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http://ri.ufmt.br/handle/1/5725
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Mulheres em tempos de guerra : memórias de sobreviventes do Holocausto judeu |
Autor(es): | Castro, Gustavo Gabriel da Silva de |
Orientador(a): | Marques, Ana Maria |
Membro da Banca: | Marques, Ana Maria |
Membro da Banca: | Rodrigues Júnior, Osvaldo |
Membro da Banca: | Precioso, Adriana Lins |
Resumo : | O trabalho em questão aborda o ensino da disciplina de História, focando na ausência de relatos sobre a sobrevivência das mulheres pertencentes a grupos segregados durante a Segunda Guerra Mundial, como ciganas, deficientes físicas, judias, entre outras. O objetivo principal da pesquisa é compreender as razões por trás dessa ausência nos livros didáticos, que pode ser atribuída ao pensamento positivista que destacava os grandes heróis masculinos, deixando as mulheres em segundo plano na narrativa histórica, bem como à perspectiva eurocêntrica que valorizava o que a elite considerava relevante. O estudo se concentra na análise do período da Segunda Guerra Mundial, especialmente nos eventos relacionados à sobrevivência das mulheres nos campos de concentração nazistas, não discutidos nos livros didáticos do 9º ano do Ensino Fundamental. A pesquisa identifica essa ausência por meio da análise de coleções didáticas e busca preenchê-la examinando obras literárias relacionadas ao tema, considerando questões de gênero e a perspectiva das mulheres no ensino de História. A principal pergunta da pesquisa é: por que os livros didáticos não abordam a sobrevivência das mulheres pertencentes a minorias durante a Segunda Guerra Mundial? Para responder a essa pergunta, a pesquisa revisa três obras didáticas direcionadas ao 9º ano do Ensino Fundamental e discute o trabalho de autoras como Anne Frank, Lilian Ferreira de Souza, Evelyn Reis Bergamim, Silvelene Gomes de Souza, Bruna Krimberg Von Mühlen, Marlene Neves Strey, Marlia Aguiar Façanha, Viviane da Silva Moreria, Joana Maria Pedro, Joan Scott, Ana Maria Marques, e Moacyr Freitas. De forma abrangente, as obras consideradas como cerne da pesquisa são as de Lilian Ferreira de Souza, sendo estas o arcabouço teórico utilizado frequentemente e Ana Maria Marques no que tange a questão de gênero, ambas de suma relevância. A pesquisa culmina com uma proposta didática para professores do 9º ano do Ensino Fundamental, oferecendo estratégias para enriquecer o ensino sobre a Segunda Guerra Mundial, com foco na história das mulheres sobreviventes desse período específico. |
Resumo em lingua estrangeira: | The work in question addresses the teaching of History, focusing on the lack of reports on the survival of women belonging to segregated groups during the Second World War, such as gypsies, physically disabled women, Jews, among others. The main objective of the research is to understand the reasons behind this absence in textbooks, which can be attributed to the positivist thinking that highlighted the great male heroes, leaving women in the background in the historical narrative, as well as the Eurocentric perspective that valued what the elite considered it relevant. The study focuses on analyzing the period of the Second World War, especially on events related to the survival of women in Nazi concentration camps, not discussed in textbooks for the 9th year of Elementary School. The research identifies this absence through the analysis of teaching collections and seeks to fill it by examining literary works related to the topic, considering gender issues and the perspective of women in History teaching. The main research question is: Why do textbooks not address the survival of minority women during World War II? To answer this question, the research reviews three didactic works aimed at the 9th year of Elementary School and discusses the work of authors such as Anne Frank, Lilian Ferreira de Souza, Evelyn Reis Bergamim, Silvelene Gomes de Souza, Bruna Krimberg Von Mühlen, Marlene Neves Strey, Marlia Aguiar Façanha, Viviane da Silva Moreria, Joana Maria Pedro, Joan Scott, Ana Maria Marques, and Moacyr Freitas. In a comprehensive way, the works considered as the core of the research are those of Lilian Ferreira de Souza, these being the frequently used theoretical framework, and Ana Maria Marques regarding the issue of gender, both of great relevance. The research culminates with a didactic proposal for teachers in the 9th year of Elementary School, offering strategies to enrich teaching about the Second World War, focusing on the history of women survivors of that specific period. |
Palavra-chave: | Ensino de história Mulheres Sobrevivência |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Teaching history Women Survival |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Geografia, História e Documentação (IGHD) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de História - PROFHISTÓRIA |
Referência: | CASTRO, Gustavo Gabriel da Silva de. Mulheres em tempos de guerra: memórias de sobreviventes do Holocausto judeu. 2023. 146 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/5725 |
Data defesa documento: | 23-Nov-2023 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC – IGHD – PROFHISTÓRIA – Dissertações de mestrado |
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