Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/563
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Souza, Grazielle Mariana Louzada de | - |
dc.date.accessioned | 2017-12-15T15:18:50Z | - |
dc.date.available | 2012-05-24 | - |
dc.date.available | 2017-12-15T15:18:50Z | - |
dc.date.issued | 2012-05-18 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Grazielle Mariana Louzada de. “De nova cara o velho Choro”: Choro na contemporaneidade: perspectivas artísticas, sociais e educacionais. 2012. 135 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Cultura Contemporânea) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Linguagens, Cuiabá, 2012. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufmt.br/handle/1/563 | - |
dc.description.abstract | The purpose of this dissertation is to show the new musical practices of the Choro. To this end, we consider changes in social, artistic and educational aspects. The text presents an overview of elements, intrinsically to the style and its innovations. On some chapters, Roda de Choro and its novelties are described, also the teaching of the style, the musical structure of a traditional Choro and then what has changed, doing comparisons, what factors that have contributed to these changes, showing theories that can contribute to support these innovations (such as Hybridism, Habitus and cultural capital), the practices of this musical style (performance, interpretation and improvisation) and at the end of the work, we present three musical pieces with our observations about the new face of this Choro style. It was noted that such changes result from resonances of other musical styles and from the musical instruction of new composers and performers. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Valquíria Barbieri (kikibarbi@hotmail.com) on 2017-11-01T20:25:01Z No. of bitstreams: 1 DISS_2012_Grazielle Mariana Louzada de Souza: 2262108 bytes, checksum: 4e0d375540d55c599a9180059da3b34d (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Jordan (jordanbiblio@gmail.com) on 2017-12-15T15:18:50Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2012_Grazielle Mariana Louzada de Souza: 2262108 bytes, checksum: 4e0d375540d55c599a9180059da3b34d (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-12-15T15:18:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2012_Grazielle Mariana Louzada de Souza: 2262108 bytes, checksum: 4e0d375540d55c599a9180059da3b34d (MD5) Previous issue date: 2012-05-18 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | “De nova cara o velho Choro” : Choro na contemporaneidade : perspectivas artísticas, sociais e educacionais | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Choro | pt_BR |
dc.subject.keyword | Novo Choro | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estudos culturais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Inovação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Soares, Teresinha Rodrigues Prada | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5500175848640333 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Soares, Teresinha Rodrigues Prada | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5500175848640333 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Victório, Roberto Pinto | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7996480830802741 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2993668650520788 | pt_BR |
dc.description.resumo | Essa dissertação tem como objetivo demonstrar as novas práticas do gênero Choro. Para isso consideramos as mudanças nos aspectos artísticos, sociais e educacionais. O texto apresenta um panorama de elementos intrínseco ao gênero e suas inovações. Descrevemos nos capítulos a Roda de Choro e suas novidades, o ensino do gênero, a estrutura musical de um Choro tradicional para em seguida fazer uma comparação com o que mudou, fatores que contribuíram para tais mudanças, teorias que podem embasar as inovações (Hibridismo, Habitus e Capital cultural), as práticas desse gênero (performance, interpretação e improvisação) e ao final elencamos três obras musicais, nas quais fizemos apontamentos referentes à nova feição musical desse Choro. Foi possível notar que tais mudanças decorrem de ressonâncias de outros gêneros e da formação musical que os novos compositores e intérpretes adquiriram. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Linguagens (IL) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMT CUC - Cuiabá | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Choro | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Novo Choro | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Cultural studies | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Innovation | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Silva, Herom Vargas | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/5163774503070770 | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - FCA - ECCO - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2012_Grazielle Mariana Louzada de Souza.pdf | 2.95 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.