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http://ri.ufmt.br/handle/1/5576
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Cultura e comunicação : o pensamento sistêmico em saúde para crianças da educação infantil |
Autor(es): | Almeida, Jessiane Maria de |
Orientador(a): | Moreira, Benedito Dielcio |
Membro da Banca: | Moreira, Benedito Dielcio |
Membro da Banca: | Almeida, Cristóvão Domingos de |
Membro da Banca: | Luz, Jackeline Nascimento Noronha da |
Resumo : | As unidades educacionais atuam diretamente na formação de milhares de crianças e adolescentes, recaindo sobre os professores um importante papel, que é trabalhar para um ensinamento significativo, inovador e transformador. Nas unidades da educação infantil (creches, Cmei, Ceic, entre outras), isso não é diferente. Os educadores trabalham com um único propósito: levar conhecimento e aprendizado para seus educandos. A educação infantil atende a uma faixa etária em que as crianças começam a receber suas primeiras informações fora do contexto familiar, nessa fase elas iniciam a preparação para o ingresso nas atividades escolares e começam a ter acesso a novos meios que auxiliam no processo de desenvolvimento e aprendizagem. Nesse momento, o professor atua como um dos principais mediadores das novas mudanças que começam a ocorrer com as crianças, trabalhando com elas temas voltados não apenas para alfabetização e letramento, mas também atividades relacionadas à realidade de cada uma delas. O objetivo desse trabalho é entender qual a percepção das crianças da Educação Infantil sobre uma visão mais sistêmica da saúde, verificar como os professores tratam o tema Saúde e conhecer qual a percepção que eles têm sobre o pensamento sistêmico em saúde: humana, animal e ambiental. A metodologia utilizada para a elaboração da pesquisa fundamenta-se em estudos bibliográficos sobre comunicação e cultura, educação infantil e saúde, formulação de um projeto sistêmico sobre saúde em conjunto com os professores, entrevistas com o quadro docente, desenho como método de pesquisa e conversas com as crianças sobre os desenhos. Acredita-se que foi possível contribuir também com as práticas pedagógicas dos professores participantes, que, por sua vez, poderão levar para as unidades os aprendizados obtidos com esta pesquisa, que não se dá por finalizada, mas que poderá contribuir para maiores aprofundamentos e até mesmos como inspiração para futuros pesquisadores. |
Resumo em lingua estrangeira: | The educational units act directly in the training of thousands of children and adolescents, with teachers having an important role, which is to work towards meaningful, innovative and transformative teaching. In early childhood education units (day care centers, Cmei, Ceic) among others, they are no different. Educators work with a single purpose, to bring knowledge and learning to their students. Early childhood education caters to an age group in which children begin to receive their first information outside the family context, in this phase, they begin to prepare for entering school activities and begin to have new means that help in their development process and learning. At that moment, the teacher acts as one of the main mediators of the new changes that begin to occur with the children, working with them on themes aimed not only at literacy and literacy, but also activities related to the reality of each one of them. The objective of this work is to understand what kindergarten children's perception is about a more systemic view of health, to verify how teachers deal with the Health theme and to know what perception they have about systemic thinking in health: human health, animal health and environmental. The methodology used for the elaboration of the research is based on bibliographical studies on communication and culture, early childhood education and health, formulation of a systemic project on health together with teachers, interviews with the teaching staff, design as a research method and conversations with the children about the drawings. It is believed that it was also possible to contribute to the pedagogical practices of the participating teachers, who, in turn, will be able to take to the units that they cover all the learning obtained from this research, which is not finished, but which could contribute to greater depth. and even as inspiration for future researchers. |
Palavra-chave: | Comunicação Cultura Saúde mental Escola Criança |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Communication Culture Health School Child |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Faculdade de Comunicação e Artes (FCA) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea |
Referência: | ALMEIDA, Jessiane Maria de. Cultura e comunicação: o pensamento sistêmico em saúde para crianças da educação infantil. 2023. 72 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Cultura Contemporânea) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Comunicação e Artes, Cuiabá, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/5576 |
Data defesa documento: | 22-Sep-2023 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - FCA - ECCO - Dissertações de mestrado |
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