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http://ri.ufmt.br/handle/1/5779
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | A geometria fractal e a deficiência visual no contexto do ensino de ciências inclusivo e da educação integrativa STEAM |
Autor(es): | Santos, Carla Magna Moura da Silva |
Orientador(a): | Hardoim, Edna Lopes |
Membro da Banca: | Miyazaki, Rosina Djunko |
Membro da Banca: | Ferreira, Maria Saleti Ferraz Dias |
Membro da Banca: | Hardoim, Edna Lopes |
Membro da Banca: | Pacheco, Zaryf Araji Dahroug |
Resumo : | Esta pesquisa, que abordou a Geometria Fractal em alguns elementos do Cerrado, consiste em uma proposta interdisciplinar e inclusiva empregando a Abordagem STEAM. A questão orientadora da investigação foi como seria a percepção dos alunos, sobretudo dos estudantes com deficiência visual, sobre as formas geométricas de elementos naturais. Teve-se como objetivo geral proporcionar oportunidades equânimes de aprendizagem a todos os estudantes, de forma a dar acessibilidade também a educandos com deficiência visual. É necessário mostrar aos professores que a barreira da aprendizagem não está no aluno pelo fato dele ser cego, surdo, ou por algum outro impedimento sensorial, físico ou cognitivo, mas sim na maneira com que os conhecimentos lhes são apresentados. Aportado em uma abordagem qualitativa com o requerido rigor científico foi realizado um estudo de caso com dezesseis alunos, do 7º ano do Ensino Fundamental, em uma escola de Cuiabá-MT. Incorporando elementos de pesquisa-ação, apoiados em pressupostos da epistemologia de Lev Vygotski, aplicou-se o projeto “O tal fractal”, a partir do qual foi desenvolvido um roteiro didático como produto educacional. Foi possível observar nesta pesquisa que mesmo um conteúdo que pareça desafiador como a geometria fractal pode ser utilizado, com grande proveito, em sala de aula, quando se inova nos métodos didáticos. Desse modo, a pesquisa possibilitou o máximo de abstração dos conhecimentos nas componentes curriculares da Biologia, da Matemática e das Artes, apresentadas por meio de recursos didáticos inovadores e integrativos como a Realidade Aumentada, 3D e materiais inclusivos, acessíveis. Para além da revolução que a geometria fractal trouxe para o estudo das formas, essa se mostrou como um conhecimento que gerou curiosidades, provocou questionamentos e motivou os estudantes a buscarem respostas aos desafios a eles apresentados, ajudando no desenvolvimento de algumas habilidades requeridas no âmbito social e profissional. |
Resumo em lingua estrangeira: | This research that addressed Fractal Geometry in some elements of the Cerrado Bioma, consists of an interdisciplinary and inclusive proposal in the STEAM approach. The investigation guiding question was what would be the perception of students, especially those ones with visual impairments, about the geometric shapes of natural elements? Our general goal was to provide equitable learning opportunities to all students in order to provide accessibility also to students with visual impairments. It is necessary to show teachers that the learning barrier is not in the student because he is blind, deaf, or for some other physical, sensory or cognitive impairment, but in the way in which the knowledge is presented to them. Based on a qualitative approach, with the required scientific rigor, we carried out a case study with 16 students from the 7th year of Elementary School, in a school in Cuiabá-MT. Incorporating action research elements, supported by Lev Vygotski's epistemology assumptions, we applied the project “O tal fractal”, from which we developed a didactic script as an educational product. Considering the research results, it was possible to observe that even content that seems challenging such as fractal geometry can be used as a great advantage in the classroom. Thus, allowing the maximum abstraction of knowledge in the curricular components of Biology, Mathematics, and Arts, presented through innovative teaching resources such as Augmented Reality, 3D and inclusive, accessible materials. In addition to the revolution that fractal geometry has brought to the study of shapes, it is shown as a knowledge that generates curiosity, provokes questions and motivates students to seek answers to the challenges presented to them, helping them to develop some required skills in the social and professional sphere. |
Palavra-chave: | Cerrado Realidade aumentada Geometria da natureza |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Cerrado Augmented reality Geometry of nature |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Física (IF) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais |
Referência: | CAVALCANTE, Carine Baggio. A geometria fractal e a deficiência visual no contexto do ensino de ciências inclusivo e da educação integrativa STEAM. 2022. 87 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/5779 |
Data defesa documento: | 20-Jun-2022 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IF - PPGECN - Dissertações de mestrado |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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