Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/5712
Tipo documento: Tese
Título: Indicadores emocionais de estudantes universitários : um estudo quasi-experimental com Haṭha-Yoga
Autor(es): Leite, Vanessa Ferraz
Orientador(a): Marcon, Samira Reschetti
Membro da Banca: Marcon, Samira Reschetti
Membro da Banca: Dias, Tatiane Lebre
Membro da Banca: Amor Divino, Eveline do
Membro da Banca: Bernardi, Marina Lima Daleprane
Membro da Banca: Bertoli, Josefina
Resumo : Os indicadores emocionais são variáveis que permitem mensurar reações que relacionam os aspectos emocionais basais e primários, como medo, raiva, tristeza e alegria aos afetos mais refinados e profundos, que podem fortalecer a atenção plena, compaixão e autocompaixão. Dessa forma, devido sua complexidade, requer uma avaliação que considere aspectos biopsicossociais. Objetivo: avaliar os indicadores emocionais de estudantes de graduação da área da saúde, pré e pós-intervenção com programa de Haṭha-Yoga. Método: o estudo principal, que responde ao objetivo geral da tese, trata-se de um estudo quasiexperimental, desenvolvido entre maio e outubro de 2022, com 32 estudantes da área da saúde (cursos de enfermagem, nutrição, medicina e psicologia) de uma universidade pública, divididos em dois grupos: 14 no grupo intervenção e 18 no grupo controle. Antes e após a intervenção os participantes foram avaliados com Mindful Attention Awareness Scale (MAAS); Santa Clara Brief Compassion Scale (SCBCS); Self-Compassion Scale (SCS); Mini International Neuropsychiatric Interview (MINI); Depression, Anxiety, and Stress Scale (DASS-21); Barratt Impulsiveness Scale (BIS-11); Epworth Sleepiness Scale (EPWORTH). As análises descritivas e inferências foram calculadas usando frequências absolutas e relativas, média e desvio padrão, e o teste t pareado avaliou o efeito da intervenção. Os dados gerados na coleta pré-intervenção, de 611 estudantes dos quatro cursos da área da saúde, originaram um estudo observacional, correlacional e transversal com o objetivo de avaliar a associação entre indicadores de sofrimento emocional e atenção plena disposicional em estudantes da área da saúde de uma universidade pública federal brasileira. Neste, as variáveis contínuas foram expressas por meio da média e desvio-padrão, as categóricas pela frequência absoluta e relativa e a regressão linear múltipla foi usada para analisar os fatores associados a atenção plena disposicional. As análises foram realizadas no software SPSS e a pesquisa atendeu as legislações vigentes acerca dos aspectos éticos em ambos os estudos. Resultados: no estudo principal, verificou-se aumento nos indicadores emocionais compaixão, autocompaixão e diminuição nos sintomas de ansiedade e sonolência diurna após oito semanas de prática de Haṭha-Yoga. No grupo controle houve um decréscimo significativo do indicador emocional atenção plena disposicional. O estudo transversal revelou que, dentre os 611 estudantes avaliados, a maioria era mulheres, ≤ 22 anos, não brancas, com maior prevalência de estudantes de Medicina. Os estudantes apresentaram níveis moderados de atenção plena disposicional (x̅=51,75; desvio-padrão=12,67) e 52,2% apresentaram sintomas depressivos, 73,3% sintomas de ansiedade, 38,7% sintomatologia de estresse, 42,2% risco de suicídio atual e 55,5% sintomas de sonolência diurna excessiva. Na de regressão, as variáveis estresse, depressão e risco de suicídio atual demonstraram associação negativa com a capacidade de atenção plena disposicional. Conclusão: a prática de Haṭha-Yoga teve um impacto positivo nos indicadores emocionais dos estudantes, contribuindo para a promoção de saúde e o cuidado de si. Conhecer os indicadores de sofrimento emocional que reduzem significativamente o potencial da atenção plena disposicional pode ser útil como um diagnóstico situacional para melhor delineamento de estratégias que promovam o cuidado da saúde emocional de estudantes da área da saúde.
Resumo em lingua estrangeira: Emotional indicators are variables that allow measuring reactions that relate basal and primary emotional aspects, such as fear, anger, sadness, and joy to more refined and profound affections, which can strengthen full attention, compassion, and self-compassion. Thus, due to its complexity, it requires an evaluation that considers biopsychosocial aspects. Objective: to evaluate the emotional indicators of undergraduate health care students, pre- and post-intervention with a Haṭha-Yoga program. Method: the main study, which responds to the general objective of the thesis, is a quasi-experimental study, developed between May and October 2022, with 32 health area students (nursing, nutrition, medicine and psychology courses) from a public university, divided into two groups: 14 in the intervention group and 18 in the control group. Before and after the intervention, the participants were evaluated with the Mindful Attention Awareness Scale (MAAS); Santa Clara Brief Compassion Scale (SCBCS); Self-Compassion Scale (SCS); Mini International Neuropsychiatric Interview (MINI); Depression, Anxiety, and Stress Scale (DASS-21); Barratt Impulsiveness Scale (BIS11); Epworth Sleepiness Scale (EPWORTH). Descriptive analyses and inferences were calculated using absolute and relative frequencies, mean and standard deviation, and paired ttest assessed the effect of intervention. The data generated in the pre-intervention collection, from 611 students from four health courses, originated an observational, correlational, and cross-sectional study with the objective of evaluating the association between indicators of emotional distress and dispositional mindfulness in health students from a Brazilian federal public university. In this study, the continuous variables were expressed by mean and standard deviation, the categorical variables by absolute and relative frequency, and multiple linear regression was used to analyze the factors associated with dispositional full attention. The analyses were carried out using SPSS software and the research complied with the current legislation about ethical aspects in both studies. Results: In the main study, there was an increase in the emotional indicators of compassion and self-compassion and a decrease in anxiety symptoms and daytime sleepiness after eight weeks of Haṭha-Yoga practice. In the control group there was a significant decrease in the dispositional full attention emotional indicator. The cross-sectional study revealed that among the 611 students evaluated, the majority were female, ≤ 22 years old, non-white, with a higher prevalence of medical students. Students showed moderate levels of dispositional full attention (x̅=51.75; standard deviation=12.67) and 52.2% had depressive symptoms, 73.3% anxiety symptoms, 38.7% stress symptomatology, 42.2% current suicide risk, and 55.5% excessive daytime sleepiness symptoms. In the regression analysis, the variables stress, depression and current suicide risk showed negative association with dispositional full attention ability. Conclusion: the practice of Haṭha-Yoga had a positive impact on students' emotional indicators, contributing to health promotion and self-care. Knowing the indicators of emotional distress that significantly reduce the potential of dispositional full attention can be useful as a situational diagnosis for better delineation of strategies that promote the emotional health care of health care students.
Palavra-chave: Estudantes
Universidades
Saúde mental
Autocuidado
Ioga
Emoções
Afeto
Palavra-chave em lingua estrangeira: Students
Universities
Mental health
Self-care
Yoga
Emotions
Affect
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Faculdade de Enfermagem (FAEN)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
Referência: LEITE, Vanessa Ferraz. Indicadores emocionais de estudantes universitários: um estudo quasi-experimental com Haṭha-Yoga. 2023. 307 f. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Enfermagem, Cuiabá, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/5712
Data defesa documento: 3-May-2023
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - FAEN - PPGENF - Teses de doutorado

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