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http://ri.ufmt.br/handle/1/5747
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Educação ambiental nas escolas de Mato Grosso : avaliação do Programa Vamos Cuidar do Brasil com ênfase no tema água |
Autor(es): | Minetto, Erika Regina de Oliveira |
Orientador(a): | Figueiredo, Daniela Maimoni de |
Coorientador: | Ioris, Antônio Augusto Rossoto |
Membro da Banca: | Figueiredo, Daniela Maimoni de |
Membro da Banca: | Ferreira, Maria Saleti Ferraz Dias |
Membro da Banca: | Spazziani, Maria de Lourdes |
Resumo : | Este trabalho constituiu-se a partir de um diagnóstico sobre a Educação Ambiental formal em Mato Grosso, através da análise de projetos elaborados por escolas que participaram da IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (IV CNIJMA), com ênfase no tema água. Esta Conferência ocorreu em 2013, e envolveu quatro subtemas para serem discutidos nas escolas: água, terra, fogo e ar. A análise envolveu aspectos quantitativos e qualitativos dos projetos, além de entrevistas com gestores, professores, alunos e questionários enviados por e-mail para as escolas participantes. Com isso foi possível realizar uma análise crítica sobre a educação ambiental formal em Mato Grosso. A proposta da Conferência mostrou-se adequada, uma vez que propiciou aos jovens um momento dialógico onde a reflexão e o protagonismo devem estar presentes através da constituição das Com-Vidas que partem da concepção freireana dos Círculos de Aprendizagem e Cultura. Contudo, a análise dos projetos revela que essa percepção ainda é incipiente no cotidiano escolar, sendo necessário ampliar a divulgação e o acompanhamento das propostas conceituais sugeridas pela Conferência. No Mato Grosso, esta dificuldade pode estar associada a diversos fatores, entre eles o próprio contexto histórico de ocupação do Estado, vinculado a hegemonia do agronegócio e sua influência sob aspectos políticos e econômicos além da própria ineficiência educacional. Dentre as escolas de Mato Grosso que participaram da IV CNIJMA, 29,5% são públicas estaduais, 68%, são públicas municipais e 2,5% pertencem a rede privada. A maior parte delas está localizada na zona urbana, correspondendo a 63,1% do total. Já dos 36,9% de escolas que estão na zona rural, 22,2% são escolas de assentamento, 6,7% de escolas indígenas, 4,4% de escolas quilombolas. A princípio, a análise dos projetos revelou que apenas 49,2% das escolas identificaram o subtema escolhido em seus projetos. Foi possível estabelecer o subtema de 82% dos projetos inscritos, onde 58% correspondiam ao subtema terra, 36% a água, 4% ao fogo e 2% ar. Constou-se nesta pesquisa, por parte dos executores dos projetos nas escolas, a ausência de uma concepção crítica no trabalho com Educação Ambiental, a dificuldade em integrar os conteúdos de forma interdisciplinar e a incompreensão do contexto geográfico da bacia hidrográfica na qual cada comunidade escolar está inserida. Com relação aos proponentes-gestores públicos, há necessidade de inserção do Programa enquanto política pública, o que não ocorreu até o presente momento, além de aprimoramento metodológico e maior incentivo e apoio à participação das escolas neste tipo de Programa. |
Resumo em lingua estrangeira: | This work is made up from a diagnosis of the environmental education in formal Mato Grosso, through the analysis of projects developed by schools that participated in the IV National Conference Children and Youth for the Environment (IV CNIJMA), with an emphasis on water. This conference took place in 2013 and involved four sub-themes to be discussed in schools: water, earth, fire and air. The analysis involved quantitative and qualitative aspects of projects, as well as interviews with administrators, teachers, students and questionnaires sent by email to the participating schools. It was possible to carry out a critical analysis of the formal environmental education in Mato Grosso. The purpose of the conference was appropriate, since it provided young people a dialogic moment reflection and leadership must be present through the establishment of Com-Vidas departing from Freire's concept of Learning and Culture Circles. However, analysis of the projects shows that this perception is still incipient in the daily school, being necessary to broaden the dissemination and monitoring of conceptual proposals suggested by the Conference. In Mato Grosso, this difficulty may be associated with several factors, including the actual historical context of the state of occupation, linked the hegemony of agribusiness and its influence on political and economic aspects in addition to the own educational inefficiency. Among the Mato Grosso schools that participated in the IV CNIJMA, 29.5% are state public, 68% are municipal and public 2.5% belong to private network. Most of them are located in urban areas, accounting for 63.1% of the total. Already 36.9% of the schools that are in the countryside, 22.2% are settlement schools, 6.7% of indigenous schools, 4.4% of Quilombo schools. At first, the analysis of the projects showed that only 49.2% of schools identified the sub-theme chosen for their projects. It was possible to establish the subtheme of 82% of registered projects, which 58% corresponded to the subtheme land, 36% water, 4% and 2% air fire. It consisted in this survey, by the executors of the projects in schools, the lack of a critical approach in working with environmental education, the difficulty in integrating the content in an interdisciplinary way and misunderstanding of the geographical context of the river basin in which each school community It's inserted. With regard to public managers, proposers, no need to program the inclusion as a public policy, which has not occurred to date, in addition to methodological improvement and greater encouragement and support for the participation of schools in this type of program. |
Palavra-chave: | Políticas públicas Bacia hidrográfica Interdisciplinaridade |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Public policies Hydrographic basin Interdisciplinarity |
CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA SANITARIA::RECURSOS HIDRICOS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Faculdade de Arquitetura, Engenharia e Tecnologia (FAET) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Recursos Hídricos |
Referência: | MINETTO, Erika Regina de Oliveira. Educação ambiental nas escolas de Mato Grosso: avaliação do Programa Vamos Cuidar do Brasil com ênfase no tema água. 2016. 138 f. Dissertação (Mestrado em Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Arquitetura, Engenharia e Tecnologia, Cuiabá, 2016. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/5747 |
Data defesa documento: | 10-Mai-2016 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - FAET - PPGRH - Dissertações de mestrado |
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