Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/5729
Tipo documento: Dissertação
Título: Desempenho silvicultural de espécies autóctones na revegetação de área de preservação permanente
Autor(es): Santos, Otnyel Pedro de Matos
Orientador(a): Tsukamoto Filho, Antonio de Arruda
Membro da Banca: Tsukamoto Filho, Antonio de Arruda
Membro da Banca: Caldeira, Sidney Fernando
Membro da Banca: Mota, Silvia da Luz Lima
Membro da Banca: Isernhagen, Ingo
Resumo : O presente trabalho teve os objetivos de identificar espécies promissoras para o plantio em programas de reflorestamentos por meio da avaliação de variáveis dendrométricas de espécies autóctones implantadas na revegetação de área de preservação permanente no bioma Cerrado, e de avaliar a sobrevivência, crescimento e recobrimento da área, quantificar a produção de serapilheira e a capacidade de retenção hídrica de espécies autóctones plantadas para revegetar área de preservação permanente e também determinar o estágio de sucessão do povoamento. O estudo foi conduzido no município de Nossa Senhora do Livramento, Estado de Mato Grosso. Foi verificada a sobrevivência aos 16 anos de idade e realizada medição de todas as árvores quanto à altura total (Ht), diâmetro à 1,3 m do solo (D1,3m) e diâmetro de copa (DC). Posteriormente, foram calculados a densidade (D), a área basal (G), o diâmetro da copa (DC) e a área de projeção de copa (AC), além os índices morfométricos. Durante as medições em campo foram registrados o estado fitossanitário e a forma de fuste de cada árvore. Coletou-se amostras de serapilheira sistematicamente no centro de cada uma das 96 parcelas, para avaliar a sua capacidade de retenção hídrica (CRH). As espécies Plathymenia reticulata, Myracrodruon urundeuva e Enterolobium contortisiliquum foram qualificadas com potencial para plantios de reflorestamento no Cerrado. Myracrodruon urundeuva e Caesalpinia ferrea apresentaram as maiores taxas de sobrevivência. Enterolobium contortisiliquum e Anadenanthera falcata foram responsáveis por maior produção de serapilheira, a serapilheira produzida por Genipa americana e Samanea tubulosa contribuíram com maior capacidade de retenção hídrica. O povoamento estudado apresenta comportamento de floresta secundária em estágio médio de sucessão.
Resumo em lingua estrangeira: .
Palavra-chave: Reflorestamento
Silvicultura de nativas
Myracrodruon urundeuva
Cerrado
Palavra-chave em lingua estrangeira: .
.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Faculdade de Engenharia Florestal (FENF)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais e Ambientais
Referência: SANTOS, Otnyel Pedro de Matos. Desempenho silvicultural de espécies autóctones na revegetação de área de preservação permanente. 2019. 112 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Florestais e Ambientais) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Engenharia Florestal, Cuiabá, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/5729
Data defesa documento: 7-Mar-2019
Aparece na(s) coleção(ções):CUC – FENF – PPGCFA – Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2019_Otnyel Pedro de Matos Santos.pdf2.62 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.