Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/5573
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorVilani, André-
dc.date.accessioned2024-07-29T15:07:56Z-
dc.date.available2023-10-04-
dc.date.available2024-07-29T15:07:56Z-
dc.date.issued2023-08-23-
dc.identifier.citationVILANI, André. Preparação vocal: diálogos do corpo. 2023. 110 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Cultura Contemporânea) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Comunicação e Artes, Cuiabá, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/5573-
dc.description.abstractHaving as context the vocal preparation in the Choir of the Federal University of Mato Grosso, the research, characterized as qualitative, participant and multi-case study, focuses on dialogues between discriminated actors, being them, the vocal coach and four choristers, one of each suit, in the teaching-learning process. This research presents discussions on how vocal preparation fosters the three dialogues of each actor, namely, the vocal coach and the chorister, the vocal coach with himself, and the chorister with himself. It is based on the identity and sense of belonging through dialogues of the body, presenting it as a place, as well as bridges of elaboration to which the cognitive and the motor, the image and the thought can connect through the person of the vocal coach and the chorister. To this end, it proposes the presentation of analyzes of four judges regarding their impressions and perceptions about the sound forms before audio-visual recordings about the influence of the body as a place as an exponential factor of belonging and the images constituted in the dialogues. Likewise, they present questions foreseen in the self-assessment carried out by the choristers about their experiences and impressions in the process of vocal development after each meeting performed in the UFMT Choir Space. Finally, it discusses the dialogues of the vocal coach with himself regarding his impressions, perceptions, and considerations about the feeling of belonging that vocal development generates to the singer as a reflection of his body identity through image as thought.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2024-07-11T15:38:30Z No. of bitstreams: 1 DISS_2023_André Vilani.pdf: 1353133 bytes, checksum: 9d4a95426ae468661262cd336ae6167d (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan Souza (jordanbiblio@gmail.com) on 2024-07-29T15:07:56Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2023_André Vilani.pdf: 1353133 bytes, checksum: 9d4a95426ae468661262cd336ae6167d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-07-29T15:07:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2023_André Vilani.pdf: 1353133 bytes, checksum: 9d4a95426ae468661262cd336ae6167d (MD5) Previous issue date: 2023-08-23en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titlePreparação vocal : diálogos do corpopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordIdentidadept_BR
dc.subject.keywordSentimento de pertençapt_BR
dc.subject.keywordCorpo como lugarpt_BR
dc.subject.keywordImagem como pensamentopt_BR
dc.contributor.advisor1Palhares, Taís Helena-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2765912623076079pt_BR
dc.contributor.referee1Palhares, Taís Helena-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2765912623076079pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Pedro Pinto de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3658706629046864pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0223602254533397pt_BR
dc.description.resumoTendo como contexto a preparação vocal no Coral da Universidade Federal de Mato Grosso, a pesquisa, caracterizada como qualitativa, participante e estudo multicasos, tem como foco diálogos ocorridos entre atores discriminados, sendo eles, o preparador vocal e quatro coralistas, um de cada naipe, no processo de ensino-aprendizagem. Esta pesquisa apresenta discussões sobre o modo como a preparação vocal fomenta os três diálogos de cada ator, a saber, o preparador vocal e o coralista, o preparador vocal consigo mesmo e o coralista consigo mesmo. Tem como base a identidade e sentimento de pertença através de diálogos do corpo, apresentando-o como lugar, bem como pontes de elaboração às quais o cognitivo e o motor, a imagem e o pensamento possam se conectar mediante a pessoa do preparador vocal e o coralista. Para tal, propõe a apresentação de análises de quatro juízes, quanto suas impressões e percepções sobre as formas sonoras, perante gravações áudio visuais no que diz respeito a influência do corpo como lugar como fator exponencial de pertencimento e as imagens constituídas nos diálogos. Da mesma maneira, apresentam questionamentos previstos na auto avaliação realizada pelos coralistas sobre suas experiências e impressões no processo de desenvolvimento vocal após cada encontro executado no Espaço do Coral UFMT. Por fim, discorre sobre os diálogos do preparador vocal consigo mesmo no que tange suas impressões, percepções e considerações acerca do sentimento de pertença que o desenvolvimento vocal gera ao cantor como reflexo de sua identidade corporal através da imagem como pensamento.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação e Artes (FCA)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporâneapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.subject.keyword2Identitypt_BR
dc.subject.keyword2Sense of belongingpt_BR
dc.subject.keyword2Body as placept_BR
dc.subject.keyword2Image as thoughtpt_BR
dc.contributor.referee3Campos, Helen Luce-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0497810910608836pt_BR
dc.contributor.referee4Santos, Ana Cecília dos-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/8107004565822228pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - FCA - ECCO - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2023_André Vilani.pdf1.32 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.