Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/5789
Tipo documento: Tese
Título: Análise longitudinal da rede de sintomas depressivos em pós-graduandos stricto sensu durante o processo formativo
Autor(es): Kogien, Moisés
Orientador(a): Marcon, Samira Reschetti
Membro da Banca: Marcon, Samira Reschetti
Membro da Banca: Cardoso, Joana Darc Chaves
Membro da Banca: Silva, Pãmela Rodrigues de Souza
Membro da Banca: França, Alex Bacadini
Membro da Banca: Vitorino, Luciano Magalhaes
Resumo : A sintomatologia depressiva trata-se de um problema altamente prevalente entre pósgraduandos, dentre outros aspectos, em decorrência dos diferentes estressores relacionados a esse nível de formação. Evidências têm apontado que estudantes inseridos há mais tempo na pós-graduação estão mais vulneráveis aos efeitos deletérios dos estressores acadêmicos sobre sua saúde mental. Entretanto, a maior parte dos estudos atualmente disponíveis avaliaram a prevalência e severidade da sintomatologia depressiva entre pós-graduação por meio de abordagens teóricas tradicionais, principalmente os modelos de variáveis latentes. Novas abordagens, como a análise de rede de sintomas psicopatológicos tem se mostrado como uma promissora alternativa para o entendimento de transtornos mentais em detrimento às abordagens convencionais e hegemônicas. Esta perspectiva fornece uma caracterização mais aprofundada das relações entre componentes sintomáticos, possibilitando entender a dinâmica das interações entre sintomas e, a partir destas, como os transtornos mentais são estruturados. Apesar de recente, tal abordagem tem sido amplamente utilizada para o entendimento de transtornos depressivos em diferentes populações, entretanto, estudos com esta abordagem em estudantes universitários, sobretudo, aqueles inseridos na pós-graduação stricto sensu ainda são incipientes. Objetivo: Analisar longitudinalmente a estrutura da rede de sintomas depressivos em pós-graduandos stricto sensu durante suas jornadas formativas por meio da teoria de redes. Método: Trata-se de estudo longitudinal prospectivo, de centro único e que acompanhou uma coorte de pós-graduandos de uma instituição pública durante os primeiros 12 meses do processo formativo. Foram coletados dados acerca de características sociodemográficas e da sintomatologia depressiva por meio do Patient Health Questionnaire9. Os dados foram coletados ao início da formação (março e abril/2021) e 12 meses após a primeira coleta (março e abril/2022). Propoe-se análise de rede para caracterizar a estrutura da rede de sintomas depressivos nestes dois momentos e técnicas de comparação para verificar diferenças entre essas estruturas. Resultados: Humor deprimido e problemas de concentração foram os sintomas mais centrais nas duas avaliações realizadas. Esses dois sintomas juntamente com anedonia foram os que apresentaram maior predictabilidade tanto no estudo de base quanto 12 meses após. Em relação à estrutura da rede e força global não foram evidenciadas diferenças longitudinais entre as redes. No que tange às interações sintoma-asintoma anedonia e humor deprimido foram as associações mais fortes encontradas, seguidas da relação entre problemas de concentração e problemas psicomotores. Conclusões: Os estudantes de pós-graduação desta amostra apresentaram redes densas e alta severidade de sintomas depressivos nas duas avaliações realizadas. O atravessamento da pandemia de COVID-19, na avaliação de base, pode ter contribuído para severidade dos sintomas depressivos encontrados, bem como, influenciado na configuração da rede ao ingresso da pósgraduação e após um ano de estudo as complexidades inerentes da adaptação neste nível formativo podem ter contribuído para a manutenção das configurações de rede, severidade de sintomas e suas relações.
Resumo em lingua estrangeira: Depressive symptoms are a highly prevalent problem among pgraduate students, among other aspects, mainly due to the different stressors related to this level of training. Evidence has shown that students who have been in graduate studies for a longer period of time are more vulnerable to the harmful effects of academic stressors on their mental health. However, most currently available studies have assessed the prevalence and severity of depressive symptoms among postgraduates using traditional theoretical approaches, mainly latent variable models. New approaches, such as network analysis of psychopathological symptoms, have proven to be a promising alternative for understanding mental disorders to the detriment of conventional and hegemonic approaches. This perspective provides a more in-depth characterization of the relationships between symptomatic components, making it possible to understand the dynamics of interactions between symptoms and, based on these, how mental disorders are structured. Although recent, this approach has been widely used to understand depressive disorders in different populations, however, studies using this approach in university students, especially those enrolled in stricto sensu postgraduate studies, are still incipient. Objective: To analyze longitudinally the structure of the network of depressive symptoms in stricto sensu postgraduate students during their training journeys through network theory. Method: Prospective, single-center longitudinal study that followed a cohort of postgraduate students from a public institution during the first 12 months of the training process. Data on sociodemographic characteristics and depressive symptoms were collected using the Patient Health Questionnaire-9. Data were collected at the beginning of training (March and April/2021) and 12 months after the first collection (March and April/2022). Network analysis is proposed to characterize the structure of the depressive symptoms network at these two moments and comparison techniques to verify differences between these structures. Results: Depressed mood and concentration problems were the most central symptoms in the two assessments carried out. These two symptoms, together with anhedonia, were those that showed the greatest predictability both in the baseline study and 12 months later. Regarding network structure and global strength, no longitudinal differences were evident between the networks. Regarding symptom-by-symptom interactions, anhedonia and depressed mood were the strongest associations found, followed by the relationship between concentration problems and psychomotor problems. Conclusions: The postgraduate students in this sample presented dense networks and high severity of depressive symptoms in the two assessments carried out. The passage of the COVID-19 pandemic, in the baseline assessment, may have contributed to the severity of the depressive symptoms found, as well as influencing the configuration of the network upon entry into postgraduate studies and after a year of study, the inherent complexities of adapting to this formative level may have contributed to the maintenance of network configurations, symptom severity and their relationships.
Palavra-chave: Sintomas depressivos
Estudantes
Educação de pós-graduação
Estudo longitudinal
Palavra-chave em lingua estrangeira: Depressive symptoms
Students
Graduate education
Longitudinal study
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Faculdade de Enfermagem (FAEN)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
Referência: KOGIEN, Moisés. Análise longitudinal da rede de sintomas depressivos em pós-graduandos stricto sensu durante o processo formativo. 2023. 107 f. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Enfermagem, Cuiabá, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/5789
Data defesa documento: 18-Aug-2023
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - FAEN - PPGENF - Teses de doutorado

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