Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/5783
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Carlos Faria | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-22T15:21:03Z | - |
dc.date.available | 2022-04-12 | - |
dc.date.available | 2024-08-22T15:21:03Z | - |
dc.date.issued | 2022-03-30 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Carlos Faria. Modelos virtuais e modelagem didática: uma abordagem significativa para o ensino da embriologia animal: do zigoto à neurulação. 2022. 90 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufmt.br/handle/1/5783 | - |
dc.description.abstract | The scope of this work is a study that seeks to understand the contributions of a teaching proposal through a Didactic Sequence (SD) that have as mediating instruments the use of a website with simulators, animations and modeling as auxiliary resources in the teaching animal embryology - from zygote to neurulation. The study was carried out remotely in a school in the capital Cuiabá-MT, with the participation of twelve students from the first year of high school and, for the evaluation of DS, the students of this research and the participation of five teachers were considered. The investigation has as its theoretical construct important concepts such as praxis, dialectics, constructivism, socio-historical context, action – reflection-action, these converge to a philosophical line of dialectical socio-historical materialism. The assumptions of the Theory of Meaningful Learning (SAT) by David Paul Ausubel were considered, where the students' previous knowledge (subsumers) will serve as a support point for the presentation of new information and also the Vinholi Junior Method in the categorization of this knowledge. The results of the investigation showed from the analysis of the results obtained through the questionnaires applied before and after the application of the SD that most of the students showed advances in their learning in relation to what was observed in the initial questionnaire. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Simone Gomes (simonecgsouza@gmail.com) on 2023-05-24T16:30:28Z No. of bitstreams: 1 DISS_2022_Carlos Faria Silva (1).pdf: 2635385 bytes, checksum: d1f642364beab0205afbfb6b8b5cfdb5 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Jordan Souza (jordanbiblio@gmail.com) on 2024-08-22T15:21:03Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2022_Carlos Faria Silva (1).pdf: 2635385 bytes, checksum: d1f642364beab0205afbfb6b8b5cfdb5 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-08-22T15:21:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2022_Carlos Faria Silva (1).pdf: 2635385 bytes, checksum: d1f642364beab0205afbfb6b8b5cfdb5 (MD5) Previous issue date: 2022-03-30 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Modelos virtuais e modelagem didática : uma abordagem significativa para o ensino da embriologia animal : do zigoto à neurulação | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sequência didática | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aprendizagem significativa | pt_BR |
dc.subject.keyword | Materialismo sócio | pt_BR |
dc.subject.keyword | Histórico dialético | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Castro, Edward Bertholine de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5479860322561815 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Roehrs, Marfa Magali | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9648598034738688 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Castro, Edward Bertholine de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5479860322561815 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1000215941233708 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem como escopo um estudo que busca compreender as contribuições de uma proposta de ensino, por meio de uma Sequência Didática (SD) que têm como instrumentos mediadores o uso de um web-site com simuladores, animações e a modelagem como recursos auxiliares no ensino da embriologia animal – do zigoto à neurulação. O estudo foi realizado remotamente em uma escola da capital Cuiabá-MT, com a participação de doze alunos da primeira série do Ensino Médio e, para a avaliação da SD considerou-se os estudantes desta pesquisa e a participação de cinco professores. A investigação tem como constructo teórico conceitos importantes como práxis, dialética, construtivismo, contexto sócio histórico, açãoreflexão-ação, estes convergem para uma linha filosófica do materialismo sócio histórico dialético. Considerou -se os pressupostos da Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) de David Paul Ausubel. onde os conhecimentos prévios (subsunçores) dos estudantes servirão como ponto de apoio para a apresentação da nova informação e, também o Método de Vinholi Junior na categorização destes conhecimentos. Os resultados da investigação evideciaram, a partir das análises dos resultados obtidos, por meio dos questionários aplicados, antes e depois da aplicação da SD, que em grande parte dos escolares apresentaram avanços em sua aprendizagem em relação ao que observou-se no questionário inicial. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Física (IF) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMT CUC - Cuiabá | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Following teaching | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Meaningful learning | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Dialectical socio | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Historical materialism | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Mueller, Eduardo Ribeiro | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/4915470064173599 | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IF - PPGECN - Dissertações de mestrado CUC - IF - PPGECN - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2022_Carlos Faria Silva (1).pdf | 2.57 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.