Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/5783
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Carlos Faria-
dc.date.accessioned2024-08-22T15:21:03Z-
dc.date.available2022-04-12-
dc.date.available2024-08-22T15:21:03Z-
dc.date.issued2022-03-30-
dc.identifier.citationSILVA, Carlos Faria. Modelos virtuais e modelagem didática: uma abordagem significativa para o ensino da embriologia animal: do zigoto à neurulação. 2022. 90 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/5783-
dc.description.abstractThe scope of this work is a study that seeks to understand the contributions of a teaching proposal through a Didactic Sequence (SD) that have as mediating instruments the use of a website with simulators, animations and modeling as auxiliary resources in the teaching animal embryology - from zygote to neurulation. The study was carried out remotely in a school in the capital Cuiabá-MT, with the participation of twelve students from the first year of high school and, for the evaluation of DS, the students of this research and the participation of five teachers were considered. The investigation has as its theoretical construct important concepts such as praxis, dialectics, constructivism, socio-historical context, action – reflection-action, these converge to a philosophical line of dialectical socio-historical materialism. The assumptions of the Theory of Meaningful Learning (SAT) by David Paul Ausubel were considered, where the students' previous knowledge (subsumers) will serve as a support point for the presentation of new information and also the Vinholi Junior Method in the categorization of this knowledge. The results of the investigation showed from the analysis of the results obtained through the questionnaires applied before and after the application of the SD that most of the students showed advances in their learning in relation to what was observed in the initial questionnaire.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Simone Gomes (simonecgsouza@gmail.com) on 2023-05-24T16:30:28Z No. of bitstreams: 1 DISS_2022_Carlos Faria Silva (1).pdf: 2635385 bytes, checksum: d1f642364beab0205afbfb6b8b5cfdb5 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan Souza (jordanbiblio@gmail.com) on 2024-08-22T15:21:03Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2022_Carlos Faria Silva (1).pdf: 2635385 bytes, checksum: d1f642364beab0205afbfb6b8b5cfdb5 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-08-22T15:21:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2022_Carlos Faria Silva (1).pdf: 2635385 bytes, checksum: d1f642364beab0205afbfb6b8b5cfdb5 (MD5) Previous issue date: 2022-03-30en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleModelos virtuais e modelagem didática : uma abordagem significativa para o ensino da embriologia animal : do zigoto à neurulaçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordSequência didáticapt_BR
dc.subject.keywordAprendizagem significativapt_BR
dc.subject.keywordMaterialismo sóciopt_BR
dc.subject.keywordHistórico dialéticopt_BR
dc.contributor.advisor1Castro, Edward Bertholine de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5479860322561815pt_BR
dc.contributor.referee1Roehrs, Marfa Magali-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9648598034738688pt_BR
dc.contributor.referee2Castro, Edward Bertholine de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5479860322561815pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1000215941233708pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como escopo um estudo que busca compreender as contribuições de uma proposta de ensino, por meio de uma Sequência Didática (SD) que têm como instrumentos mediadores o uso de um web-site com simuladores, animações e a modelagem como recursos auxiliares no ensino da embriologia animal – do zigoto à neurulação. O estudo foi realizado remotamente em uma escola da capital Cuiabá-MT, com a participação de doze alunos da primeira série do Ensino Médio e, para a avaliação da SD considerou-se os estudantes desta pesquisa e a participação de cinco professores. A investigação tem como constructo teórico conceitos importantes como práxis, dialética, construtivismo, contexto sócio histórico, açãoreflexão-ação, estes convergem para uma linha filosófica do materialismo sócio histórico dialético. Considerou -se os pressupostos da Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) de David Paul Ausubel. onde os conhecimentos prévios (subsunçores) dos estudantes servirão como ponto de apoio para a apresentação da nova informação e, também o Método de Vinholi Junior na categorização destes conhecimentos. Os resultados da investigação evideciaram, a partir das análises dos resultados obtidos, por meio dos questionários aplicados, antes e depois da aplicação da SD, que em grande parte dos escolares apresentaram avanços em sua aprendizagem em relação ao que observou-se no questionário inicial.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Física (IF)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturaispt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.subject.keyword2Following teachingpt_BR
dc.subject.keyword2Meaningful learningpt_BR
dc.subject.keyword2Dialectical sociopt_BR
dc.subject.keyword2Historical materialismpt_BR
dc.contributor.referee3Mueller, Eduardo Ribeiro-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4915470064173599pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IF - PPGECN - Dissertações de mestrado
CUC - IF - PPGECN - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2022_Carlos Faria Silva (1).pdf2.57 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.