction of this thesis aimed to analyze elements of arithmetic for teaching, present in Didactics of Mathematics manuals published in Brazil, between 1930 and 1960. Its central question is “which elements of an arithmetic for teaching are present in manuals of mathematics Didactics of Mathematics, published in Brazil between 1930 and 1960, aimed at training teachers for the first school years?”. The time period chosen corresponds to the period of highlight of the New School Movement in Brazil, which had a great impact on changes in primary education, teacher training, the production of pedagogical manuals, among other actions related to education. This investigation sought theoretical and methodological contributions in research that have professional knowledge as a central theme, such as Hofstetter and Schneuwly (2017), Bertini, Morais and Valente (2017). Julia (2001), Chervel (1990), Burke (2016) contributed, respectively, with the concepts of school culture, history of school subjects, profession. Valente (2007, 2017, 2018, 2019), Pinto (2014, 2018, 2020), with contributions from the History of Mathematics Education. With this foundation, we analyze the pedagogical manuals, Arithmética na “Escola Nova” (1933), by Everardo Backheuser; The new methodology of arithmetic (1936), by Edward Lee Thorndike and Methodology of Mathematics (1951), by Irene de Albuquerque, works that were used in the training of primary teachers. The analysis of the sources indicates a strong presence of professional knowledge, arithmetic to teach in the first years of primary education, during the golden moment of the Escola Nova Movement in Brazil, from 1930 to 1960. In this sense, characteristic elements of an arithmetic to teach, such as the use of games and suitable manipulative materials for learning the contents, contextualization of teaching in everyday situations in the children's universe, mental calculation, problem solving and content graduation. |
Palavra-chave: | Aritmética para ensinar Manuais pedagógicos Escola normal Movimento da escola nova Formação de professores |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Arithmetic for teaching Pedagogical manuals Normal school New school movement Teacher training |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECEM |
Referência: | CARNEIRO, Rogerio dos Santos. Uma aritmética para ensinar em manuais de didática da matemática, publicados no Brasil (1930-1960). 2021. 136 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2021. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/5533 |
Data defesa documento: | 12-Apr-2021 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - ICET - PPGECEM – Teses de doutorado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE_2021_Rogerio dos Santos Carneiro.pdf | 2.31 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.