Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/5711
Tipo documento: Tese
Título: Ciganos Kalon : pássaros livres entre voos e pousos na emergência climática e educação ambiental
Autor(es): Amorim, Priscilla Mona de
Orientador(a): Passos, Luiz Augusto
Coorientador: Silva, Regina Aparecida da
Membro da Banca: Silva, Regina Aparecida da
Membro da Banca: Passos, Luiz Augusto
Membro da Banca: Rezende, Maria Aparecida
Membro da Banca: Ribeiro, Marcel Thiago Damasceno
Membro da Banca: Nora, Giseli Gomes Dalla
Resumo : Nosso objetivo foi realizar uma pesquisa sobre a (in)visibilidade dos povos ciganos e as interfaces frente à crise climática. Por meio de estudos conceituais e de entrevistas, estabelecemos as conexões entre educação ambiental, justiça climática e modos de proteção aos ciganos/as, um grupo em situação de vulnerabilidade. Temos como aporte metodológico a cartografia do imaginário, que tem como base a fenomenologia de Gaston Bachelard, relacionando as fases de constituição desta pesquisadora conectada aos quatro elementos (água, terra, fogo e ar). A pesquisa considerou o contexto dos/as ciganos/as Kalon para entender a identidade, os hábitos, os habitats vivenciados e os desafios de ser cigano/a Por meio da realização de entrevistas abertas com ciganos/as Kalon, compreendemos como eles percebem a emergência climática e como o processo de destruição ambiental impacta a vida cigana. De acordo com os diálogos realizados com os ciganos e ciganas Kalon, os colapsos climáticos comprometem a sobrevivência, havendo uma brusca interferência negativa na construção dos saberes ciganos. Além dos prejuízos de ordem física, eles também enfrentam a discriminação, o preconceito, o racismo e a dificuldade de inclusão social. Se outrora os/as ciganos/as eram conhecidos como andarilhos, este cenário está em plena mudança, já que a destruição ecológica intervém na vida nômade, historicamente intrínseca nos modos de viver dos ciganos e ciganas. A pesquisa sustentou a tese de que é preciso dar visibilidade à existência cigana, que não resiste somente aos preconceitos culturais, mas é igualmente impactada pelas dimensões climáticas e ambientais. Assim, a tese em educação ambiental buscou promover o debate sobre a justiça climática, ou seja, construir caminhos pedagógicos para que as políticas públicas sejam mais sensíveis à inclusão social e à proteção ecológica, permitindo que os grupos ciganos consigam manter a autonomia de vida, tanto em seus territórios fixos, ou naqueles territórios percorridos na longa travessia de fazer, pensar, sentir e ser cigano/a.
Resumo em lingua estrangeira: Our objective was to carry out research on the (in)visibility of gypsy people and their interfaces in the face of the climate crisis. Through conceptual studies and interviews, we establisched connections between environmental education, climate justice and ways of protecting gypsies, a group in a vulnerable situation.We have as a methodological contribution the cartography of the imaginary, which is based on the phenomenology of Gaston Bachelard, relating the phases of constitution of this researcher connected to the four elements (water, earth, fire and air). The research considered the context of the of the Kalon gypsies to understand their identity, habits, lived habitats and the challenges of being a gypsy. By conducting open interviews with Kalon gypsies, I understood how they perceive the climate emergency and how the process of environmental destruction impacts Gypsy life. According to dialogues held with Kalon gypsies, climate collapses compromise survival, resulting in a sudden negative interference in the construction of gypsy knowledge. In addition to physical losses, they also face discrimination, prejudice, racism and difficulties in social inclusion. If gypsies were once known as wanderers, this scenario is undergoing complete change, as ecological destruction intervenes in nomadic life, historically intrinsic to the ways of life of gypsies and gypsies. The research supported the thesis that it is necessary to give visibility to the gypsy existence, which not only resists cultural prejudices, but is also impacted by climatic and environmental dimensions. Thus, the thesis in environmental education sought to promote the debate on climate justice, that is, to build pedagogical paths so that public policies are more sensitive to social inclusion and ecological protection, allowing gypsy groups to maintain their autonomy of life, both in their fixed territories, or in those territories covered in the long journey of doing, thinking, feeling and being a gypsy.
Palavra-chave: Educação ambiental
Ciganos
Justiça climática
Palavra-chave em lingua estrangeira: Environmental education
Gypsies
Climate justice
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Educação (IE)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Referência: AMORIM, Priscilla Mona de. Ciganos Kalon: pássaros livres entre voos e pousos na emergência climática e educação ambiental. 2023. 147 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/5711
Data defesa documento: 14-Dec-2023
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Teses de doutorado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE_2023_Priscilla Mona de Amorim.pdf4.23 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.