Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/5728
Tipo documento: Tese
Título: (Co)Construção de artefato para avaliação da aprendizagem de graduandos em Enfermagem
Autor(es): Cioffi, Andreia Correia de Souza
Orientador(a): Ribeiro, Mara Regina Rosa
Membro da Banca: Ribeiro, Mara Regina Rosa
Membro da Banca: Nascimento, Vagner Ferreira do
Membro da Banca: Ferreira, Gímerson Erick
Membro da Banca: Rocha, Izabella Chrystina
Resumo : A pesquisa teve como objetivo projetar artefato orientado à avaliação da aprendizagem do graduando em enfermagem do estágio curricular supervisionado da atenção hospitalar. Tratase de pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa e natureza aplicada, conduzida pelas sete etapas da Soft Design Science Research (SDSR), a qual tem como base epistemológica a Design Science, que possui em seu cerne estudos rigorosos, voltados à resolução de problemas e projeção de artefatos, com vistas a melhorar o ambiente de trabalho, educacional e outros. Os stakeholders, total de 19, foram enfermeiros e preceptores com experiência assistencial e/ou na docência. A pesquisa ocorreu em duas universidades públicas do estado de Mato Grosso, especificamente, nos cursos de graduação em enfermagem. A produção de dados foi realizada entre outubro e dezembro de 2021 com implementação de grupos focais on-line síncronos nos quais os stakeholders foram divididos em três grupos. A análise de conteúdo do tipo temática orientou a análise dos dados. Os referenciais teóricos de competência clínica em Benner e Ciência da Mente, Cérebro e Educação orientaram a pesquisa. Resultados: Primeira etapa da SDSR: realizada síntese documental de duas dissertações (2018 e 2019) e duas teses (2019 e 2021) do grupo de pesquisa Formação, educação e gestão em saúde e enfermagem (GEFOR) levantando-se o problema específico a ser resolvido: problemas na avaliação da aprendizagem orientada ao desenvolvimento de competências clínicas dos discentes no estágio curricular supervisionado da atenção hospitalar, mediada por instrumento. Segunda etapa da SDSR: por meio de grupo focal junto aos stakeholders foram levantados os requisitos do problema: 1. Instrumento de avaliação com desempenhos de competências inexequíveis; 2. Incerteza de como avaliar levando em conta a subjetividade que permeia o processo; 3. Construção de instrumentos avaliativos sem embasamento em referências; 4. Avaliação realizada apenas na modalidade somativa, no final do período de estágio; 5. O não reconhecimento do protagonismo do preceptor na avaliação; 6. Falha no feedback da avaliação entre os atores envolvidos (docente, preceptor e acadêmico). Terceira etapa da SDSR: revisão de escopo que auxiliou a verificar se havia artefato(s) na literatura que pudesse resolver o problema e generalização do problema. Quarta etapa da SDSR: triangulação de dados definindo-se uma classe de soluções para o problema, descrita em requisitos: promover a participação dos atores envolvidos na avaliação; possibilitar a avaliação contínua do acadêmico; promover a avaliação formativa; favorecer o feedback; possuir um rol de competências e desempenhos; propiciar o registro fidedigno do processo de avaliação, considerando a subjetividade. Quinta etapa da SDSR: os requisitos do problema geral podem solucionar os requisitos do problema específico, quando comparados. Sexta etapa da SDSR: Ao confrontar as cinco etapas anteriores, nota-se congruência e indicaram o artefato a ser (co)construído: instrumento de avaliação discente do estágio curricular supervisionado. Sétima etapa da SDSR: (co)construção do artefato com implementação de grupos focais. Acredita-se que o artefato projetado possa impulsionar a aprendizagem e o desenvolvimento da competência clínica, pois visa promover a interação social e feedback entre professores, preceptores e estudantes; e autoavaliação do graduando, mas necessita ser analisado na prática. Apreende-se serem necessárias capacitações dos atores envolvidos no processo, em especial, aos docentes e preceptores, sobre como implementar na prática os fundamentos da ciência em benefício da aprendizagem e formação contínua do graduando.
Resumo em lingua estrangeira: The research aimed to design an artifact aimed at evaluating the learning of undergraduate nursing students in the supervised curricular internship in hospital care. This is exploratory research, with a qualitative approach and applied nature, conducted by the seven stages of Soft Design Science Research (SDSR), which has Design Science as its epistemological basis, which has at its core rigorous studies, aimed at problem solving and projection of artifacts, with a view to improving the work, educational and other environments. The stakeholders, a total of 19, were nurses and preceptors with experience in care and/or teaching. The research took place in two public universities in the state of Mato Grosso, specifically, in undergraduate nursing courses. Data production was carried out between October and December 2021 with the implementation of synchronous online focus groups in which stakeholders were divided into three groups. Thematic content analysis guided the data analysis. The theoretical references of clinical competence in Benner and Science of the Mind, Brain and Education guided the research. Results: First stage of SDSR: document synthesis of two dissertations (2018 and 2019) and two theses (2019 and 2021) of the research group Training, education and management in health and nursing (GEFOR) raising the specific problem to be addressed solved: problems in the evaluation of learning oriented to the development of clinical competences of students in the supervised curricular internship of hospital care, mediated by instrument. Second stage of the SDSR: through a focus group with the stakeholders, the requirements of the problem were raised: 1. Evaluation instrument with unfeasible competence performances; 2. Uncertainty of how to evaluate taking into account the subjectivity that permeates the process; 3. Construction of evaluative instruments without reference base; 4. Assessment carried out only in the summative modality, at the end of the internship period; 5. Failure to recognize the role of the preceptor in the assessment; 6. Failure in the evaluation feedback between the actors involved (teacher, preceptor and academic). Third stage of the SDSR: scope review that helped to verify if there were artifact(s) in the literature that could solve the problem and problem generalization. Fourth stage of the SDSR: data triangulation defining a class of solutions for the problem, described in requirements: promoting the participation of the actors involved in the evaluation; enable the continuous evaluation of the student; promote formative assessment; favor feedback; have a list of skills and performance; provide a reliable record of the evaluation process, considering subjectivity. Fifth stage of the SDSR: General problem requirements can solve specific problem requirements when compared. Sixth stage of the SDSR: When comparing the five previous stages, there is congruence and they indicated the artifact to be (co)constructed: student evaluation instrument of the supervised curricular internship. Seventh stage of the SDSR: (co)construction of the artifact with implementation of focus groups. It is believed that the designed artifact can boost learning and the development of clinical competence, as it aims to promote social interaction and feedback between professors, preceptors and students; and student self-assessment, but needs to be analyzed in practice. It appears that training is needed for the actors involved in the process, especially for professors and preceptors, on how to implement the fundamentals of science in practice for the benefit of learning and continuing education for undergraduate students.
Palavra-chave: Avaliação educacional
Estágios
Bacharelado em enfermagem
Palavra-chave em lingua estrangeira: Educational assessment
Internship
Bachelor of Nursing
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Faculdade de Enfermagem (FAEN)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
Referência: CIOFFI, Andreia Correia de Souza. (Co)Construção de artefato para avaliação da aprendizagem de graduandos em Enfermagem. 2022. 176 f. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Enfermagem, Cuiabá, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/5728
Data defesa documento: 28-Sep-2022
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - FAEN - PPGENF - Teses de doutorado

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