Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/5638
Tipo documento: Tese
Título: Saberes para a docência em matemática na Educação de Jovens e Adultos : um estudo com licenciandos de matemática durante o estágio supervisionado
Autor(es): Belmar, Cesar Cristiano
Orientador(a): Wielewski, Gladys Denise
Membro da Banca: Wielewski, Gladys Denise
Membro da Banca: Ribeiro, Emerson da Silva
Membro da Banca: Darsie, Marta Maria Pontin
Membro da Banca: Perrelli, Maria Aparecida de Souza
Resumo : Esta pesquisa está vinculada à linha “Formação de Professores para Educação em Ciências e Matemática”, do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECEM), da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC), da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Tem como objetivo analisar saberes para a docência em Matemática na Educação de Jovens e Adultos mobilizados e construídos por futuros professores no desenvolvimento do estágio supervisionado de um curso de Licenciatura em Matemática em turmas de educandos jovens e adultos. Orienta-se pelas seguintes questões: (i) que saberes futuros professores de Matemática mobilizam no estágio supervisionado em turmas da Educação de Jovens e Adultos? (ii) quais saberes são construídos pelos licenciandos ao longo do estágio supervisionado na EJA? Entende-se como mobilizados saberes adquiridos pelos licenciandos antes do início do estágio na EJA (oriundos de suas experiências como alunos) e construídos aqueles provenientes das ações desenvolvidas ao longo do estágio. Para auxiliar a reflexão sobre essas questões, o referencial teórico assumido contempla noções sobre saberes para a docência e estágio supervisionado, com base em autores como Lee Shulman, Maurice Tardif, Clermont Gauthier, Paulo Freire, Selma Garrido Pimenta, entre outros. A metodologia está centrada na abordagem qualitativa do tipo estudo de caso. Os sujeitos investigados foram quatro licenciandos do curso de licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Tocantins (UFT), campus de Arraias, que desenvolveram o estágio supervisionado em turmas da Educação de Jovens e Adultos. Os dados foram construídos mediante: (i) questionários direcionados aos licenciandos; (ii) entrevistas semiestruturadas realizadas individualmente com os licenciandos; (iii) observação não participante desses sujeitos durante as regências na escola e das aulas da disciplina Estágio Supervisionado IV, ministradas no âmbito da universidade; e (iv) análise do Projeto Pedagógico do Curso de licenciatura em Matemática e dos projetos de intervenção dos licenciandos. A análise ocorreu por meio da triangulação dos dados produzidos. Os resultados da pesquisa mostram que as ações dos licenciandos foram sustentadas por saberes provenientes: da tradição pedagógica em relação ao ensino de Matemática (representações da docência), das disciplinas cursadas na licenciatura em Matemática (pedagógicas e específicas) e experienciais (experiências vivenciadas na Educação Básica e nos Estágios Supervisionados I, II e III). A reflexão crítica sobre as experiências vivenciadas ao longo do estágio supervisionado, possibilitou aos licenciandos a construção de alguns saberes inerentes ao ensino de Matemática na/para a EJA: saber sobre os alunos da EJA e suas especificidades (conhecer os alunos, chama-los pelos nomes, perguntar sobre os motivos das suas ausências às aulas, conhecer a realidade de cada um, suas histórias de vida, o porquê de estarem na escola, as relações estabelecidas com a Matemática, etc.) e saber sobre ensinar Matemática na/para a EJA (respeitar o ritmo de aprendizagem dos alunos, utilizar metodologias diversificadas, conhecer as potencialidades e os limites dos instrumentos metodológicos, contextualizar os conhecimentos matemáticos e usar linguagem matemática compreensível aos alunos). Os resultados da pesquisa vêm corroborar a ideia de que a docência na EJA demanda a mobilização e construção de alguns saberes que são específicos à essa modalidade de ensino. O estágio na EJA é um espaço para discussão, reflexão, construção e (re)construção de saberes para a docência de Matemática nessa modalidade de ensino.
Resumo em lingua estrangeira: This research is linked to the line “Teacher Education for Science and Mathematics Education”, from the Graduate Program in Science and Mathematics Education (PPGECEM), from the Amazonian Network of Science and Mathematics Education (REAMEC), from the Federal University of Mato Grosso (UFMT). It aims to analyze knowledge for teaching in Mathematics in Youth and Adult Education mobilized and built by future teachers in the development of the supervised internship of a Mathematics Degree course in groups of young and adult students. The questions are guided: (i) what knowledge will future mathematics teachers mobilize in the supervised internship in Youth and Adult Education classes? (ii) knowledge is constructed by the licensors during the supervised internship at EJA? It is understood as mobilizing knowledge acquired by undergraduate students before the beginning of the internship at EJA (from their experiences as students) and those resulting from the actions developed during the internship. To help reflect on these issues, the assumed theoretical framework includes notions about knowledge for a teaching and supervised internship, based on authors such as Lee Shulman, Maurice Tardif, Clermont Gauthier, Paulo Freire, Selma Garrido Pimenta, among others. The methodology is centered on a qualitative study of case approach. The subjects investigated were four graduates of the Mathematics degree course at the Federal University of Tocantins (UFT), campus of Arraias, who developed the supervised internship in Youth and Adult Education classes. The data were constructed by means of: (i) questionnaires directed to the undergraduate students; (ii) semi- structured detachments carried out with the licensors; (iii) observation of non-participating subjects during the school registers and classes of the Supervised Internship IV discipline, taught within the university; and (iv) analysis of the Pedagogical Project of the Mathematics degree course and of the intervention projects of the undergraduate students. An analysis identified through the triangulation of the researched data. The results of the research show that the actions of the undergraduate students were supported by knowledge from: the pedagogical tradition in relation to the teaching of Mathematics (representations of teaching), from the courses taken in the Mathematics degree (pedagogical and specific) and experiential (experiences in Education And Supervised Internships I, II and III). The critical reflection on the experiences lived during the supervised internship, enabled the graduates to build some knowledge inherent to the teaching of Mathematics in / for EJA: to know about EJA students and their specificities (to know students, call them by names, ask about the reasons for their absences from classes, get to know each other's reality, their life stories, why they are at school, the relationships established with Mathematics, etc.) and know about teaching Mathematics EJA (respect the students' learning pace, use diversified methodologies, know the potentials and limits of methodological instruments, contextualize mathematical knowledge and use mathematical language understandable to students). The research results corroborate the idea that teaching at EJA demands the mobilization and construction of some knowledge that is specific to this teaching modality. The internship at EJA is a space for discussion, reflection, construction and (re) construction of knowledge for teaching Mathematics in this type of teaching.
Palavra-chave: Formação inicial de professores de matemática
Saberes para a docência
Estágio supervisionado
Educação de jovens e adultos
Palavra-chave em lingua estrangeira: Initial mathematics teacher training
Knowledge for teaching
Supervised internship
Youth and adult education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECEM
Referência: BELMAR, Cesar Cristiano. Saberes para a docência em matemática na Educação de Jovens e Adultos: um estudo com licenciandos de matemática durante o estágio supervisionado. 2020. 188 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2020
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/5638
Data defesa documento: 2-Dec-2020
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - ICET - PPGECEM – Teses de doutorado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE_2020_Cesar Cristiano Belmar.pdf1.57 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.