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http://ri.ufmt.br/handle/1/5717
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Plantas ritualísticas e medicinais em comunidades quilombolas e afrobrasileiras na Baixada Cuiabana, Mato Grosso - Brasil |
Autor(es): | Klein, Erick |
Orientador(a): | Pasa, Maria Corette |
Membro da Banca: | Pasa, Maria Corette |
Membro da Banca: | Moreira, Edilene Silva Ribeiro Lopes |
Membro da Banca: | Souza, Édila Cristina de |
Resumo : | Os fatores etnosociais, como a desapropriação da cultura africana imposta aos então negros brasileiros, a desagregação da memória africana, como também um aumento do índice de imigração europeia para o Brasil durante o século XIX, desencadeou uma dominação e uma sobreposição dos valores brancos sobre os negros. Entende-se como embranquecimento todo o movimento de apagamento das culturas afro em detrimentos das demais. Para o registro Etnobotânico e manejadas pelas populações nas unidades de paisagem aplicação de entrevistas semiestruturada e aberta. Para a análise qualitativa a unidade de paisagem foi distribuída em três categorias: (a) cerrado; (b) mata; (c) quintal. Foram agrupadas em quatro etnocategorias de usos: Medicinal e Místico religiosa. Na abordagem quantitativa foi calculado o Valor de Uso de cada espécie e para identificar as plantas com maior finalidade, calculando o consenso informante através do Nível de Fidelidade. Nas entrevistas com dirigentes de religiões afro-brasileiras obteve-se um total de 65 espécies, que atuam tanto como medicinais e místico-religiosas, desempenhando um importante papel na cosmopercepção das comunidades quilombolas e fiéis de religiões afro-brasileiras. Mais de 50% das espécies citadas são nativas, enquanto o restante pertence ao continente Africano e Europeu. Para as comunidades quilombolas de Acorizal, Nossa Senhora do Livramento e Chapada dos Guimarães utilizam as plantas através de chás (infusão), porém, ao averiguar o mesmo uso nas religiões afro-brasileiras na Baixada Cuiabana, tem-se o uso principal das plantas usufruído através dos banhos (32% das espécies citadas), seguida da etnocategoria medicinal com 17% da frequência relativa de citações, sendo 12% das espécies citadas como amuleto, seguido de defumação (11%). Os usos cerimoniais acumulam 5%, já as espécies utilizadas como assentamento acumulam 3% do total de espécies citadas. A utilização de espécies vegetais é indispensável nas práticas Etnobotânicas, sejam elas de origem tradicional (comunidades quilombolas) ou religiosas em cultos afro-brasileiros, cujo conhecimento ancestral permeia estes saberes de maneira intrínseca e, portanto, indissociável. |
Resumo em lingua estrangeira: | Ethnosocial factors, such as the expropriation of African culture imposed to black Brazilians, the disintegration of African memory, as well as an increase in the rate of European immigration to Brazil during the nineteenth century, triggered a domination and a superimposition of white values on black. It is understood as whitening the entire movement of erasure of Afro cultures to the detriment of others. For the Ethnobotanical record and managed by the populations in the landscape units, application of semistructured and open interviews. For the qualitative analysis, the landscape unit was divided into three categories: (a) cerrado; (b) forest; (c) backyards. They were grouped into four ethnocategories of uses: Medicinal and Mystical Religious. In the quantitative approach, the Use Value of each species was calculated and to identify the plants with the greatest purpose, calculating the informant consensus through the Fidelity Level. Most declare to be of Afro-descendant racial origin. In the interviews with leaders of AfroBrazilian religions, a total of 65 species were obtained, which act both as medicinal and mystical-religious, playing an important role in the cosmoperception of quilombola communities and faithful of Afro-Brazilian religions. More than 50% of the cited species are native, while the rest belong to the African and European continent. For the quilombola communities of Acorizal, Nossa Senhora do Livramento and Chapada dos Guimarães they use the plants through teas (infusion), however, when verifying the same use in the Afro-Brazilian religions in the "Baixada Cuiabana/Cuiaba Lowlands" , the main use of plants is made through baths (32% of the cited species), followed by the medicinal ethnocategory with 17% of the relative frequency of citations, with 12% of the species cited as amulet, followed by smoking (11%). The ceremonial uses accumulate 5%, while the species used as settlement accumulate 3% of the total of cited species. The use of plant species is indispensable in Ethnobotanical practices, whether of traditional origin (quilombola communities) or religious in Afro-Brazilian cults, whose ancestral knowledge permeates this knowledge in an intrinsic and, therefore, inseparable way. |
Palavra-chave: | Etnobotânica Umbanda Candomblé Comunidades quilombolas Espécies místico-religiosas |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Ethnobotany Umbanda Candomblé Quilombola communities Mysticreligious species |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Faculdade de Engenharia Florestal (FENF) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais e Ambientais |
Referência: | KLEIN, Erick. Plantas ritualísticas e medicinais em comunidades quilombolas e afrobrasileiras na Baixada Cuiabana, Mato Grosso – Brasil. 2022. 67 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Florestais e Ambientais) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Engenharia Florestal, Cuiabá, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/5717 |
Data defesa documento: | 31-May-2022 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC – FENF – PPGCFA – Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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