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http://ri.ufmt.br/handle/1/5643
Tipo documento: | Tese |
Título: | A relação entre afetividade e cognição no ensino de Ciências e Matemática nos anos iniciais : vivências de professores formadores e seus reflexos na formação inicial |
Autor(es): | Ramos, Elizangela da Silva Barboza |
Orientador(a): | Forsberg, Maria Clara da Silva |
Membro da Banca: | Forsberg, Maria Clara da Silva |
Membro da Banca: | Palma, Rute Cristina Domingos da |
Membro da Banca: | Azevedo, Rosa Oliveira Marins |
Membro da Banca: | Higuchi, Maria Inês Gasparetto |
Membro da Banca: | Gonçalves, Terezinha Valim Oliver |
Resumo : | A necessidade de superação da tradicional visão dualista do homem que insiste em explicar a construção do conhecimento e do pensamento como ações distintas e desarticuladas foi o que motivou a realização desta pesquisa, a qual apresenta o seguinte problema a ser respondido: o que se revela nos discursos de professores formadores sobre a relação entre afetividade e cognição no ensino de Ciências e Matemática e quais os reflexos dessa relação na formação de futuros professores? Realizada no contexto do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Roraima (UFRR), a pesquisa teve como objetivo geral analisar a relação entre afetividade e cognição no discurso de professores formadores que ensinam Ciências e Matemática e seus reflexos na formação dos futuros professores. Considerando a natureza do estudo, a pesquisa foi desenvolvida pelos pressupostos da abordagem qualitativa, amparada pela base epistemológica dos estudos de Henri Wallon, que evidenciam a psicogênese da pessoa completa, e das contribuições de Vigotski na perspectiva da Psicologia Histórico-Cultural a respeito das emoções, evidenciando o caráter indispensável da mediação nas relações sociais. A produção de dados se deu a partir dos discursos de professores formadores e de alunos do curso supracitado que foram elaborados pela realização de entrevistas semiestruturadas com os professores formadores e pelo Grupo Focal envolvendo as alunas do Estágio Supervisionado II. Considerando as características dos dados produzidos, a Análise Textual Discursiva (ATD) apresentou-se como a técnica de análise mais adequada por levantar os substratos necessários à elaboração das categorias de análises, que conduziram à produção do texto interpretativo sobre a relação entre afetividade e cognição no ensino de Ciências e de Matemática nos anos iniciais. As interpretações produzidas revelaram que a prática docente, quando realizada pelos princípios da indissociabilidade dos aspectos afetivos e cognitivos, afeta alunos e professores, favorecendo a ressignificação das vivências com o ensino de Ciências e de Matemática, de modo a superar os mitos e medos construídos historicamente em torno dessas disciplinas. A pesquisa aponta para a necessidade de propor novas organizações dos cursos de formação docente, encontrando, neles espaços para a construção do conhecimento em todas as suas dimensões, inclusive a afetiva, tão negligenciada no processo formativo acadêmico, que ainda prioriza os elementos de domínio cognitivo em detrimento dos elementos de domínio afetivo, o que dificulta a formação integral do ser. |
Resumo em lingua estrangeira: | The need to overcome the traditional dualist vision of the man who insists on explaining the construction of knowledge and thought as distinct and inarticulate actions was what the main reason for conducting this research, which shows the following problem that needs answering: what is revealed in the speeches of teacher trainers about the relationship between affectivity and cognition in the teaching of Science and Mathematics and what are the implications of this relationship in the training of future teachers? Given the fact that this research was conducted in the context of Education course at Univesidade Federal Roraima (UFRR), it aimed to analyze the relationship between affectivity and cognition in the speeche of teacher trainers who teach Science and Mathematics and their reflections in the training of future teachers. Taking into consideration the nature of the study, this research was done based on the assumptions of the qualitative approach and supported by the epistemological basis of Henri Wallon's studies, which highlight the psychogenesis of the person as a whole, and Vigotski's contributions from the perspective of cultural-historical Psychology with regard to emotions, by showing the indispensable character of mediation in social relationships. Data production was based on the speeches of teacher trainers and students of the above mentinoned course, and the were prepared by means of semi-structured interviews with teacher trainers and the Focus Group involving students of Supervised Internship II. Taking into account the characteristics of the data produced, the Discursive Textual Analysis (DTA) was found to be the most appropriate analysis technique because it collected data essential for the elaboration of the analyses categories, which led to the production of the interpretative text about relationship between affectivity and cognition in the teaching of Science and Mathematics in the early years. The interpretations produced revealed that when teaching practice is carried out by the principles of inseparability of affective and cognitive aspects, it affects students and teachers, favoring the resignification of experiences with the teaching of Science and Mathematics, in order to overcome the myths and fears constructed historically around those schooll subjects. The research points out to the need to offer new organizations for teacher training courses by finding in them spaces for the construction of knowledge in all their dimensions, including the affective one, which is so neglected in the academic training process that it still gives priority to the elements of cognitive domain rather than the elements of affective domain, which makes the integral training of the human being difficult. |
Palavra-chave: | Professores formadores Afetividade e cognição Ensino de ciências e de matemática Anos iniciais |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Teacher trainers Affection e cognition Teaching of Science and Mathematics Early years |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECEM |
Referência: | RAMOS, Elizangela da Silva Barboza. A relação entre afetividade e cognição no ensino de Ciências e Matemática nos anos iniciais: vivências de professores formadores e seus reflexos na formação inicial. 2020. 180 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2020. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/5643 |
Data defesa documento: | 11-Aug-2020 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - ICET - PPGECEM – Teses de doutorado |
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