Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/570
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Brito, Quise Gonçalves | - |
dc.date.accessioned | 2018-01-26T12:14:51Z | - |
dc.date.available | 2018-01-26T12:14:51Z | - |
dc.date.issued | 2013-04-04 | - |
dc.identifier.citation | BRITO, Quise Gonçalves. Animê como recurso de soft power: comunicação e cultura na situação de globalização. 2013. 186 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Cultura Contemporânea) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Linguagens, Cuiabá, 2013. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufmt.br/handle/1/570 | - |
dc.description.abstract | This study performs an analysis of flows and panoramas of communication and consumption engendered by the Japanese animation (anime) and its potentiality as a resource for cultural soft power to manage the Japanese national policy in a context marked by the intensification of the processes of transnationalization of markets and globalization of economy. The anime, products of an effervescent Japanese pop culture, become known and recognized worldwide in the mid-1990s. The consumption around these productions constantly mobilizes global flows of symbols, socialities, ideas, capital, products and services. The route and dynamic of movement of anime reveal aspects of the globalization of culture, as well a new global cultural economy that signals the growing importance of cultural management to exercise political and national economic management. The Soft Power, power management strategy through the use of sources of attractiveness, including culture, offers a fundamental tool in this regard. The anime, taken as soft power resources to Japan, offers through mobilized panoramas great potential to collaborate in the management of three items that require a reconfiguration of the nation-states in this situation of globalization: cultural hegemony, economic sovereignty and political legitimacy. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Valquíria Barbieri (kikibarbi@hotmail.com) on 2017-12-20T20:19:42Z No. of bitstreams: 1 DISS_2013_Quise Gonçalves Brito.pdf: 3593216 bytes, checksum: e4a81f6bd35f7969f9a244462e4fe9a1 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Jordan (jordanbiblio@gmail.com) on 2018-01-26T12:14:51Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2013_Quise Gonçalves Brito.pdf: 3593216 bytes, checksum: e4a81f6bd35f7969f9a244462e4fe9a1 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-01-26T12:14:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2013_Quise Gonçalves Brito.pdf: 3593216 bytes, checksum: e4a81f6bd35f7969f9a244462e4fe9a1 (MD5) Previous issue date: 2013-04-04 | en |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Animê como recurso de soft power : comunicação e cultura na situação de globalização | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Animê | pt_BR |
dc.subject.keyword | Soft power | pt_BR |
dc.subject.keyword | Comunicação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Situação de globalização | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estado-nação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Gushiken, Yuji | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4697447223916653 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Gushiken, Yuji | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4697447223916653 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Leite, Mário Cezar Silva | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1341589015538902 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3443441752817010 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este estudo realiza uma análise dos fluxos e panoramas de comunicação e consumo engendrados pelas animações japonesas (animês) e a sua potencialidade enquanto recurso cultural de soft power japonês para a gestão da política nacional em um contexto marcado pela intensificação dos processos de transnacionalização dos mercados e globalização da economia. Os animês, produtos de uma efervescente cultura pop japonesa, tornam-se conhecidos e reconhecidos mundialmente em meados da década de 1990. O consumo em torno dessas produções mobiliza constantemente fluxos globais de símbolos, socialidades, ideias, capital, produtos e serviços. O percurso e a dinâmica de circulação dos animês revelam aspectos do processo de mundialização da cultura, bem como de uma nova economia cultura global que sinaliza a crescente importância da gestão cultural para o exercício político e a gestão econômica nacionais. O Soft Power, estratégia de gestão do poder através do uso de fontes de atratividade, entre as quais a cultura, oferece uma ferramenta fundamental nesse sentido. Os animês, tomados como recursos de soft power para o Japão, oferecem através dos panoramas mobilizados grande potencial de colaborar na gestão de três itens que exigem uma reconfiguração dos Estados-nação nesta situação de globalização: a hegemonia cultural, soberania econômica e legitimidade política. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Linguagens (IL) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMT CUC - Cuiabá | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Anime | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Soft power | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Communication | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Situation of globalization | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Nation-state | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Rocha, Rosamaria Luiza de Melo | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/2514554478091432 | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - FCA - ECCO - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2013_Quise Gonçalves Brito.pdf | 3.51 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.